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Algarve soma recordes e apresenta extenso plano de ações para 2024

A região algarvia prepara-se para acolher voos de seis novos destinos, com a ligação direta de Nova Iorque a Faro a constituir uma fonte de elevada expectativa. O cenário é promissor e com potencial para melhorar os múltiplos recordes alcançados em 2023, seja em números de hóspedes, passageiros no aeroporto, voltas de golfe e proveitos que atingiram os 1.592 milhões de euros, um máximo de sempre.

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Algarve soma recordes e apresenta extenso plano de ações para 2024

A região algarvia prepara-se para acolher voos de seis novos destinos, com a ligação direta de Nova Iorque a Faro a constituir uma fonte de elevada expectativa. O cenário é promissor e com potencial para melhorar os múltiplos recordes alcançados em 2023, seja em números de hóspedes, passageiros no aeroporto, voltas de golfe e proveitos que atingiram os 1.592 milhões de euros, um máximo de sempre.

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Para 2024, o Algarve tem um plano de ações extenso, que passa, desde logo, nas ligações aéreas, uma vez que a região vai acolher este ano voos provenientes de dois novos pontos, somando mais duas rotas às 81 efetuadas por 27 companhias no ano passado. Dos Açores, a partir do verão, o aeroporto de Faro receberá a ligação efetuada pela SATA, estando já marcada para maio o início dos voos da United Airlines que tornará o Algarve e Nova Iorque mais próximos que nunca. No dia 25 de maio aterrará o voo inaugural desta ligação, que sairá na véspera do aeroporto de Newark.

“Os agentes do turismo no Algarve têm trabalhado intensamente para diversificar a oferta do destino, e isso já se sente também fora da época alta. A sustentabilidade financeira das empresas e da oferta de trabalho obriga-nos a esse esforço. Acreditamos que estamos a caminhar para um equilíbrio, em que falar de época baixa se tornará apenas uma muleta linguística. Nunca tivemos tantas dormidas nos períodos de janeiro a abril e de outubro a dezembro” refere, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

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O combate à sazonalidade é ainda promovido através de iniciativas como o Algarve Nature Fest, que regressa em 2024, com caminhadas, passeios de barco ou bicicleta, observação de aves e cetáceos, entre outras atividades de lazer. Será, ainda, reativada a marca Algarve Walking Season, com os quatro festivais de caminhadas no interior da região e mais de 200atividades na natureza, para mais de três mil participantes.

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O turismo no Algarve far-se-á também nos campos Industrial e Literário. No primeiro caso, com a participação de 22 parceiros regionais na rede nacional, dentro da Agenda Nacional à Descoberta do Turismo Industrial (16 a 30 de março). Num âmbito cultural mais tradicional, os passeios literários incluirão a Rota Literária Saramago no Algarve.

Ainda para 2024, está previsto um trabalho profundo de análise do turismo na região, juntamente com os stakeholders do setor, do qual sairá uma proposta de Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve para o período de 2024 a 2028, naquela que será a terceira edição deste documento. O novo plano surgirá até final do terceiro trimestre.

Ciente de que esta indústria não poderá prosperar sem sustentabilidade energética, hídrica e ambiental, o Turismo do Algarve está envolvido na promoção do Selo de Eficiência Hídrica, com todo o alojamento turístico da região a ser desafiado a juntar-se a um programa que visa contribuir para a redução de 15% no consumo do setor urbano.

“A oferta muito diversificada do Algarve reflete-se na chegada de turistas com perfis muito distintos. No golfe, por exemplo, dois terços das voltas nacionais jogaram-se nos mais de 40 campos do Algarve”, salienta André Gomes.

Informou ainda sobre a necessidade de prosseguir a aposta na sustentabilidade ambiental, com foco na água, para acomodar este incremento na procura: “Os agentes do turismo do Algarve iniciaram medidas de poupança de água em 2020, com a elaboração do Plano de Eficiência Hídrica Regional, e com isso tornámos o setor mais eficiente. No golfe, temos uma crescente utilização de águas residuais tratadas, e ainda este mês dois novos campos foram ligados a uma ETAR. Ninguém mais que os próprios empresários percebem a necessidade de apostar na sustentabilidade ambiental, condição para a sustentabilidade financeira dos seus investimentos”, destacou o presidente do Turismo do Algarve.

