Lisboa é o melhor destino de MICE e Urbano da Europa
A capital portuguesa voltou a ser premiada internacionalmente e, esta quarta-feira, 6 de março, arrecadou dois importantes galardões, tornando-se no Melhor Destino MICE da Europa, nos World MICE Awards, e no Melhor Destino Urbano da Europa, na gala europeia dos World Travel Awards.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A capital portuguesa voltou a ser premiada internacionalmente e, esta quarta-feira, 6 de março, arrecadou dois importantes galardões, tornando-se no Melhor Destino MICE da Europa, nos World MICE Awards, e no Melhor Destino Urbano da Europa, na gala europeia dos World Travel Awards.
As cerimónias de atribuição de prémios decorreram esta quarta-feira à noite, em Berlim, na Alemanha, e premiaram, pela primeira vez, a cidade de Lisboa como o Melhor Destino MICE da Europa, na 4ª edição dos World MICE Awards.
Num comunicado enviado à imprensa, o Turismo de Lisboa destaca que a capital portuguesa recebeu, no ano passado, 2251 eventos, que atraíram mais de 592.178 participantes de todo o mundo.
“A localização privilegiada, as infraestruturas modernas e versáteis, bem como as excelentes acessibilidades, combinadas com a transversalidade das experiências culturais, tornaram Lisboa numa escolha incontornável na Europa para a organização de eventos. Desde 2019 que Lisboa se encontra no 2º lugar do ranking Mundial da ICCA, tendo estado anteriormente, consecutivamente, no Top Ten”, lembra o comunicado divulgado.
O MICE é também importante pelo seu “papel significativo na economia” da cidade, uma vez que contribui “de forma expressiva para o turismo e o desenvolvimento económico da cidade, nomeadamente na geração de receitas e criação de emprego”.
“Recorde-se que, em 2022 e 2023, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) disponibilizou uma verba de mais de 1 milhão de euros para a captação e apoio de congressos, eventos corporativos e eventos associativos, através do Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa (financiado com receitas geradas pela taxa turística) e da comparticipação da ATL no programa nacional, Portugal Events, com 25% do financiamento global”, acrescenta o Turismo de Lisboa.
Já o prémio de Melhor Destino Urbano da Europa evidencia o “património histórico, cultura vibrante, atmosfera acolhedora, gastronomia diversificada e experiência autêntica” que Lisboa oferece aos visitantes, com destaque para os “bairros históricos, azulejos coloridos, miradouros panorâmicos, arte urbana, modernidade e atrações culturais, desde museus e galerias de arte, concertos e festivais reconhecidos internacionalmente”.
“Lisboa destaca-se não só pelo seu ADN único, mas muito pelo profissionalismo das suas empresas, pela excelente hotelaria, acessibilidades, capacidade de organização, oferta cultural e a mais diversificada variedade de experiências possíveis. Lisboa continua a ser pioneira na oferta de experiências únicas e irrepetíveis”, refere Paula Oliveira, diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa.
Recorde-se que os World MICE Awards são considerado o evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram a excelência da indústria MICE e premeiam anualmente destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas relacionadas com este setor.
Já os World Travel Awards (WTA), que são internacionalmente aclamados como os “Óscares do Turismo”, distinguem anualmente a excelência alcançada por destinos turísticos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e outras entidades relacionadas com a indústria do turismo.