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Destinos

Programação 2024 quase toda na rua

As propostas dos operadores turísticos em Portugal para este ano, para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto ao nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

Carolina Morgado

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Destinos

Programação 2024 quase toda na rua

As propostas dos operadores turísticos em Portugal para este ano, para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto ao nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

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Carolina Morgado
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Vários operadores turísticos presentes em Portugal dão-nos conta da sua oferta para este ano de 2024, que é vasta e diversificada, cobrindo os quatro cantos do mundo. Se uns dão ênfase à operação charter como praias como pano de fundo, outros mantêm a sua aposta em circuitos, viagens de cariz cultural e propostas de experiências temáticas.

SOLFÉRIAS
A Solférias já tem a base da sua programação 2024 que será muito similar à que apresentou em 2023, ou seja, cerca de 80% das propostas já estão na rua, mas segundo a diretora de Operações do operador turístico, até 30 de abril “poderá sempre existir alterações”.

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Sónia Regateiro afirmou que, para já, sem novidades em termos de destinos, “vamos continuar muito focados nas operações charter contratadas e manter a aposta nos destinos de longa distância”.

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Em termos de programas em charter, a Solférias espera lançar brevemente Porto Santo, Saidia, Hurghada e Zanzibar que são as operações em falta. No que concerne à operação em linha regular, o operador turístico está em fase final de lançamento dos produtos Canárias, Nova Iorque, Polinésia Francesa, Filipinas, Japão, Miami e Bahamas.

Em relação às operações em charter para 2024 já disponíveis no mercado, destaque para o Senegal (partidas de Lisboa e Porto de 3 de junho a 30 de setembro- última partida), a Ilha do Sal (partida de Lisboa em voos Azores Airlines de 23 de março a 26 de outubro – última partida), com reforço de voo à 6ª feira de 31 de maio a 4 de outubro, e à 2ª feira de 3 de junho a 30 de setembro. Há ainda as saídas do Porto em voos Smartwings de 23 de março a 26 de outubro (última partida) com reforço de 1 de junho a 21 de setembro.

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Mais uma vez, a Solférias não esquece a Tunísia. Para Djerba, as partidas de Lisboa serão a 22 e 29 de março (Páscoa) e de 18 de maio a 21 de setembro (verão), enquanto do Porto terão lugar de 1 de junho a 21 de setembro, com reforço de 17 de junho a 9 de setembro (última partida). Para Monastir as saídas serão da Invicta, numa operação de 10 de junho a 9 de setembro.

Em linha regular a programação até 31 de outubro do próximo ano inclui: Ilhas Portuguesas – Açores, Madeira e Porto Santo; África – Cabo Verde (Sal, Boavista, Santiago e S. Vicente), Marrocos, Egipto, Moçambique, Quénia, S. Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia e Zanzibar; Américas – Brasil (Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia), Aruba e Cuba; Ásia – Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi, Dubai e Ras Al Khaimah), Indonésia, Malásia, Sri Lanka, Tailândia, Turquia, Vietnam e Singapura; Europa – Disneyland Paris e Grécia; Ilhas Espanholas – Ibiza e Formentera; Ilhas idílicas – Maldivas, Maurícia e Seicheles.

“Se estivermos a falar em volume de vendas para 2024 em termos de projeção à data de hoje temos um aumento de 44% face ao período homologo de 2022 para vendas de 2023”, disse Sónia Regateiro.

SOLTOUR
Por sua vez, a Soltour está a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das operações existentes, enquanto “estamos a trabalhar para continuar a oferecer experiências duradouras”, afirmou o seu diretor Comercial na Península Ibérica, Luís Santos.

O responsável apontou que “a grande maioria das nossas operações está pronta para ser desfrutada, mas alguns destinos continuam a ser avaliados para o benefício de todos e para garantir uma variedade ampla e diferenciada”.

