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Programação 2024 quase toda na rua

As propostas dos operadores turísticos em Portugal para este ano, para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto ao nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

Carolina Morgado
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Programação 2024 quase toda na rua

As propostas dos operadores turísticos em Portugal para este ano, para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto ao nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

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Vários operadores turísticos presentes em Portugal dão-nos conta da sua oferta para este ano de 2024, que é vasta e diversificada, cobrindo os quatro cantos do mundo. Se uns dão ênfase à operação charter como praias como pano de fundo, outros mantêm a sua aposta em circuitos, viagens de cariz cultural e propostas de experiências temáticas.

SOLFÉRIAS
A Solférias já tem a base da sua programação 2024 que será muito similar à que apresentou em 2023, ou seja, cerca de 80% das propostas já estão na rua, mas segundo a diretora de Operações do operador turístico, até 30 de abril “poderá sempre existir alterações”.

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Sónia Regateiro afirmou que, para já, sem novidades em termos de destinos, “vamos continuar muito focados nas operações charter contratadas e manter a aposta nos destinos de longa distância”.

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Em termos de programas em charter, a Solférias espera lançar brevemente Porto Santo, Saidia, Hurghada e Zanzibar que são as operações em falta. No que concerne à operação em linha regular, o operador turístico está em fase final de lançamento dos produtos Canárias, Nova Iorque, Polinésia Francesa, Filipinas, Japão, Miami e Bahamas.

Em relação às operações em charter para 2024 já disponíveis no mercado, destaque para o Senegal (partidas de Lisboa e Porto de 3 de junho a 30 de setembro- última partida), a Ilha do Sal (partida de Lisboa em voos Azores Airlines de 23 de março a 26 de outubro – última partida), com reforço de voo à 6ª feira de 31 de maio a 4 de outubro, e à 2ª feira de 3 de junho a 30 de setembro. Há ainda as saídas do Porto em voos Smartwings de 23 de março a 26 de outubro (última partida) com reforço de 1 de junho a 21 de setembro.

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Mais uma vez, a Solférias não esquece a Tunísia. Para Djerba, as partidas de Lisboa serão a 22 e 29 de março (Páscoa) e de 18 de maio a 21 de setembro (verão), enquanto do Porto terão lugar de 1 de junho a 21 de setembro, com reforço de 17 de junho a 9 de setembro (última partida). Para Monastir as saídas serão da Invicta, numa operação de 10 de junho a 9 de setembro.

Em linha regular a programação até 31 de outubro do próximo ano inclui: Ilhas Portuguesas – Açores, Madeira e Porto Santo; África – Cabo Verde (Sal, Boavista, Santiago e S. Vicente), Marrocos, Egipto, Moçambique, Quénia, S. Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia e Zanzibar; Américas – Brasil (Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia), Aruba e Cuba; Ásia – Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi, Dubai e Ras Al Khaimah), Indonésia, Malásia, Sri Lanka, Tailândia, Turquia, Vietnam e Singapura; Europa – Disneyland Paris e Grécia; Ilhas Espanholas – Ibiza e Formentera; Ilhas idílicas – Maldivas, Maurícia e Seicheles.

“Se estivermos a falar em volume de vendas para 2024 em termos de projeção à data de hoje temos um aumento de 44% face ao período homologo de 2022 para vendas de 2023”, disse Sónia Regateiro.

SOLTOUR
Por sua vez, a Soltour está a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das operações existentes, enquanto “estamos a trabalhar para continuar a oferecer experiências duradouras”, afirmou o seu diretor Comercial na Península Ibérica, Luís Santos.

O responsável apontou que “a grande maioria das nossas operações está pronta para ser desfrutada, mas alguns destinos continuam a ser avaliados para o benefício de todos e para garantir uma variedade ampla e diferenciada”.

Para 2024 oferece os destinos clássicos como as Caraíbas (México, República Dominicana, Cuba, Peru), Cabo Verde, Madeira, Açores, Canárias e Baleares ou Saïdia, mas “estamos a acrescentar novos destinos, tanto no continente como alguns mais exóticos, como a Albânia, Djerba, Eslovénia e, claro, o nosso produto de pacotes combinados, um vasto catálogo de viagens combinadas com uma variedade de experiências e destinos para responder às tendências de 2024”, garantiu Luís Santos.

No entanto, na lista das sugestões de viagens já apresentadas pela Soltour, a partir do Porto estão previstas operações para os Açores, Madeira, Canárias, Baleares, Marraquexe, Riviera Maya, República Dominicana e Cuba, enquanto de Lisboa, mantem os destinos suprarreferidos, aos quais se juntam Porto Santo, Sal e Boavista, Hurghada, Cartagena das Índias e Peru.

“Estamos a apostar em dois paraísos únicos, na nossa ótica: as Caraíbas e Cabo Verde continuam a ser destinos-bandeira para nós. Sejam Samaná (com voos diretos a partir de Lisboa no verão de 2024), Riviera Maya ou Cuba nas Caraíbas, sejam as Ilhas do Sal e da Boa Vista em Cabo Verde, estes destinos continuarão a ser as nossas grandes apostas para 2024”, acentuou o diretor Comercial da Soltour em Portugal e Espanha.

Além disso, considerou que “não podemos esquecer as Ilhas Canárias e Baleares, uma grande atração para desfrutar de umas férias paradisíacas a apenas algumas horas de viagem de Portugal, e a Albânia, um destino que incluímos no nosso portefólio em 2023, e que será novamente uma das grandes apostas para 2024”.

Finalmente, em 2024 “quisemos apostar nas viagens combinadas, pacotes cuidadosamente concebidos para oferecer uma sinergia perfeita de elementos culturais, degustações gastronómicas excecionais e momentos de descontração, incluindo mais do que um destino no mesmo pacote”, acrescentou.

Entretanto, segundo Luís Santos, a costa espanhola, por exemplo, é um grande atrativo para os turistas portugueses, quer pela sua proximidade, quer pela diversidade da sua oferta cultural e de lazer. “É, por isso, um dos destinos que está a ser avaliado para 2024”.