A candidatura à Linha + Interior permitirá, muito em breve, avançar com a valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com recuperação, valorização e promoção deste território conjunto do Algarve e Alentejo, regiões unidas também na Rede Urbana de Fortalezas. Projeto candidatado aos fundos do Portugal 2030, prevê a requalificação de património que, mais a sul, incluirá duas localidades do sotavento, Castro Marim e Alcoutim.

Já na serra algarvia, o Renature Monchique está a plantar, até ao próximo mês de abril, 125 mil árvores, com 400 mil euros de financiamento assegurados pela Ryanair.

Perspectivas de crescimento após ano recordes

O ano de 2023 terminou, para o Algarve com 5,1 milhões de hóspedes, mais 7,7% que no período homólogo, que em termos de proveitos saldou-se em 1,59 mil milhões de euros. Pelo aeroporto Gago Coutinho passaram 9,6 milhões de passageiros, um máximo de sempre. No golfe somaram-se cerca de 1,4 milhões de voltas.

Para este ano estão estimados mais 136 mil lugares nas linhas aéreas, com seis novas rotas: Marraquexe (Marrocos), Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria) e Brest (França), para além de Nova Iorque e Ponta Delgada.

Quando comparado com o anterior ano recorde no Algarve, 2019, apenas um indicador se revela ainda aquém, com -2,5% de dormidas, mas já 6,4% acima de 2022.

No entanto, em janeiro de 2024, as dormidas aumentaram 2,1% face ao mesmo mês de 2023, com mais 1,9% de hóspedes, salientando-se ainda o aumento de 6% no número de turistas britânicos no país.

Dados do INE enaltecem a posição do Algarve enquanto o principal destino turístico nacional em dormidas de 2019 a 2023, com uma quota de 26,4% no total de dormidas em Portugal.

A melhoria da oferta na hotelaria e restauração, a estratégia de promoção do destino promovida pelo Turismo do Algarve e a contínua aposta em grandes eventos desportivos, como o MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve, têm-se traduzido igualmente na diversificação de destinos.

Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Países Baixos, França, Espanha e EUA compõem o leque das principais nacionalidades a chegar ao Algarve, com os britânicos a superarem um terço das dormidas de não residentes. Em franca ascensão está a chegada dos norte americanos, cuja evolução face a 2019 atingiu os 70%.

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“Amendoal em Flor” é nova experiência turística no Alentejo

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com a Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, promove uma nova experiência turística no destino centrada na beleza e riqueza do “Amendoal em Flor”, um património agrícola que ocupa mais de 25 mil hectares na região.

A apresentação da iniciativa contou com a participação de tour-operadores e DMC nacionais (Iag7viajes, Inatel, SoulTours, Mtsglobe, Saltyhill, Haveawineday e Caminhos da Natureza), proporcionando-lhes um contacto direto com esta paisagem singular e com os seus produtos associados, nomeadamente a vinha e olival.

Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, “a região “tem um património natural e cultural único, e a floração dos amendoais é um dos espetáculos mais belos da nossa paisagem mediterrânica”, acentuando que, com esta iniciativa, “pretendemos proporcionar uma experiência diferenciadora, onde o turismo de natureza se alia à riqueza gastronómica e vinícola da região, dando a conhecer a autenticidade do nosso território.”

Segundo Nuno Russo, diretor executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, “As amendoeiras em flor são um produto turístico, desde há muito tempo, no Algarve e norte do país, contudo o Alentejo oferece uma extensão de paisagem como nenhuma outra região, pois o Alqueva é a maior região produtora de amêndoa do país, e a floração dos amendoais dos associados da Portugal Nuts, embora de curta duração, oferecem uma paisagem única, que pinta o Alentejo de branco, num verdadeiro espetáculo de cor”.

O programa incluiu visitas guiadas a propriedades emblemáticas do Alentejo, atuais e futuros associados da Portugal Nuts, onde os participantes tiveram a oportunidade de contemplar as amendoeiras em plena floração e vivenciar experiências enogastronómicas únicas. Com mais de 25 mil hectares de amendoais integrados no mosaico paisagístico do Alentejo, esta iniciativa reforça a aposta no turismo de experiências na natureza e na valorização dos produtos locais.

O itinerário teve início no Lagar da Casa Relvas, onde os participantes foram recebidos para uma visita e uma prova enogastronómica com amêndoas. Seguiu-se a deslocação para a Herdade da Mingorra, onde teve lugar a visita aos amendoais em flor, assim como uma visita à adega e à cave. A experiência culminou com uma prova de vinhos e um almoço regional junto à adega.