Para 2024 oferece os destinos clássicos como as Caraíbas (México, República Dominicana, Cuba, Peru), Cabo Verde, Madeira, Açores, Canárias e Baleares ou Saïdia, mas “estamos a acrescentar novos destinos, tanto no continente como alguns mais exóticos, como a Albânia, Djerba, Eslovénia e, claro, o nosso produto de pacotes combinados, um vasto catálogo de viagens combinadas com uma variedade de experiências e destinos para responder às tendências de 2024”, garantiu Luís Santos.

No entanto, na lista das sugestões de viagens já apresentadas pela Soltour, a partir do Porto estão previstas operações para os Açores, Madeira, Canárias, Baleares, Marraquexe, Riviera Maya, República Dominicana e Cuba, enquanto de Lisboa, mantem os destinos suprarreferidos, aos quais se juntam Porto Santo, Sal e Boavista, Hurghada, Cartagena das Índias e Peru.

“Estamos a apostar em dois paraísos únicos, na nossa ótica: as Caraíbas e Cabo Verde continuam a ser destinos-bandeira para nós. Sejam Samaná (com voos diretos a partir de Lisboa no verão de 2024), Riviera Maya ou Cuba nas Caraíbas, sejam as Ilhas do Sal e da Boa Vista em Cabo Verde, estes destinos continuarão a ser as nossas grandes apostas para 2024”, acentuou o diretor Comercial da Soltour em Portugal e Espanha.

Além disso, considerou que “não podemos esquecer as Ilhas Canárias e Baleares, uma grande atração para desfrutar de umas férias paradisíacas a apenas algumas horas de viagem de Portugal, e a Albânia, um destino que incluímos no nosso portefólio em 2023, e que será novamente uma das grandes apostas para 2024”.

Finalmente, em 2024 “quisemos apostar nas viagens combinadas, pacotes cuidadosamente concebidos para oferecer uma sinergia perfeita de elementos culturais, degustações gastronómicas excecionais e momentos de descontração, incluindo mais do que um destino no mesmo pacote”, acrescentou.

Entretanto, segundo Luís Santos, a costa espanhola, por exemplo, é um grande atrativo para os turistas portugueses, quer pela sua proximidade, quer pela diversidade da sua oferta cultural e de lazer. “É, por isso, um dos destinos que está a ser avaliado para 2024”.

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SONHANDO
Na Sonhando a programação para 2024 ainda não está completamente definida, pois, de acordo com Fernando Bandrés, diretor Comercial da empresa, “dependemos de muitos fatores externos que estão fora do nosso controlo”. No entanto, “estamos a fazer o possível para adiantar o lançamento de todos os produtos em relação a anos anteriores”. Mesmo assim “conseguimos lançar, ainda em outubro, muitos dos programas da operação de verão, o que tem sido inédito na Sonhando” disse.

Até ao momento, o operador turístico tem aproximadamente 30 % da programação na rua, mas assume que ainda tem muito trabalho pela frente.

No que diz respeito à Tunísia as propostas em voos charter já estão apresentadas, incluindo para a Páscoa e o verão, tanto para Djerba como para a Tunísia Continental.

Em termos de apostas, apontou Fernando Bandrés, “reforçamos a nossa programação na Tunísia, onde ampliamos a programação charter em comparação com o verão de 2023. Além disso, continuamos a apostar em Porto Santo como um destino de proximidade e ideal para famílias. Também expandimos Hurghada, este ano, com voos a partida de Lisboa e do Porto”.

O diretor Comercial da Sonhando explicou ainda que “reforçamos também as operações para Zanzibar com mais saídas das que tivemos em 2023, apostamos forte também em São Tomé & Príncipe, onde temos cada vez mais presença e em seguir consolidando os destinos que fomos incorporando no portefólio da Sonhando em 2023 como as Maldivas, Maurícias, Tenerife e Gran Canaria”.