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SONHANDO
Na Sonhando a programação para 2024 ainda não está completamente definida, pois, de acordo com Fernando Bandrés, diretor Comercial da empresa, “dependemos de muitos fatores externos que estão fora do nosso controlo”. No entanto, “estamos a fazer o possível para adiantar o lançamento de todos os produtos em relação a anos anteriores”. Mesmo assim “conseguimos lançar, ainda em outubro, muitos dos programas da operação de verão, o que tem sido inédito na Sonhando” disse.

Até ao momento, o operador turístico tem aproximadamente 30 % da programação na rua, mas assume que ainda tem muito trabalho pela frente.

No que diz respeito à Tunísia as propostas em voos charter já estão apresentadas, incluindo para a Páscoa e o verão, tanto para Djerba como para a Tunísia Continental.

Em termos de apostas, apontou Fernando Bandrés, “reforçamos a nossa programação na Tunísia, onde ampliamos a programação charter em comparação com o verão de 2023. Além disso, continuamos a apostar em Porto Santo como um destino de proximidade e ideal para famílias. Também expandimos Hurghada, este ano, com voos a partida de Lisboa e do Porto”.

O diretor Comercial da Sonhando explicou ainda que “reforçamos também as operações para Zanzibar com mais saídas das que tivemos em 2023, apostamos forte também em São Tomé & Príncipe, onde temos cada vez mais presença e em seguir consolidando os destinos que fomos incorporando no portefólio da Sonhando em 2023 como as Maldivas, Maurícias, Tenerife e Gran Canaria”.

Em relação ao volume de lugares disponibilizados para 2024 em comparação com 2023, “podemos dizer que a oferta é maior”, evidenciou o responsável, adiantando que “isto se deve a operações novas, como o voo Lisboa-Hurghada, e ao aumento da capacidade em algumas das nossas operações charter, como a Tunísia onde este ano começamos já em maio ou Zanzibar onde prolongamos rotações em setembro”.

SOLTRÓPICO
Sandro Lopes, diretor de Vendas da Soltrópico explica que grande parte da programação para 2024 já está delineada e disponível, continuando a apostar nos destinos estrela no portefólio charter da empresa, e a reforçar outros nos quais são identificados no mercado.

“O nosso objetivo é continuar a melhorar e solidificar os nossos destinos, produtos e parceiros, para oferecermos um produto de qualidade e competitivo aos nossos clientes”, destacou.

No que diz respeito à percentagem da operação já disponível, Sandro Lopes referiu que “a nossa equipa está sempre em constante análise e observação dos índices de procura, para conseguirmos, com a devida antecedência, trabalhar na disponibilização dos pacotes e disponibilidades conforme a demanda do mercado”.

Neste momento já está disponível para reserva a programação para a ilha do Sal, seja em regular ou charter, nomeadamente, com saídas de Lisboa em voo charter SATA Azores Airlines aos sábados de 23 de março a 26 de outubro, às sextas de 31 de maio a 4 de outubro e à segunda-feira de 3 de junho a 30 de setembro. Relativamente ao Porto, as saídas em voo charter SmartWings serão ao sábado de 23 de março a 26 de outubro. Para breve serão apresentados os charters habituais para a ilha de Porto Santo e Saidia, em Marrocos.

Em operação regular a Soltrópico oferece o Brasil, em voos TAP, com lugares garantidos em operações até abril para Natal, Maceió, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, sendo que destes destinos existe também a possibilidade de vários combinados. Para São Tomé e Príncipe, as sugestões do operador turístico são em lugares garantidos em voos TAP e da STP Airways, disponível até março de 2024, com possibilidade de pacote combinado com a Ilha do Príncipe.

Por sua vez, na Madeira, Funchal, há lugares garantidos e programação em voos regulares com a TAP e Azores Airlines, disponíveis até outubro 2024 com possibilidade de pacote combinado com Porto Santo. Nos destinos de longo curso, a Soltrópico programa Maldivas e Maurícias em voo regular até outubro de 2024, com possibilidade de pacote combinado com o Dubai. Finalmente, Cabo Verde – Boavista, São Vicente, Santiago e Sal -, com lugares garantidos em voos TAP e Cabo Verde Airlines, disponíveis até setembro 2024 com possibilidade de pacotes combinados multidestino.

As maiores apostas para 2024 passam, frisou o diretor de Vendas, “pelos destinos charter que operamos, seja no verão ou no Réveillon, como Cabo Verde, Madeira e Porto Santo, Saidia, Salvador da Bahia e Natal”, mas não haverá grandes novidades em termos de destinos. “Continuaremos a trabalhar para melhorar a qualidade da programação para os destinos para os quais operamos, como operador especialista que somos”. O volume está em linha com o ano passado.

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EGOTRAVEL
“Já temos grande parte da programação para 2024 delineada, sendo que já temos um plano traçado do queremos fazer para 2024 quer em voo charter quer em voo regular”, salientou Daniel Graça, diretor de Vendas da Egotravel, avançando que

cerca de 70% da programação já está disponível, estando apenas pendentes algumas operações charter em fase final de contratação que ainda não foram anunciadas ao mercado.

De momento, em charter o operador turístico apenas lançou a operação de Djerba, enquanto em operação regular já disponibiliza Cancún, Málaga, Maiorca, Menorca, Ibiza, Formentera, Gran Canária, Tenerife, Hurghada, Sharm el Sheikh, Marraquexe e Tailândia.

“Sem dúvida que a nossa maior aposta para 2024 continuará a ser o produto de Djerba, uma operação de referência da Egotravel no mercado, à semelhança dos anos anteriores. Iremos também reforçar a aposta em Al Hoceima, uma novidade que lançamos no mercado em 2023 e que foi um tremendo sucesso tendo excelente adesão pelos agentes de viagens e pelos turistas nacionais”, sustentou Daniel Graça.

Embora não esteja ainda em condições de anunciar novidades porque alguns contratos não estão ainda finalizados, “podemos afirmar que temos uma ou duas novidades a caminho com as quais estamos muito entusiasmados”, disse.