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CEAV promove workshop no Porto a 3 de abril

No próximo dia 3 de abril, a Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV) promove um wokshop no Porto. É a primeira vez que a cidade portuguesa acolhe este evento, em que as agências de viagens poderão conhecer em primeira mão as novidades de mais de 35 expositores turísticos.

A Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV), em colaboração com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), promove a CEAV Protour 2025, um evento em formato workshop entre agências de viagens da região norte e mais de 35 expositores turísticos, que abarcam desde seguradoras e cadeias hoteleiras a companhias aéreas e empresas de cruzeiros, assim como destinos nacionais e internacionais.

Esta jornada, que acontece no Porto, no próximo dia 3 de abril, permitirá criar contactos e fomentar novas oportunidades de negócio.

O evento faz parte do roadshow CEAV Profissional Tour 2025, uma iniciativa de workshops presenciais em Espanha e Portugal com agências de viagens, destinos e empresas do setor, que já vai na sua quarta edição e que como novidade visitará este ano a cidade do Porto.

Os trabalhos iniciam-se com uma breve formação da Iberia Card, que fará uma apresentação de novos serviços que ajudam a potenciar as vendas dos agentes de viagens, seguindo-se ao workshop propriamente dito em que os agentes de viagens presentes poderão interagir com os expositores, terminando com sorteios e um cocktail de despedida.

Constituída em 2005, e após um processo integrador em 2011, a CEAV, presidida por Carlos Garrido, consegue hoje reunir a totalidade das associações espanholas de agências de viagens. Atualmente, engloba 35 associações empresarias que integram mais de 4.000 agências de viagens que contam com cerca de 60 mil profissionais.

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AHP aponta para aumento de preço médio nos hotéis em 2025

Com a generalidade dos hoteleiros inquiridos pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) a concordar com o aumento do preço médio por quarto em 2025, a associação refere que, mesmo assim, as perspectivas dos profissionais para este ano “revelam um otimismo moderado”. Antecipa-se que o mercado nacional continue a manter-se como um dos três principais mercados emissores para o setor, seguido por Espanha e pelo Reino Unido.

Carla Nunes

A generalidade dos hoteleiros inquiridos pela AHP para o estudo “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” concorda que o preço médio por quarto (ARR, na sua sigla em inglês) será “melhor” este ano quando comparado com o de 2024, antecipando, por isso, crescer em receitas.

Tendo em conta a totalidade do ano de 2025, tanto os hoteleiros do Alentejo (87% dos inquiridos), como da Madeira (81%), Península de Setúbal (78%), da região Norte e Grande Lisboa (70%), Algarve e Açores (64%), Oeste e Vale do Tejo (57%) e da região Centro (55%) antecipam que o preço médio seja “melhor” este ano do que em 2024.

Por outro lado, quanto à taxa de ocupação, as opiniões dividem-se.

Os hoteleiros do Algarve (48%), Península de Setúbal (47%), Alentejo (45%) e Grande Lisboa (43%) antecipam uma taxa de ocupação “melhor” para a generalidade de 2025, face ao ano passado.

Já os inquiridos da Madeira e do Oeste e Vale do Tejo (50%), da região Centro (48%), dos Açores (44%) e do Norte (42%) antecipam uma taxa de ocupação “igual” a 2024.

Ainda quanto a este indicador, 48% dos hoteleiros apontam que a taxa de ocupação hoteleira será melhor no quarto trimestre de 2025, levando Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, a afirmar que o terceiro e quarto trimestre de 2025 estão “em ascensão, sobretudo o quarto trimestre” por “força da organização de eventos e das alterações climáticas”, estas últimas com “impacto nas regiões de sol e mar”.

Eventos como o MotoGP e o European Le Mans Series, ambos a decorrer no Autódromo do Algarve entre outubro e novembro, são apontados como os que terão maior impacto na região, com a previsão de 200.000 e 10.000 participantes, respectivamente, de acordo com as entidades promotoras.

A vice-presidente da AHP refere ainda que haverá um aumento da procura senior no quarto trimestre de 2025, “com um crescimento interessante noutras regiões do país, e não apenas nos destinos de sol e mar”.

Mercados e principais desafios

Dos principais mercados para 2025, 83% dos hoteleiros esperam que Portugal se mantenha no seu Top 3 de mercados emissores. Segue-se Espanha, referido por 54% dos inquiridos como um dos seus principais três mercados, Reino Unido (39%), Estados Unidos da América (34%) e Brasil (32%).