Em relação ao volume de lugares disponibilizados para 2024 em comparação com 2023, “podemos dizer que a oferta é maior”, evidenciou o responsável, adiantando que “isto se deve a operações novas, como o voo Lisboa-Hurghada, e ao aumento da capacidade em algumas das nossas operações charter, como a Tunísia onde este ano começamos já em maio ou Zanzibar onde prolongamos rotações em setembro”.

SOLTRÓPICO
Sandro Lopes, diretor de Vendas da Soltrópico explica que grande parte da programação para 2024 já está delineada e disponível, continuando a apostar nos destinos estrela no portefólio charter da empresa, e a reforçar outros nos quais são identificados no mercado.

“O nosso objetivo é continuar a melhorar e solidificar os nossos destinos, produtos e parceiros, para oferecermos um produto de qualidade e competitivo aos nossos clientes”, destacou.

No que diz respeito à percentagem da operação já disponível, Sandro Lopes referiu que “a nossa equipa está sempre em constante análise e observação dos índices de procura, para conseguirmos, com a devida antecedência, trabalhar na disponibilização dos pacotes e disponibilidades conforme a demanda do mercado”.

Neste momento já está disponível para reserva a programação para a ilha do Sal, seja em regular ou charter, nomeadamente, com saídas de Lisboa em voo charter SATA Azores Airlines aos sábados de 23 de março a 26 de outubro, às sextas de 31 de maio a 4 de outubro e à segunda-feira de 3 de junho a 30 de setembro. Relativamente ao Porto, as saídas em voo charter SmartWings serão ao sábado de 23 de março a 26 de outubro. Para breve serão apresentados os charters habituais para a ilha de Porto Santo e Saidia, em Marrocos.

Em operação regular a Soltrópico oferece o Brasil, em voos TAP, com lugares garantidos em operações até abril para Natal, Maceió, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, sendo que destes destinos existe também a possibilidade de vários combinados. Para São Tomé e Príncipe, as sugestões do operador turístico são em lugares garantidos em voos TAP e da STP Airways, disponível até março de 2024, com possibilidade de pacote combinado com a Ilha do Príncipe.

Por sua vez, na Madeira, Funchal, há lugares garantidos e programação em voos regulares com a TAP e Azores Airlines, disponíveis até outubro 2024 com possibilidade de pacote combinado com Porto Santo. Nos destinos de longo curso, a Soltrópico programa Maldivas e Maurícias em voo regular até outubro de 2024, com possibilidade de pacote combinado com o Dubai. Finalmente, Cabo Verde – Boavista, São Vicente, Santiago e Sal -, com lugares garantidos em voos TAP e Cabo Verde Airlines, disponíveis até setembro 2024 com possibilidade de pacotes combinados multidestino.

As maiores apostas para 2024 passam, frisou o diretor de Vendas, “pelos destinos charter que operamos, seja no verão ou no Réveillon, como Cabo Verde, Madeira e Porto Santo, Saidia, Salvador da Bahia e Natal”, mas não haverá grandes novidades em termos de destinos. “Continuaremos a trabalhar para melhorar a qualidade da programação para os destinos para os quais operamos, como operador especialista que somos”. O volume está em linha com o ano passado.

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EGOTRAVEL
“Já temos grande parte da programação para 2024 delineada, sendo que já temos um plano traçado do queremos fazer para 2024 quer em voo charter quer em voo regular”, salientou Daniel Graça, diretor de Vendas da Egotravel, avançando que

cerca de 70% da programação já está disponível, estando apenas pendentes algumas operações charter em fase final de contratação que ainda não foram anunciadas ao mercado.

De momento, em charter o operador turístico apenas lançou a operação de Djerba, enquanto em operação regular já disponibiliza Cancún, Málaga, Maiorca, Menorca, Ibiza, Formentera, Gran Canária, Tenerife, Hurghada, Sharm el Sheikh, Marraquexe e Tailândia.