O volume previsto para 2024 é ligeiramente superior ao que foi contratado para 2023. No entanto, o responsável de Vendas da Egotravel antevê “um ano difícil devido à instabilidade política e financeira bem como à guerra no Médio Oriente e na Ucrânia”. Nesse sentido, seremos prudentes no aumento de capacidade para 2024. Queremos crescer e iremos disponibilizar mais produto face ao ano anterior, porém numa abordagem responsável ao aumento desta capacidade”.

PINTO LOPES VIAGENS
Em 2024, a Pinto Lopes Viagens apresenta o Iraque pela primeira vez na sua oferta. Segundo o CEO da empresa, “gostamos de todos os anos incluir um circuito num novo país ou criar outros circuitos em países onde já operamos. Por isso, este ano apresentamos o Iraque, uma aposta segura, depois de termos feito uma viagem de inspeção e de afinarmos o programa para mostrarmos o melhor do Centro e Sul do Iraque”.

Noutros países onde a Pinto Lopes Viagens já opera, Rui Pinto Lopes destaca dois novos circuitos na Índia, um deles nos Himalaias Indianos, até à mítica e longínqua Leh e um outro circuito que englobará as tribos da região de Odisha, uma das regiões menos conhecidas em termos turísticos, ainda não está massificada, o que se torna uma surpresa visitar estas tribos longínquas, numa Índia tão diferente, tão abrangente, tão especial.

A agência de viagens e operador turístico vai ter ainda um novo circuito na China, liderado pelo escritor José Luís Peixoto, que se insere num novo projeto de um livro que está a escrever, e inclusivamente, está a aprender mandarim, por isso, “será uma viagem interessante para conhecer uma China diferente, fora dos grandes circuitos turísticos”. Refira-se que, em 2023, a Pinto Lopes Viagens promoveu quatro circuitos na China, por isso, em 2024 “iremos retomar completamente a operação e incluir novidades”, adiantou o executivo.

Todos os anos, a Pinto Lopes Viagens “tenta apresentar uma programação equilibrada, sendo que a procura é que irá balizar toda esta tendência. Fruto do crescimento que tivemos em 2023, naturalmente, iremos ter mais datas de partidas e mais destinos disponibilizados aos nossos clientes. Por isso, o nosso volume de programação para 2024 é superior ao de 2023”, esclareceu Rui Pinto Lopes.

Apesar de ter já uma forte ideia daquilo que será a programação da Pinto Lopes Viagens para 2024, “ainda estamos a trabalhar nela”. Nesse sentido, “é natural que surjam alguns programas de última hora ou que sejam realizados alguns ajustes”, apontou.

A agência lançou recentemente a programação de janeiro a maio, que é algo que faz habitualmente. “Os nossos clientes estão acostumados a receber em outubro a programação para o Carnaval, a Páscoa, os feriados do 25 de abril e 1 de maio, por isso, seguindo este hábito lançámos grande parte da programação através do nosso catálogo e estamos neste momento já com as vendas a decorrer”, realçou o CEO da empresa, dando exemplo de algumas propostas apresentadas para o período de janeiro a maio. “Em janeiro vamos ter uma viagem à Etiópia, que inclui o Ano Novo religioso, uma volta ao mundo com Gonçalo Cadilhe que se vai estender por 31 dias, e temos o novo destino Iraque, com três edições, uma delas em janeiro e depois duas em abril”, uma operação que é muito vasta, uma vez que a Pinto Lopes Viagens opera em cerca de 150 países.

Na Europa, os destaques serão as séries ao longo de todo o ano, com os Fiordes da Noruega, a Croácia, a Eslovénia, Montenegro, Irlanda, Sul de Itália, os Lagos Italianos, e Suíça, enquanto na Ásia a empresa irá para a Índia, China e fará um regresso à Coreia do Norte, depois do interregno provocado pela pandemia. Na América do Sul haverá uma viagem à Argentina e Chile com um cruzeiro da Australis, “que é um dos nossos best sellers nas américas”, disse.

Concretamente, “temos uma operação com mais de 30 partidas para os Fiordes da Noruega e temos também perto de 30 partidas para a Croácia, Lagos Italianos, Sul de Itália, cerca de 20 partidas para a Irlanda e Suíça. Além disso, temos os cruzeiros, desde sempre a Pinto Lopes Viagens apresentou uma oferta de cruzeiros aos seus clientes. Os nossos cruzeiros têm sempre a particularidade de serem acompanhados por um dos nossos guias e têm visitas pré-cruzeiro. O nosso guia está sempre presente e acompanha as visitas, o que é importante para este segmento de clientes”.

A nível intercontinental continuará com grandes apostas como é o caso do Japão, Vietname, Laos, Camboja e Tailândia. África será também um dos objetivos para 2024, por isso, a Pinto Lopes Viagens vai reforçar a oferta para Angola e Moçambique e “estamos a procurar apresentar novos destinos dentro deste continente, que tem algumas questões de logística, é um continente difícil de operar, mas tem muitos segredos para desvendar”, apontou Rui Pinto Lopes.

LUSANOVA
Neste momento, a Lusanova está a concluir a programação para 2024. No entanto, de acordo com o seu diretor Operacional, neste momento “temos quase toda a programação de Grandes Destinos disponível no site. Estamos a concluir a programação referente à Europa, nomeadamente os nossos Circuitos Europeus e outras novidades referentes aos Grandes Destinos”, como Marrocos, Safaris (e combinados com praias do Índico), Emirados Árabes Unidos, Japão, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e as Praias do Índico – Zanzibar, Maurícia, Seicheles, Maldivas (e combinados com Dubai e Istambul).

Tiago Encarnação assegurou que a Lusanova continuará, em 2024, a focar a sua programação na organização de viagens culturais, quer para individuais, quer em grupo. Nesse sentido, “a nossa aposta em Portugal continuará a ser a Madeira, Açores e os nossos Circuitos Ibéricos. Já na Europa, iremos reforçar a nossa oferta de Circuitos Europeus”, sublinhou.

Quanto à oferta para fora da Europa, “continuaremos a apostar nos destinos asiáticos e no continente americano, sem esquecer África, que tem aumentado a sua procura nos últimos anos, nomeadamente ao nível dos safaris com combinados para as praias do Índico”, realçou o responsável.