A concorrência de outros destinos internacionais é vista como um dos principais desafios em 2025 para 68% dos hoteleiros, a par do aumento generalizado dos custos e da instabilidade política, ambos referidos por 52% dos inquiridos.

A escassez de mão-de-obra constitui um constrangimento em 2025 para 49% dos profissionais, seguida pela regulamentação europeia e obrigações de reporte (23%) e a capacidade do aeroporto de Lisboa (14%).

O inquérito “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” foi realizado entre 2 e 31 de janeiro pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP junto dos empreendimentos turísticos associados.

O estudo contou com uma amostra de 328 empreendimentos situados em Lisboa (21% dos inquiridos), Algarve (18%), região Norte (14%), Região Autónoma da Madeira (11%), Alentejo (10%), região Centro (9%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Região Autónoma dos Açores (6%) e Península de Setúbal (3%).

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Tunísia vai incluir circuito turístico de Manouba no da cidade de Tunes

A introdução da cidade de Manouba (norte da Tunísia) no circuito turístico e cultural de Tunes, integrando o Museu do Bardo e uma passagem pelos seus principais locais, como o Palácio Kobbet Enhas, o Palácio das Rosas e a Vila de Artesanato de Denden, foi anunciada durante uma cerimónia de lançamento de uma campanha publicitária nacional voltada para os mercados turísticos europeus.

O ministro do Turismo da Tunísia, Sofiane Tekaya, indicou, na ocasião, que seu departamento vai introduzir o circuito turístico da província de Manouba no da cidade de Tunes. “Todos os recursos logísticos serão mobilizados para conscientizar as agências de viagens e todas as partes interessadas no setor sobre a importância de promover ainda mais os ativos da região, os seus monumentos históricos e a vila de artesanato de Denden.”

Por sua vez, o governador de Manouba, Mahmoud Chouaïb, destacou que a primeira etapa da implementação deste projeto inicia-se já no próximo mês de abril, e acrescentou que a integração de outros componentes do circuito turístico de Manouba no circuito turístico da capital tunisina será o tema da segunda fase deste projeto.

De acordo com a imprensa local, o projeto do circuito turístico de Manouba, cuja implementação está suspensa há vários anos, é muito aguardado pelos habitantes da região, dado o património material e imaterial e o potencial cultural da região, incluindo, entre outros, o Palácio Kobbet Enhas, o museu militar no Palácio das Rosas, o sítio arqueológico de Sidi Ghrib, a barragem de Al Aroussia em El Battan, os aquedutos romanos de Oued Ellil, além dos recursos naturais da região.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Hotelaria de Lisboa e da Madeira mantém liderança em taxa de ocupação e RevPAR em 2024

Os hotéis situados na Grande Lisboa e na Região Autónoma da Madeira mantiveram a liderança em termos de taxa de ocupação e receita por quarto disponível (RevPAR) em 2024. Os resultados pertencem à Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que aponta o mercado nacional como o principal mercado no top 3 dos hoteleiros. Por outro lado, tem-se registado um “declínio da importância” do mercado francês em todas as regiões do país.

Carla Nunes

De acordo com o mais recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), os hotéis de Lisboa registaram uma taxa de ocupação média de 73% em 2024 (um aumento de 2% face a 2023), um preço médio de 199 euros (mais 18 euros em relação ao ano passado) e um RevPAR de 145 euros, ou seja, mais 16 euros que em 2023.

Já a hotelaria da Madeira registou em 2024 uma taxa de ocupação de 79%, um valor igual ao verificado no ano anterior, sendo que o preço médio situou-se nos 145 euros (um aumento de quatro euros em relação a 2023) e o RevPAR nos 115 euros, mais quatro euros que em 2023.

O balanço nacional feito pela AHP aponta para uma taxa de ocupação média hoteleira em 2024 de 65% (o mesmo valor de 2023), um preço médio de 146 euros (mais quatro euros face ao ano anterior) e um RevPAR de 95 euros (três euros acima do registado em 2023).

“Se a taxa de ocupação se manteve basicamente idêntica, sabemos que o RevPAR cresceu por força do preço médio, tendo sido puxado, no caso do preço médio, pela Grande Lisboa e Algarve. A Grande Lisboa e a Região Autónoma da Madeira foram os campeões nacionais em RevPAR”, apontou Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, na apresentação do balanço aos jornalistas.

