Foto: Câmara Municipal de Lisboa
Lisboa é o melhor destino de MICE e Urbano da Europa
A capital portuguesa voltou a ser premiada internacionalmente e, esta quarta-feira, 6 de março, arrecadou dois importantes galardões, tornando-se no Melhor Destino MICE da Europa, nos World MICE Awards, e no Melhor Destino Urbano da Europa, na gala europeia dos World Travel Awards.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A capital portuguesa voltou a ser premiada internacionalmente e, esta quarta-feira, 6 de março, arrecadou dois importantes galardões, tornando-se no Melhor Destino MICE da Europa, nos World MICE Awards, e no Melhor Destino Urbano da Europa, na gala europeia dos World Travel Awards.
As cerimónias de atribuição de prémios decorreram esta quarta-feira à noite, em Berlim, na Alemanha, e premiaram, pela primeira vez, a cidade de Lisboa como o Melhor Destino MICE da Europa, na 4ª edição dos World MICE Awards.
Num comunicado enviado à imprensa, o Turismo de Lisboa destaca que a capital portuguesa recebeu, no ano passado, 2251 eventos, que atraíram mais de 592.178 participantes de todo o mundo.
“A localização privilegiada, as infraestruturas modernas e versáteis, bem como as excelentes acessibilidades, combinadas com a transversalidade das experiências culturais, tornaram Lisboa numa escolha incontornável na Europa para a organização de eventos. Desde 2019 que Lisboa se encontra no 2º lugar do ranking Mundial da ICCA, tendo estado anteriormente, consecutivamente, no Top Ten”, lembra o comunicado divulgado.
O MICE é também importante pelo seu “papel significativo na economia” da cidade, uma vez que contribui “de forma expressiva para o turismo e o desenvolvimento económico da cidade, nomeadamente na geração de receitas e criação de emprego”.
“Recorde-se que, em 2022 e 2023, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) disponibilizou uma verba de mais de 1 milhão de euros para a captação e apoio de congressos, eventos corporativos e eventos associativos, através do Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa (financiado com receitas geradas pela taxa turística) e da comparticipação da ATL no programa nacional, Portugal Events, com 25% do financiamento global”, acrescenta o Turismo de Lisboa.
Já o prémio de Melhor Destino Urbano da Europa evidencia o “património histórico, cultura vibrante, atmosfera acolhedora, gastronomia diversificada e experiência autêntica” que Lisboa oferece aos visitantes, com destaque para os “bairros históricos, azulejos coloridos, miradouros panorâmicos, arte urbana, modernidade e atrações culturais, desde museus e galerias de arte, concertos e festivais reconhecidos internacionalmente”.
“Lisboa destaca-se não só pelo seu ADN único, mas muito pelo profissionalismo das suas empresas, pela excelente hotelaria, acessibilidades, capacidade de organização, oferta cultural e a mais diversificada variedade de experiências possíveis. Lisboa continua a ser pioneira na oferta de experiências únicas e irrepetíveis”, refere Paula Oliveira, diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa.
Recorde-se que os World MICE Awards são considerado o evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram a excelência da indústria MICE e premeiam anualmente destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas relacionadas com este setor.
Já os World Travel Awards (WTA), que são internacionalmente aclamados como os “Óscares do Turismo”, distinguem anualmente a excelência alcançada por destinos turísticos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e outras entidades relacionadas com a indústria do turismo.