O mercado aguarda outras novidades do operador turístico, que irão acontecer em relação a vários destinos, com especial enfoque na área das viagens culturais e temáticas.

Nos Grandes Destinos, segundo Tiago Encarnação, a novidade será o relançamento do destino China e o lançamento de novos itinerários para o Peru e Marrocos. Na Europa, a Lusanova irá ter mais oferta para a Suíça (Suíça e Áustria com guia em língua portuguesa + Suíça Encantada como produto premium), para a Alemanha haverá dois novos circuitos com guia em língua portuguesa e um novo destino – Carélia do Sul na Finlândia.

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QUADRANTE
O Quadrante apresenta no seu site toda a oferta em programação, havendo um ou outro destino, que se encontra em atualização. O operador turístico, conforme lembra o seu administrador, Jorge Andrade, “dedica-se exclusivamente a viagens de longo curso, predominando a viagem que oferece uma experiência de vida, num destino exótico a um cliente exigente. Nestes 28 anos tem sido esta a verdadeira essência da nossa empresa: propor novos desafios. Esta é a principal oferta em programação apresentada aos portugueses. Tendo esta ideia como base, nessas propostas encontra-se um segmento muito especial, as Luas-de-mel”, acentuou.

Jorge Andrade realça alguns destinos da programação para o próximo ano que mereceram recentemente um investimento por parte do operador, em visitas de inspeção, em reprogramação e por isso, “contamos que venham a ter um resultado melhor do que o anterior, compensando o investimento realizado”, nomeadamente, Africa do Sul, Moçambique e Botswana, Dubai e Sri Lanka.

No que toca a novidades, o empresário considera que, não passarão tanto em apresentar novas propostas em destinos, mas mais nos circuitos.

YOU – TOUR OPERATOR
A YOU – Tour Operator já tem praticamente toda a programação delineada para 2024, estando somente alguns destinos novos ainda em fase final de avaliação, como seja o caso da Arábia Saudita e algumas novas variantes na Ásia Central e no Sudoeste Asiático.

“Toda a nossa programação estará disponível exclusivamente no nosso site, excetuando alguma coisa, do tipo mono folhas, que se venha a fazer para a BTL”, explicou Jorge Cortes, product Manager do operador turístico.

E adiantou que “a nossa aposta continuará a ser principalmente nos destinos do Sudoeste Asiático, onde por tradição temos um bom volume de vendas, assim como a Ásia Central, onde tivemos um crescimento assinalável este ano, principalmente para o Uzbequistão, e ainda os circuitos nos Estados Unidos e Canadá. Relativamente a destinos de praia a aposta continua a ser nas Maldivas, Seychelles, Zanzibar e Indonésia (Bali, Gili e Lombok)”.

Em termos de novidades a YOU apresenta África do Sul, Madagáscar, Parques do Dubai e Abu Dhabi, Arábia Saudita (ainda em análise), Myanmar, Tailândia (com cruzeiro de quatro dias no rio Kwai), Taiwan, Bornéu, Canadá (Montanhas Rochosas) e Fiji.

Assim, “a programação será um pouco maior, não muito, atendendo aos destinos que tivemos de colocar offline devido ao conflito Israel-Palestina”, enfatiza Jorge Cortes.

TURANGRA
“Sendo que somos especialistas nos Açores, a nossa programação mantém-se regular de ano para ano, portanto a maioria da nossa programação para 2024 está pré-desenhada neste momento”, frisou João Costa, responsável Comercial da Turangra, que nos dá conta que, a programação em voos regulares já está toda na rua, mas ainda vão ser lançadas as propostas em lugares garantidos e os circuitos.

Em voos regulares TAP e Azores Airlines (tarifa operador), com partidas de Lisboa, Porto, Funchal ou Faro, disponíveis as seguintes operações até abril 2024 para as ilhas de São Miguel, Flores, Faial, Pico, Graciosa, São Jorge, Santa Maria e Terceira.

Considerando estes destinos, há ainda os combinados, multi-ilha: São Miguel com Faial / Flores / Pico / Sta. Maria, Ilha Terceira com Graciosa / Pico / S. Jorge / S. Miguel, e Faial com Flores.

As apostas para 2024 passarão, segundo o responsável, por dois tipos de produtos, pelos quais a Turangra é vastamente reconhecida no mercado: “os nossos combinados de diversas ilhas e o nossos circuitos”, para acrescentar que “tentamos sempre inovar no produto que disponibilizamos às agências de viagem dentro do nosso arquipélago e é nisso que nos vamos focar em 2024”.

A capacidade da oferta, disse, será em linha com o que foi disponibilizado no ano passado, podendo haver um incremento conforme a procura.

*Poderá ler todo o dossier na edição 1500 do jornal Publituris
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Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP

Cerca de 30 agentes de viagens nacionais participaram numa ação de formação sobre o Brasil promovida pela Lusanova em conjunto com a TAP, nas instalações do operador turístico em Lisboa.

A ação contou com uma apresentação do destino Brasil, realizada por Francisco Álvares da Lusanova, que abordou as diversas características e potencialidades deste destino a nível turístico, seguida de uma intervenção de António Gabriel, Key Account Manager da TAP, que aprofundou as características de voos e rotas para o destino, de forma a proporcionar uma formação completa e integrada a todos os profissionais do setor presentes.

Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova, destacou mais uma vez a importância destas ações de formação, que devem ser contínuas, salientando que “é muito importante continuarmos a investir na formação dos agentes de viagem nacionais, dando-lhes informação relevante e efetiva que podem utilizar depois no seu dia a dia com os seus clientes”, para considerar que “o objetivo de fazermos ações conjuntas é efetivamente colocarmos à disposição dos profissionais do setor todas as ferramentas necessárias para esse fim”.

O responsável reconhece que a TAP é um parceiro estratégico de relevo, sobretudo para rotas e destinos no Brasil, por isso “seguimos juntos em mais uma formação que pensamos ter sido de facto relevante para os profissionais que estiveram presentes”, disse.