Mercado francês em declínio em todas as regiões

Relativamente aos principais mercados de 2024, 89% dos hoteleiros inquiridos pela AHP apontou Portugal como fazendo parte do seu Top 3 de mercados. Seguiu-se o Reino Unido, indicado por 55% dos inquiridos como parte do seu Top 3 de mercados, e os Estados Unidos da América, apontado por 39% dos inquiridos.

Mercados como Espanha e Alemanha foram referidos por 37% e 31% dos inquiridos, respectivamente.

Neste ponto, Cristina Siza Vieira aponta para o posicionamento de França em sétimo lugar, tendo sido apontada apenas por 15% dos hoteleiros como um do seu Top 3 de mercados.

“Ainda que suave, tem havido um declínio da importância relativa do mercado francês em todas as regiões”, refere Cristina Siza Vieira, que aponta para a economia e instabilidade política em França como dois dos fatores responsáveis por esta quebra, a par de um possível desvio de hóspedes para o Alojamento Local (AL), um segmento não avaliado pelo estudo da AHP.

No que diz respeito aos canais de reserva, a plataforma Booking “voltou a ganhar terreno”, tendo sido indicada por 95% dos hoteleiros inquiridos como o seu principal canal de distribuição em 2024. Seguiu-se o website próprio, referido por 91% dos inquiridos.

Do lado oposto, a Expedia perde terreno nos principais canais de reserva no ano passado. Indicada em 2023 por 61% dos hoteleiros como o seu principal canal de distribuição, em 2024 foi referenciada apenas por 36% dos inquiridos.

Alentejo com “procura expressiva” para o Natal e Revéillon de 2024

O balanço hoteleiro de 2024 da AHP isolou ainda os resultados verificados durante o período de Natal e Revéillon, nos quais é dado conta de que o período do Natal “não tem a expressão na hotelaria que tem o Ano Novo”.

A média nacional do ano passado aponta para uma taxa de ocupação no período de Natal de 47% e um preço médio de 124 euros (mais 1 euro face a 2023).

Já no período de Revéillon de 2024, a taxa de ocupação média a nível nacional situou-se nos 67%, com o preço médio a cifrar-se nos 160 euros (menos 2 euros em relação a 2023).

Com a Grande Lisboa e a Região Autónoma da Madeira a registarem as taxas de ocupação e preço médio mais elevados para ambas as festividades, Cristina Siza Vieira não deixa de apontar para a “procura muito expressiva” pelo Alentejo, quer no Natal, quer no Ano Novo.

Nesta região em concreto, a taxa de ocupação no Natal foi de 45% (mais 12% face a 2023) e, no Revéillon, de 70% (um aumento de 8% em relação a 2023).

O inquérito “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” foi realizado entre 2 e 31 de janeiro pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP junto dos empreendimentos turísticos associados.

O estudo contou com uma amostra de 328 empreendimentos situados em Lisboa (21% dos inquiridos), Algarve (18%), região Norte (14%), Região Autónoma da Madeira (11%), Alentejo (10%), região Centro (9%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Região Autónoma dos Açores (6%) e Península de Setúbal (3%).

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Aeroporto de Munique entra na temporada de verão com mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo Portugal

Entre as novidades para o verão de 2025, o Aeroporto de Munique destaca a nova rota que a Discover Airlines vai abrir para o Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal.

Inês de Matos

O Aeroporto de Munique está a preparar-se para a temporada de verão IATA, que arranca no próximo domingo, 30 de março, e que decorre até 26 de outubro, ao longo da qual a infraestrutura vai contar com a operação de 73 companhias aéreas, que vão disponibilizar mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo uma nova operação para a Madeira, em Portugal.

“As companhias aéreas do Aeroporto de Munique estão a aumentar os seus serviços para incluir vários novos destinos”, lê-se num comunicado divulgado pela infraestrutura esta quarta-feira, 26 de março.

Entre as novidades, o Aeroporto de Munique destaca que a Cathay Pacific conta com quatro voos por semana entre Munique e Hong Kong, ligações que vão ser realizadas em aparelhos Airbus A350, enquanto a Discover Airlines abriu uma nova base de longo curso na infraestrutura, passando a realizar voos para Orlando, Windhoek e Calgary três vezes por semana com aeronaves Airbus A330 durante o período de verão.

Já a Lufthansa vai ter baseados em Munique os seus oito A380, passando a realizar nestes aparelhos os voos diários para Boston, Nova York/JFK, Los Angeles, Washington e Déli, enquanto Denver passa a contar com ligações neste avião a partir de 30 de abril.