“Sem dúvida que a nossa maior aposta para 2024 continuará a ser o produto de Djerba, uma operação de referência da Egotravel no mercado, à semelhança dos anos anteriores. Iremos também reforçar a aposta em Al Hoceima, uma novidade que lançamos no mercado em 2023 e que foi um tremendo sucesso tendo excelente adesão pelos agentes de viagens e pelos turistas nacionais”, sustentou Daniel Graça.

Embora não esteja ainda em condições de anunciar novidades porque alguns contratos não estão ainda finalizados, “podemos afirmar que temos uma ou duas novidades a caminho com as quais estamos muito entusiasmados”, disse.

O volume previsto para 2024 é ligeiramente superior ao que foi contratado para 2023. No entanto, o responsável de Vendas da Egotravel antevê “um ano difícil devido à instabilidade política e financeira bem como à guerra no Médio Oriente e na Ucrânia”. Nesse sentido, seremos prudentes no aumento de capacidade para 2024. Queremos crescer e iremos disponibilizar mais produto face ao ano anterior, porém numa abordagem responsável ao aumento desta capacidade”.

PINTO LOPES VIAGENS
Em 2024, a Pinto Lopes Viagens apresenta o Iraque pela primeira vez na sua oferta. Segundo o CEO da empresa, “gostamos de todos os anos incluir um circuito num novo país ou criar outros circuitos em países onde já operamos. Por isso, este ano apresentamos o Iraque, uma aposta segura, depois de termos feito uma viagem de inspeção e de afinarmos o programa para mostrarmos o melhor do Centro e Sul do Iraque”.

Noutros países onde a Pinto Lopes Viagens já opera, Rui Pinto Lopes destaca dois novos circuitos na Índia, um deles nos Himalaias Indianos, até à mítica e longínqua Leh e um outro circuito que englobará as tribos da região de Odisha, uma das regiões menos conhecidas em termos turísticos, ainda não está massificada, o que se torna uma surpresa visitar estas tribos longínquas, numa Índia tão diferente, tão abrangente, tão especial.

A agência de viagens e operador turístico vai ter ainda um novo circuito na China, liderado pelo escritor José Luís Peixoto, que se insere num novo projeto de um livro que está a escrever, e inclusivamente, está a aprender mandarim, por isso, “será uma viagem interessante para conhecer uma China diferente, fora dos grandes circuitos turísticos”. Refira-se que, em 2023, a Pinto Lopes Viagens promoveu quatro circuitos na China, por isso, em 2024 “iremos retomar completamente a operação e incluir novidades”, adiantou o executivo.

Todos os anos, a Pinto Lopes Viagens “tenta apresentar uma programação equilibrada, sendo que a procura é que irá balizar toda esta tendência. Fruto do crescimento que tivemos em 2023, naturalmente, iremos ter mais datas de partidas e mais destinos disponibilizados aos nossos clientes. Por isso, o nosso volume de programação para 2024 é superior ao de 2023”, esclareceu Rui Pinto Lopes.

Apesar de ter já uma forte ideia daquilo que será a programação da Pinto Lopes Viagens para 2024, “ainda estamos a trabalhar nela”. Nesse sentido, “é natural que surjam alguns programas de última hora ou que sejam realizados alguns ajustes”, apontou.

A agência lançou recentemente a programação de janeiro a maio, que é algo que faz habitualmente. “Os nossos clientes estão acostumados a receber em outubro a programação para o Carnaval, a Páscoa, os feriados do 25 de abril e 1 de maio, por isso, seguindo este hábito lançámos grande parte da programação através do nosso catálogo e estamos neste momento já com as vendas a decorrer”, realçou o CEO da empresa, dando exemplo de algumas propostas apresentadas para o período de janeiro a maio. “Em janeiro vamos ter uma viagem à Etiópia, que inclui o Ano Novo religioso, uma volta ao mundo com Gonçalo Cadilhe que se vai estender por 31 dias, e temos o novo destino Iraque, com três edições, uma delas em janeiro e depois duas em abril”, uma operação que é muito vasta, uma vez que a Pinto Lopes Viagens opera em cerca de 150 países.