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Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos

De acordo com o último relatório da European Travel Commission (ETC), o ritmo de evolução da atividade turística na Europa continua a surpreender, apesar de uma conjuntura internacional pouco favorável, fortemente marcada por uma situação de instabilidade política internacional e de contínua pressão sobre os orçamentos familiares. Portugal continua no Top10 das preferências como destino turístico, com mais de 30% dos inquiridos a repetirem o destino.

No último relatório trimestral, sobre o Turismo na Europa no 1.º trimestre de 2025, a European Travel Commission (ETC) revela que o ritmo de evolução da atividade turística continua a “surpreender”, apesar de uma conjuntura internacional “pouco favorável, fortemente marcada por uma situação de instabilidade política internacional e de contínua pressão sobre os orçamentos familiares, com alta generalizada dos preços, incluindo os relacionados com serviços turísticos, designadamente os custos associados às viagens aéreas e aos custos de alojamento”.

Apesar disso, o “European Tourism Trends & Prospects” prevê que os ventos adversos enfrentados em 2024 se mantenham em 2025, exigindo planeamento estratégico, adaptação e inovação no setor nos próximos anos.

Certo é que a procura turística europeia encerrou 2024 em alta, com as chegadas de turistas internacionais a aumentarem 6,2% em relação a 2023 e a maioria dos destinos a reportarem aumentos substanciais.

No 1.º trimestre de 2025, o número de chegadas foi bastante consistente com o do último trimestre de 2024, mas a recuperação no número de noites encerrou o ano mais forte do que o esperado, acima dos 5,9%.

A nível regional, as chegadas aumentaram 6,2% e as dormidas 5,2% em relação ao ano passado, marcando uma ligeira moderação no crescimento das chegadas, mas uma aceleração nas dormidas em comparação com o relatório anterior, admitindo a ETC “tratar-se de um declínio modesto na duração da estadia, mas a tendência geral é ainda para estadias mais longas desde a pandemia”.

A preferência do consumidor continua a inclinar-se para destinos com melhor relação qualidade-preço e temperaturas mais amenas. No entanto, isto não prejudicou a procura por alguns destinos tradicionalmente populares do Sul e do Mediterrâneo que superaram a média regional em termos de chegadas.

Segundo o inquérito “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel”, 72% dos europeus pretendem viajar nos próximos seis meses e Portugal continua no Top10 das preferências como destino turístico.

Cerca de 30,4% dos inquiridos que pretendem vir a Portugal nos próximos meses, já estiveram em Portugal, o que demonstra satisfação e consequentemente intenção de regresso, 46,3% estiveram em França e 42,9% estiveram em Espanha.

A segurança do destino é o critério mais importante, selecionado por mais de metade dos inquiridos, indicando este dado que os turistas colocam a segurança pessoal no topo das suas preocupações ao escolherem um destino.

As boas condições climatéricas foram selecionadas por 39,1% dos inquiridos o que reflete a valorização por destinos com clima agradável, geralmente associado a sol, temperaturas amenas e ausência de intempéries.

Os dados demonstram, igualmente, que nos últimos três anos, 14% dos viajantes europeus visitaram Portugal, tornando-o o 11.º destino preferido, subindo ao 10.º lugar quando retiradas as viagens domésticas.

Outro dado indica que 11,8% dos europeus que viajaram até Portugal nos últimos três anos, preveem regressar num futuro próximo e que 8,5% dos europeus que visitaram recentemente a vizinha Espanha planeiam visitar Portugal nos próximos seis meses.

As mais recentes estimativas para 2025 da ETC sugerem que os turistas na Europa deverão gastar cerca de 14% mais do que em 2024, prevendo-se que o crescimento dos gastos ultrapasse o do número de chegadas, sugerindo um aumento do gasto médio por visita.

Quanto à estadia média, durante o 1.º trimestre do corrente ano os turistas internacionais em viagem pelos destinos europeus passaram uma média de 2,7 noites, com base nos dados mais recentes do TourMIS. Em comparação com o mesmo período de 2024, os turistas ficaram menos noites em muitos destinos europeus, não se concentrando tal realidade apenas numa sub-região. Portugal enquadra-se nesta tendência, com uma redução de -2,6% na duração das estadias.

Tarifas (ainda) não impactam viagens dos americanos para a Europa
As novas tarifas comerciais anunciadas pelos EUA aumentaram a incerteza em relação às viagens transatlânticas, com a Europa a preparar-se para uma possível queda no número de visitantes americanos este ano. Apesar de a Europa continuar a ser um dos principais destinos de longa distância, as flutuações na taxa de câmbio Euro/Dólar americano e o aumento dos custos de viagem podem abrandar a procura por parte dos EUA. Esta possível quebra é significativa, dado que os Estados Unidos representavam 9% das viagens globais antes da pandemia e, no ano passado, os americanos constituíram mais de um terço das chegadas de longa distância à Europa.

Apesar destes desafios, as viagens dos EUA para a Europa continuam a apresentar bons resultados no início de 2025, com mais de 80% dos destinos que reportaram dados a registar um crescimento homólogo no primeiro trimestre.

Podem também surgir efeitos compensatórios, incluindo uma redução das viagens para os EUA — especialmente a partir da China — e um aumento das viagens de curta distância dentro da Europa, à medida que mais viajantes optam por permanecer na região, face à incerteza económica e geopolítica.

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Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria vai ser palco, no próximo dia 14 de maio, a partir das 14h00, da Conferência FAST 2025, para um debate entre a academia e as empresas, em torno dos temas do turismo sustentável e da economia circular em Portugal.

De entrada gratuita, a conferência visa alargar a discussão sobre práticas e estratégias para um futuro mais sustentável no setor do turismo, numa iniciativa do projeto FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo, do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito da Agenda ATT – Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, do diretor da ESTM, Sérgio Leandro, do diretor do CiTUR, Paulo Almeida, e do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos.

O primeiro painel da conferência, ‘Turismo Sustentável’, tem participação de Carlos Manuel Oliveira, profissional de Marketing, e Berta Costa, docente na ESTM, bem como de Francisco Dias, docente e investigador do Politécnico de Leiria, para a apresentação da plataforma ORVE – Otimização de Recursos e Valorização da Experiência.