“A maior companhia aérea da Alemanha também vai aumentar a frequência para Bangalore de três para cinco voos por semana e para San Diego de cinco vezes por semana para uma conexão diária. Tromsø, no norte da Noruega, que é servida todos os sábados, à hora do almoço, também será oferecida na programação de voos de verão pela primeira vez”, acrescenta o Aeroporto de Munique, na informação divulgada.

Na Europa, também a easyJet passa a voar duas vezes por dia desde Munique para  Roma-Fiumicino, a mesma frequência que, a partir de 30 de março de 2025, também a ITA passa a voar para Milão-Linate a partir do Terminal 2.

No final de maio, o Aeroportos de Munique vai ainda assistir à abertura dos voos da companhias aéreas charter Lumiwings e Universal Air para Foggia e Rimini, enquanto a italiana SkyAlps passa a ligar Munique a Mostar, na Bósnia-Herzegovina, duas vezes por semana.

Já a Transavia France vai abrir voos para Paris-Orly três vezes por semana a partir do início de abril e a escandinava SAS aumenta os seus voos para Copenhaga de um para dois voos diários.

No caso da Turquia, a Pegasus Airlines vai aumentar as suas frequências para Istambul-Sabiha Gökçen de 14 para até 25 voos semanais, enquanto a Discover Airlines passa a oferecer conexões para Bodø, na Noruega; Keflavik, na Islândia; Marraquexe, em Marrocos; e para o Funchal,  na ilha da Madeira, Portugal.

A partir de 30 de maio, Condor passa também a oferecer mais flexibilidade para viajantes corporativos, uma vez que vai disponibilizar voos diários de manhã e à noite entre Munique e Frankfurt, num total de até 120 partidas por semana, especialmente para destinos populares de férias de praia, como as ilhas gregas e as Ilhas Canárias.

Além da Europa e EUA, o Aeroporto de Munique vai também aumentar o número de ligações aéreas para o Extremo Oriente, uma vez que a Vietnam Airlines vai aumentar as frequências para Hanói de dois para três voos por semana a partir de julho, continuando a oferecer duas conexões por semana para Ho Chi Minh.

Já a EVA Air, que está a modernizar a frota de aviões Boeing 787, vai passar a voar sem escalas entre Munique e Taipei, em Taiwan, a partir de 17 de maio, disponibilizando três classe de bordo, concretamente Executiva, Económica e Económica Premium, inaugurando os voos de longa distância com esta configuração.

Já a Etihad Airways passa a voar duas vezes por dia para Abu Dhabi com a aeronave mais moderna da família Boeing na nova programação a partir de maio, enquanto a SCAT Airlines passa a voar três vezes por semana para Shymkent, no sul do Cazaquistão, tornando-se na “terceira companhia aérea a conectar o Aeroporto de Munique com a Ásia Central”.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Jovens formados na ESHTE cobiçados em todo o mundo

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) continua a receber manifestações de interesse de dezenas de organizações em relação aos estudantes da instituição, confrontados com diversas possibilidades de estágios.

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Nas últimas semanas, mais de 60 empresas e organizações de nove países, incluindo Portugal, mas também Espanha, Grécia, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Marrocos, Estados Unidos e Dubai, manifestaram disponibilidade para receber os jovens que frequentam os vários cursos de turismo da ESHTE.

O Grupo ‘Jumeirah Hotels and Resorts’, que detém – entre outros – o mundialmente conhecido ‘Burj Al Arab’, realizou uma sessão de apresentação online a 6 de março, oferecendo estágios remunerados no Dubai a finalistas das licenciaturas e estudantes de mestrados da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Recorde-se que a instituição colocou 754 estagiários no ano letivo 2023/24, dos quais 112 fora do país, aumentando em 25% o número de estágios internacionais, com a Grécia (principalmente os grupos ‘Sani/Ikos’ e ‘Nana Hotels’), Espanha e Dubai (‘Jumeirah Hotels and Resorts’) no pódio de destinos.

Também os grupos ‘Sani/Ikos’ e ‘Nana Hotels’ marcaram presença na mais recente edição do Fórum Estágios e Carreiras da ESHTE, evento que atingiu novamente o limite máximo de participações, com mais de 60 organizações turísticas nacionais e internacionais, incluindo Placement International (Estados Unidos da América), Oásis Atlântico Hotel Management (Brasil, Cabo Verde de Marrocos) e Litanga Travel & Services, Lda (Moçambique).

