Porto de Setúbal prepara-se para voltar a receber cruzeiros a partir de maio
O primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores, no Porto de Setúbal, em maio, prevendo-se que a infraestrutura portuária receba mais três navios de cruzeiro até ao final de 2024 e outros quatro em 2025.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O Porto de Setúbal vai voltar a receber navios de cruzeiro já a partir de maio, avança o jornal O Setubalense, que diz que o regresso dos cruzeiros vai acontecer ao abrigo de um projecto que se encontra em desenvolvimento e que visa complementar a oferta de Lisboa.
De acordo com a informação avançada, o primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores em maio, prevendo-se que a infraestrutura portuária receba mais três navios de cruzeiro até ao final de 2024.
O Setubalense diz que o projeto da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra pretende “complementar” Lisboa e não “concorrer” com a oferta da capital.
Segundo António Caracol, administrador da APSS, este projeto pretende “puxar pelos elementos da região”, uma vez que o Porto de Setúbal é um “motor” que tem vindo a “alavancar ao longo dos anos” toda a península.
“Agora percebemos que existia a possibilidade, pelo facto de a administração ser a mesma, de sermos procurados por alguns operadores que manifestaram esse interesse em vir também para Setúbal”, explicou o responsável, ao jornal regional.
António Caracol lembra que, em 2023, “Lisboa bateu o recorde de número de cruzeiros” e de passageiros, pelo que, ao olhar para os números da capital, a APSS entendeu que também “Setúbal tem de aproveitar esta oportunidade”
Segundo o responsável, esta não é uma ideia nova, uma vez que o município de Setúbal já “expressou esse interesse” por diversas vezes, pelo que, neste momento, a APSS está em conversações “com várias entidades para perceber qual a melhor forma de colocar em prática toda esta organização”.
“Irá criar muitos postos de trabalho e novas empresas aparecerão. Em termos de oferta, pretendemos que seja diferente da oferta turística”, sublinhou ainda o responsável, revelando que, para este ano, estão previstas quatro ou cinco escalas de navios de cruzeiros, bem como outras quatro em 2025.
O administrador da APSS revelou que as intervenções na parte arquitetónica da Doca dos Pescadores já foram realizadas e contaram com os “contributos incorporados” de todas as entidades.
“Tudo isto já está a ser projetado, portanto, esperamos que depois de tudo isto possamos levar a concurso para começar a ter esse terminal de cruzeiros, e que seja uma coisa à proporção do porto”, explicou, acrescentando que espera que, em breve, o porto possa também “receber navios eléctricos”.