Já o segundo painel, dedicado ao tema ‘Economia Circular no Turismo’, contará com intervenções de Mafalda Brilhante, diretora de Recursos Humanos do Grupo Pestana, de Paulo Simões, secretário executivo da OesteCim, e ainda de Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, para a apresentação da Agenda ATT, enquanto, a sessão de encerramento da conferência, agendada para as 17h45, está a cargo do diretor do CiTUR, Paulo Almeida.

O projeto FAST, refira-se, tem como propósito promover a viabilidade das atividades económicas a longo prazo, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e fazendo um uso adequado do território e dos recursos naturais, salientando a importância da monitorização constante dos impactos da atividade turística, assim como a manutenção de um elevado nível de satisfação, quer dos visitantes, quer dos residentes. Para tal, as empresas do setor devem adotar políticas e práticas responsáveis na dimensão interna e externa, ao nível económico e social, assim como projetar práticas inovadoras que assegurem experiências turísticas no âmbito dos princípios da sustentabilidade.

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Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel

O Celebrity Xcel, novo navio de cruzeiro da Celebrity Cruises, que vai ser inaugurado em novembro deste ano, vai contar com um novo restaurante e mais opções de entretenimento, nomeadamente para quem viaja com a cara metade.

A Celebrity Cruises revelou esta quinta-feira, 8 de maio, que o Celebrity Xcel, novo navio de cruzeiros da companhia, que vai ser inaugurado em novembro deste ano, vai contar com um novo restaurante e mais opções de entretenimento, nomeadamente para quem viaja com a cara metade.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia de cruzeiros, que em Portugal é representada pela Melair Cruzeiros, explica que o Celebrity Xcel “vai trazer muitas novidades às noites românticas, oferecendo mais variedade do que nunca para tornar as férias a dois ainda mais inesquecíveis”.

As novidades começam logo nas opções de restauração, que ficam mais alargadas neste novo navio, que vai contar com 32 opções gastronómicas, com destaque para o Bora, restaurante que constitui uma novidade a bordo dos navios da Celebrity Cruises.

“Com vistas panorâmicas do oceano e um ambiente vibrante, este restaurante levará os nossos hóspedes numa viagem até à costa mediterrânica, oferecendo um menu dedicado às várias variedades de marisco. O Bora  no Rooftop Garden transforma-se ao longo do dia, proporcionando o cenário perfeito para um brunch animado ou um jantar íntimo”, revela a Celebrity Cruises.

Ao longo do dia, o Bora vai servir um brunch inspirado na culinária mediterrânea, enquanto à noite o restaurante se transforma num “ambiento íntimo, com pratos pensados para partilhar e preparações exclusivas feitas à mesa pelo chef”, num ambiente que “será complementado por baladas gregas e canções românticas italianas, criando uma noite verdadeiramente inesquecível”.

Previstas estão também várias novidades ao nível do entretenimento, uma vez que o novo navio da Celebrity Cruises vai contar com a “oferta mais diversificada e criativa de toda a frota”, entre a qual se destacam três novos espetáculos de teatro.

“Os nossos hóspedes vão viver momentos de puro fascínio com o maior elenco de sempre no teatro da Celebrity, que dará vida a atuações arrebatadoras com cantores e bailarinos de classe mundial, artistas de parkour e talentos especializados. Tudo será apoiado por tecnologia de ponta, como iluminação cinética, efeitos de laser e um ecrã LED de grandes dimensões. Tudo para proporcionar uma experiência imersiva inesquecível”, refere a companhia de cruzeiros.

Segundo Lisa Lehr, vice-presidente de entretenimento da Celebrity Cruises, o Celebritu Xcel vai oferecer a “programação de entretenimento mais abrangente até à data, com mais de 75 artistas residentes – o maior número a bordo de um navio da Celebrity”.

“A oferta é completamente renovada em todos os aspetos – desde espetáculos inesquecíveis no Teatro, novos espetáculos interativos no The Club, até festas imersivas e diversas atuações de música ao vivo. Os hóspedes terão opções infinitas para encontrar o programa ideal, noite após noite”, acrescenta a responsável.

Após o jantar, as noites românticas podem continuar nos vários bares do navio, a exemplo do Piano Bar ou do The Club, assim como numa das muitas festas temáticas que o navio vai proporcionar, com destaque para a Shine the Night, que está de regresso no Celebrity Xcel e vai decorrer nos decks exteriores.

O Celebrity Xcel vai ser inaugurado em novembro de 2025 e vai passar a temporada inaugural nas Caraíbas, com cruzeiros de sete noites à partida de Fort Lauderdale para visitar alternadamente as Bahamas, México, Ilhas Cayman, Puerto Plata, St. Thomas e St. Maarten.

No verão seguinte, o navio vai realizar a sua primeira temporada na Europa, disponibilizando itinerários de sete a onze noites, pelo Mediterrâneo, com partidas de Barcelona e Atenas, com estadias inéditas e prolongadas na Madeira, Portugal.

 

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KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio

O KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo vai lançar, a 26 de maio, o Barturs, um Barómetro Estatístico para o Turismo, que pretende funcionar como “uma janela de monitorização e antecipação das dinâmicas do setor”.

O KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo vai lançar, a 26 de maio, o Barturs, um Barómetro Estatístico para o setor do Turismo, que consiste numa “plataforma digital que propõe novas formas de análise, compreensão e projeção do futuro do turismo em Portugal”.

“A ferramenta, desenvolvida em colaboração com investigadores e empresas associadas ao KIPT CoLab, constitui-se como uma janela de monitorização e antecipação das dinâmicas do setor, disponibilizando indicadores com base em dados oficiais e de empresas, modelos previsionais e informação atualizada em contínuo”, explica o KIPT CoLab, num comunicado enviado à imprensa.

O evento de lançamento está agendado para as às 15h00, no Hotel Meliá Lisboa Aeroporto, e o KIPT CoLab explica que esta iniciativa se insere “num esforço alargado de qualificação e inovação aplicado à atividade turística, no qual o KIPT tem desempenhado um papel agregador entre empresas, investigadores e decisores públicos”.