Entre os participantes estiveram igualmente empresas com representação em Portugal e no estrangeiro – Accor International Hospitality, MGM Muthu Hotels, Pestana Hotel Group e Sana Hotels -, assim como os principais empregadores nacionais no setor da hotelaria.

O evento integrou igualmente as Alumni Talks, no âmbito do projeto StudentWell-Be — Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da Direção-Geral do Ensino Superior. O encontro teve lugar no auditório e reuniu estudantes finalistas e diplomados da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que partilharam as suas experiências e percursos profissionais, servindo de inspiração aos futuros profissionais do setor.

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Teldar Travel entra em nova fase de desenvolvimento

Considerado um dos principais players em soluções de reservas para profissionais do turismo, a Teldar Travel está a entrar numa nova fase de desenvolvimento estratégico em 2025, marcada por uma forte expansão internacional e uma grande transformação digital.

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Para além da expansão para novos mercados, incluindo Itália, países nórdicos, Estados Unidos e, em breve, Oriente Médio a empresa vai fazer uma reformulação completa da sua oferta e identidade de marca, com um novo branding e três produtos distintos: Teldar Plus, Teldar Biz e Teldar Connect.

Este ano representa um momento chave na história da Teldar Travel. A empresa persegue dois objetivos complementares: consolidar a sua posição nos seus mercados históricos (França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Espanha, Portugal, Reino Unido, Irlanda) e acelerar o seu desenvolvimento internacional.

Já no primeiro semestre de 2025, a Teldar Travel retoma as suas operações em Itália, após uma pausa devido à pandemia. A empresa também se estabelece em quatro novos países nórdicos (Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca) e dá um passo decisivo ao entrar no mercado norte-americano, expandindo-se para os Estados Unidos. A expansão continuará no final do ano com a abertura de novos mercados no Oriente Médio.

Para acompanhar este crescimento, a Teldar Travel reforça as suas equipas e estabelece parcerias-chave. A empresa recrutou nomes de referência no setor de viagens: Adam McKnight, nomeado International Growth Director, será responsável por liderar a aceleração do desenvolvimento internacional da empresa, enquanto Tom Bell, Sales Director for Northern Europe, Spain & Portugal, irá liderar a estratégia comercial nestes mercados estratégicos, e  Christophe Buvot, nomeado diretor de Desenvolvimento de Negócios para os mercados francófonos, será responsável por acelerar o crescimento comercial da Teldar Travel e do grupo Gekko.

No âmbito desta transformação, a Teldar Travel reformula profundamente a sua oferta e imagem, através de diversas iniciativas como um novo branding, mais moderno e premium, refletindo a diversidade da oferta e o seu compromisso com a inovação tecnológica para atender às necessidades da indústria do turismo, ao mesmo tempo que se divide agora em três produtos distintos: Teldar Plus,  plataforma de reserva de acomodação, transfers e atividades para agências de viagens de lazer; Teldar Biz, solução de reserva de alojamento dedicada às agências de viagens corporativas para atender às necessidades de PME; e Teldar Connect , solução de distribuição de alojamento via API para profissionais de viagens, operadores turísticos, empresas de cruzeiros e bed banks.

De destacar também novos sites de reserva e distribuição via API. Inspirados nas melhores práticas B2C, estas novas plataformas oferecem funcionalidades projetadas especificamente para os profissionais do turismo, aumentando a produtividade.

Há igualmente novas funcionalidades: Um módulo de IA para uma experiência do utilizador aprimorada, disponível na V2; Um comparador de ofertas para facilitar a tomada de decisão; Novos filtros de pesquisa ainda mais precisos; Atualização das comissões das agências diretamente no carrinho de compras; e um programa de fidelidade mais exclusivo, o Miles Attack, que permite aos agentes de viagens converter os seus MILES em dinheiro transferido diretamente para suas contas bancárias.

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Air Serbia abre nova rota entre Belgrado e Tiblissi

A partir de 15 de junho, a Air Serbia abre uma nova rota que vai ligar as capitais da Sérvia e da Geórgia, numa operação com três voos por semana em cada sentido.

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A Air Serbia vai abrir, a 15 de junho, uma nova rota que vai ligar as capitais da Sérvia e da Geórgia, numa operação com três voos por semana, informou a companhia aérea de bandeira da Sérvia.