O projeto conta com o apoio institucional da Agência Nacional de Inovação (ANI), da FCT, da Missão Interface, do PRR, da República Portuguesa e da União Europeia e o evento de lançamento vai contar com a “presença de representantes institucionais de relevo”, com destaque para o secretário de Estado do Turismo, bem como dirigentes da ANI e da FCT.

Já a sessão de encerramento será conduzida pelo presidente da Assembleia Geral do KIPT, Carlos Moura, estando ainda prevista a participação de outros agentes estratégicos do setor.

 

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LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional

A LovelyStay, presente em Lisboa, Porto, Algarve e Madeira, celebra 10 anos de operação com mais de 135 milhões de euros em receitas brutas geradas para proprietários e investidores, 725 mil hóspedes recebidos e 270 mil check-ins realizados desde a sua fundação, em 2015, ao mesmo tempo que acelera a sua expansão internacional.

A LovelyStay, empresa portuguesa especializada na gestão de alojamento local e empreendimentos turísticos, celebra este mês uma década de operação com resultados sólidos e uma visão ambiciosa para o futuro, com mais de 135 milhões de euros gerados em receitas brutas para proprietários e investidores, mais de 270 mil check-ins realizados e 725 mil hóspedes recebidos ao longo dos últimos 10 anos.

Hoje, a LovelyStay opera em Lisboa, Porto, Algarve, Madeira e outras regiões-chave, e já iniciou a sua expansão internacional, com operações em curso em Londres e Istambul e novos projetos previstos em Espanha. A empresa conta com mais de 270 colaboradores, unidos pela ambição de redefinir a hospitalidade através da tecnologia, do serviço personalizado e da excelência operacional.

Segundo destaca William Tonnard, CEO da LovelyStay, “estes 10 anos mostraram que é possível crescer com sustentabilidade, mantendo uma proposta clara de valor para os proprietários e foco total na rentabilidade”, sublinhando que a empresa representa uma nova geração de operadores turísticos, mais digitais, mais estratégicos, mais orientados para o retorno.

Nos últimos anos, a LovelyStay tem vindo a reforçar a sua atuação em segmentos premium, com especial destaque para a gestão integral de edifícios turísticos e villas de luxo, em zonas urbanas e destinos de elevado valor, destacando a entrada da empresa na Quinta do Lago. Estes projetos beneficiam de planos de receita personalizados, operação dedicada, integração multicanal e foco total na excelência da experiência do hóspede.

Num setor cada vez mais competitivo e regulado, a LovelyStay aposta na inovação como alicerce de crescimento. O desenvolvimento de ferramentas de automação, plataforma de gestão e modelos híbridos (curto, médio e longo prazo) permite oferecer aos clientes transparência total, controlo direto sobre os resultados e uma operação fluida e eficiente.

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CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade

A candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade, que reúne o apoio da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, deverá ser entregue à UNESCO em fevereiro de 2026.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) declarou apoio à candidatura do Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago, em Cabo Verde, a Património da Humanidade, avança a Lusa.

O apoio à candidatura foi anunciado no final de uma reunião que decorreu esta quarta-feira, 7 de maio, em São Tomé e Príncipe e na qual foi decidido “apoiar as novas candidaturas dos sítios dos estados-membros a Património Mundial da UNESCO, nomeadamente do Campo de Concentração do Tarrafal, por representar um marco na valorização da memória de resistência”.

A declaração final foi assinada durante a III Reunião Extraordinária dos Ministros Cultura da CPLP, entre 05 e 07 de maio, tendo a decisão sido anunciada pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde.

Augusto Veiga, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, explica que o apoio é “importante” para preparar a candidatura, que deverá ser entregue à UNESCO em fevereiro de 2026.

A Lusa lembra que, há um ano, os presidentes de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau, assim como o ministro da Defesa de Angola, descerraram, no local, uma placa que assinalou os 50 anos da Libertação do Campo do Tarrafal.

O Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago funcionou entre 1936 e 1956, tendo reaberto em 1962, com o nome de Campo de Trabalho de Chão Bom, para aprisionar anticolonialistas de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, enquanto na primeira fase a maioria dos presos políticos eram portugueses que contestavam o regime fascista do Estado Novo.

O encerramento do Campo do Tarrafal só aconteceu depois da revolução do 25 de Abril de 1974, que derrubou o Estado Novo e libertou os presos políticos.

 

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Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho

O Legoland Xangai tem abertura prevista para julho, naquele que será o maior parque temático do mundo dedicado a estes conhecidos blocos de construção e que inclui também um hotel de 250 quartos.

A Lego vai abrir, em julho, um Legoland em Xangai, naquele que será o maior parque temático do mundo dedicado a estes conhecidos e adorados blocos de construção, avança a Lusa, que cita a imprensa chinesa.

Localizado a cerca de 52 quilómetros a sudoeste do centro de Xangai, o Legoland vai contar com mais de 75 atrações e espetáculos distribuídos por oito zonas distintas, que incluem milhares de figuras construídas com cerca de 85 milhões de peças Lego.

Além do parque temático, que vai também ter sala de cinema 4D, está prevista a construção de uma unidade hoteleira, com 250 quartos e que vai ser decorada segundo cinco ambientes diferentes inspirados no universo destes brinquedos reconhecido à escala global.

Destaque também para a “Miniland”, uma recriação, construída integralmente com blocos Lego, cujo peso total é superior a 45 toneladas, de algumas das áreas mais emblemáticas de Xangai, assim como de outros ícones culturais e turísticos da China.

O Legoland de Xangai encontra-se já em fase final de construção e vai dar emprego a cerca de mil colaboradores, estando já confirmado que o parque temático vai também levar a palco o “Monkie Kid”, o primeiro espetáculo do mundo dedicado à série “Monkie Kid”, da LEGO, que é inspirado no Rei Macaco, da obra clássica chinesa Jornada ao Oeste.

“Conhecemos bem este mercado e estamos entusiasmados com o seu potencial. Este complexo será uma referência e ponto de encontro para todos os fãs da Lego na China”, afirmou Fiona Eastwood, diretora executiva da Merlin Entertainments, o grupo britânico responsável pela gestão dos parques Legoland.

Apesar do parque temático só ter abertura prevista para julho, a venda de passes de temporada e bilhetes para visitas exclusivas, que incluem estadias no hotel temático, já está a decorrer.

A Lusa recorda ainda que Xangai inaugurou, em 2016, o primeiro parque Disneyland na China continental, que se seguiu à abertura do parque de Hong Kong, em 2005, e tem já prevista, para 2027, a abertura de um novo complexo temático dedicado ao universo cinematográfico de Harry Potter.

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Turismo no Porto confirma crescimento em 2024

O turismo no Porto registou um crescimento assinalável em 2024, e a vereadora da Câmara Municipal com este pelouro, Catarina Santos Cunha, considera que “há todo um trabalho, em conjunto com o setor, para qualificar a oferta e para capitalizar as novas tendências, garantindo um crescimento sustentável e equilibrado, que beneficie tanto os visitantes como os residentes”.

O turismo no Porto continua a mostrar sinais de crescimento, com dados que apontam para um aumento sustentado em vários pontos chave do setor. De acordo com indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), interpretados pela autarquia, os proveitos totais dos estabelecimentos de alojamento turístico alcançaram os 492 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 12,8% face ao período homólogo, a que corresponde mais de seis milhões de dormidas nos alojamentos turísticos com mais de 10 camas (uma variação positiva de 6,9% em relação ao ano de 2023).

A média do RevPAR anual (receita por quarto disponível) foi de 80 euros, refletindo a valorização do setor, indica ainda nota da Câmara Municipal, que avança que, no que diz respeito ao consumo com cartões estrangeiros na cidade, o ano de 2024 atingiu 588 milhões de euros. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro também registou um aumento no número de passageiros, com um total superior a 15 milhões passageiros em 2024, o que representa uma variação positiva de 4,9%. Os dados da taxa municipal turística acompanharam esta evolução, com uma receita de cerca de 20,9 milhões de euros.

Mais avança que, no ano que agora terminou, os estabelecimentos de alojamento turístico na cidade registaram um total de 6.276.074 dormidas, representando um crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior. O número de hóspedes também subiu, atingindo os 2.967.090, segundo dados do INE, o que indica uma variação positiva de 6,9%.

A autarca destaca que a estratégia do Município do Porto tem sido no sentido de aposta na capacitação dos agentes do setor, através dos programas de formação que têm sido promovidos, como o Confiança Porto (nas áreas do alojamento, circuitos turísticos e agentes de equipamentos culturais) e outras em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, ou a estratégia de gestão da carga turística, com a descentralização dos fluxos turísticos para zonas periféricas da cidade, através dos oito quarteirões da cidade, que considera serem frutos destes resultados verificados o ano passado.

Catarina Santos Cunha realça ainda que “importa continuar a investir na melhoria da experiência do visitante e na promoção de iniciativas com vista à captação de novos perfis de turistas, como é o caso dos projetos Global Kitchen, o Curated Porto, e as atividades na rede Great Wine Capitals, que posicionam o Porto como destino de qualidade e diferenciador, mas que também beneficiam e contribuem para a qualidade de vida de quem está diariamente na cidade”.

Com base nas previsões da European Travel Commission, que indicam que, em 2025, os europeus planeiam viagens mais longas e com orçamentos mais elevados, e que cerca de 30% dos europeus planeiam gastar entre 1.501 e 2.500 euros por viagem, enquanto 17% considera gastar mais de 2.500 euros, “é expectável que a atividade turística no Porto possa continuar a crescer, impulsionada tanto por tendências internacionais quanto por iniciativas locais, como o aumento do investimento em novas unidades de alojamento turístico e a melhoria da experiência dos visitantes”, defende a vereadora .

 

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E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas

Os aficionados do ciclismo (com assistência elétrica) de montanha têm em junho uma nova prova especial de três dias, com 14 etapas e 280km, que passa por sete concelhos e quatro serras das Montanhas Mágicas.

O eMTB Grand Tour vai percorrer 280km que darão a conhecer aos cicloturistas um território repleto de paisagens arrebatadoras e biodiversidade, mas também uma imensa riqueza geológica, arqueológica, histórica e cultural, em 14 etapas, distribuídas por três dias (de 8 a 10 de junho), que permitirão um vislumbre envolvente do muito que a Grande Rota das Montanhas Mágicas (GR60) tem para oferecer.

A vaga de incêndios de setembro do ano transato trocou as voltas à organização do eMTB Grand Tour, mas o adiamento da prova para 2025, por questões de segurança e de fruição do circuito com a qualidade que tamanhas paragens merecem, teve o condão de fazer crescer a ânsia pela estreia.

Serra acima, serra abaixo (Freita, Arada, Arestal e Montemuro), na rota deste grande evento de e-bikes estão os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, por entre os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira.

Já se encontram abertas as inscrições para os aficionados do ciclismo de montanha que queiram partir à descoberta deste território e mergulhar na história de cada um dos sete concelhos calcados pelo traçado, seja através da gastronomia ou do património paisagístico e arquitetónico, que conta com a organização da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), em parceria com os municípios parceiros.

A ADRIMAG confia que o eMTB Grand Tour 2025 irá alavancar a notoriedade do destino e ajudar a tornar a Grande Rota das Montanhas Mágicas, que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO, “um destino incontornável na área do cycling e do walking, ajudando as economias locais”.

Este percurso circular pela Grande Rota das Montanhas Mágicas permite uma experiência que poderá ser usufruída por um máximo de 50 pessoas (exclusivamente em bicicletas com assistência elétrica), nesta edição inaugural. Sem intuitos competitivos, mas muito desafiante, o eMTB Grand Tour não tem outro objetivo senão ver quem mais desfruta do muito que a GR60 tem para oferecer.

O evento inclui serviços de transferes, alimentação, segurança e outros complementares, relacionados com o parqueamento, carregamento, lavagem e manutenção das bicicletas. A reserva e o pagamento do alojamento, no entanto, são da responsabilidade dos participantes.

 

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