A nova rota da Air Serbia conta com partidas de Belgrado às segundas, quintas e domingos, enquanto as partidas da capital da Geórgia decorrem às terças, sextas e domingos, estando os bilhetes já a serem comercializados aqui, assim como através da APP e lojas da companhia aérea.

As partidas de Belgrado decorrem às 13h20, às segundas e quintas-feiras, chegando a Tiblissi às 18h20, enquanto aos domingos estão agendadas para as 07h55, com chegada à capital da Geórgia às 12h55.

Em sentido contrário, as partidas de Tiblissi estão marcadas para as 03h35, às terças e sextas-feiras, chegando a Belgrado pelas 04h50, enquanto o voo de domingo tem saída da capital georgiana às 14h25, chegando à capital da Sérvia pelas 15h40.

Num comunicado enviado à imprensa, a Air Serbia lembra que a “Geórgia tem uma grande diáspora”, pelo que os novos voos esperam atrair também estes passageiros, uma vez que vão facilitar as conexões entre a Geórgia e destinos na América, Europa Ocidental e Balcãs Ocidentais, via Belgrado.

“Acreditamos que os passageiros da Geórgia constituirão uma parcela significativa dos passageiros em conexão nos voos da Air Serbia e que a própria Geórgia será um destino atraente para passageiros da Sérvia e da região”, afirma Boško Rupić, diretor-geral Comercial e de Estratégia da Air Serbia, citado no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Recorde-se que, via Belgrado, a Air Serbia permite conexões para vários destinos na Europa, como Amesterdão, Barcelona, ​​Berlim, Bolonha, Zurique, Copenhaga, Cracóvia, Milão, Nice, Dusseldorf, Roma, Frankfurt, Hamburgo, Oslo, Paris, Podgorica, Praga, Estocolmo, Tivat, Valência e Zagreb.

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Hotéis Onyria em Cascais passam a ostentar marcas de luxo da IHG Hotels & Resorts

Os hotéis do grupo Onyria em Cascais passam a integrar o IHG Hotels & Resorts, ao abrigo de um acordo em regime de franchising que implicará um investimento superior a cinco milhões de euros, que será aplicado em renovações e decoração, assim como a criação de novos espaços. As propriedades e gestão mantêm-se no Grupo Onyria e na família Pinto Coelho.

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O Grupo Onyria, que detém o Onyria Quinta da Marinha Hotel e o Onyria Marinha Boutique Hotel na Quinta da Marinha, em Cascais, acaba de celebrar uma parceria em regime de franchising com um dos principais grupos hoteleiros do mundo, a Intercontinental (IHG).

Esta parceria permite associar duas marcas de luxo da IHG às unidades hoteleiras do Grupo Onyria, em Cascais. Desta forma, O Onyria Quinta da Marinha Hotel passará a integrar a marca Kimpton Hotels & Restaurants, reconhecida pela sua hospitalidade e serviço personalizado, cujo rebranding será concluído no início de 2026, após obras de renovação. O Kimpton Quinta da Marinha Cascais contará com 198 quartos, dos quais 10 serão suites, e um spa com ginásio renovado. Os hóspedes poderão escolher entre dois restaurantes e dois bares, bem como uma piscina interior e outra exterior. O hotel contará ainda com o seu campo de golfe de 18 buracos, e terá ainda 12 salas de conferências e uma casa no lago, ideal para reuniões ou eventos.

Já o Onyria Marinha Boutique Hotel e as Villas (72 quartos & 40 villas) farão a transição para a Vignette Collection, uma marca que reúne hotéis de luxo independentes com uma identidade própria e experiências diferenciadas, passando a chamar-se Onyria Marinha Cascais – Vignette Collection. Esta mudança ocorrerá ainda antes deste verão.

A gestão e propriedade se manterão a cargo do Grupo Onyria e da família Pinto Coelho, que se mantém ativo no desenvolvimento e na procura de novas oportunidades de crescimento.

João Pinto Coelho, CCO do Grupo Onyria, está convicto que “as marcas da IHG se alinham perfeitamente com a nossa visão de reter a herança cultural do nosso destino e produto, ao mesmo tempo que oferecem experiências autênticas e únicas”, por isso, “faz todo o sentido esta parceria para o Grupo Onyria, que não só nos traz reconhecimento global, como o acesso aos mais de 145 milhões de membros do IHG One Rewards e uma experiência de luxo elevada para os todos os hóspedes”, realçou.

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