Na Europa, os destaques serão as séries ao longo de todo o ano, com os Fiordes da Noruega, a Croácia, a Eslovénia, Montenegro, Irlanda, Sul de Itália, os Lagos Italianos, e Suíça, enquanto na Ásia a empresa irá para a Índia, China e fará um regresso à Coreia do Norte, depois do interregno provocado pela pandemia. Na América do Sul haverá uma viagem à Argentina e Chile com um cruzeiro da Australis, “que é um dos nossos best sellers nas américas”, disse.

Concretamente, “temos uma operação com mais de 30 partidas para os Fiordes da Noruega e temos também perto de 30 partidas para a Croácia, Lagos Italianos, Sul de Itália, cerca de 20 partidas para a Irlanda e Suíça. Além disso, temos os cruzeiros, desde sempre a Pinto Lopes Viagens apresentou uma oferta de cruzeiros aos seus clientes. Os nossos cruzeiros têm sempre a particularidade de serem acompanhados por um dos nossos guias e têm visitas pré-cruzeiro. O nosso guia está sempre presente e acompanha as visitas, o que é importante para este segmento de clientes”.

A nível intercontinental continuará com grandes apostas como é o caso do Japão, Vietname, Laos, Camboja e Tailândia. África será também um dos objetivos para 2024, por isso, a Pinto Lopes Viagens vai reforçar a oferta para Angola e Moçambique e “estamos a procurar apresentar novos destinos dentro deste continente, que tem algumas questões de logística, é um continente difícil de operar, mas tem muitos segredos para desvendar”, apontou Rui Pinto Lopes.

LUSANOVA
Neste momento, a Lusanova está a concluir a programação para 2024. No entanto, de acordo com o seu diretor Operacional, neste momento “temos quase toda a programação de Grandes Destinos disponível no site. Estamos a concluir a programação referente à Europa, nomeadamente os nossos Circuitos Europeus e outras novidades referentes aos Grandes Destinos”, como Marrocos, Safaris (e combinados com praias do Índico), Emirados Árabes Unidos, Japão, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e as Praias do Índico – Zanzibar, Maurícia, Seicheles, Maldivas (e combinados com Dubai e Istambul).

Tiago Encarnação assegurou que a Lusanova continuará, em 2024, a focar a sua programação na organização de viagens culturais, quer para individuais, quer em grupo. Nesse sentido, “a nossa aposta em Portugal continuará a ser a Madeira, Açores e os nossos Circuitos Ibéricos. Já na Europa, iremos reforçar a nossa oferta de Circuitos Europeus”, sublinhou.

Quanto à oferta para fora da Europa, “continuaremos a apostar nos destinos asiáticos e no continente americano, sem esquecer África, que tem aumentado a sua procura nos últimos anos, nomeadamente ao nível dos safaris com combinados para as praias do Índico”, realçou o responsável.

O mercado aguarda outras novidades do operador turístico, que irão acontecer em relação a vários destinos, com especial enfoque na área das viagens culturais e temáticas.

Nos Grandes Destinos, segundo Tiago Encarnação, a novidade será o relançamento do destino China e o lançamento de novos itinerários para o Peru e Marrocos. Na Europa, a Lusanova irá ter mais oferta para a Suíça (Suíça e Áustria com guia em língua portuguesa + Suíça Encantada como produto premium), para a Alemanha haverá dois novos circuitos com guia em língua portuguesa e um novo destino – Carélia do Sul na Finlândia.

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QUADRANTE
O Quadrante apresenta no seu site toda a oferta em programação, havendo um ou outro destino, que se encontra em atualização. O operador turístico, conforme lembra o seu administrador, Jorge Andrade, “dedica-se exclusivamente a viagens de longo curso, predominando a viagem que oferece uma experiência de vida, num destino exótico a um cliente exigente. Nestes 28 anos tem sido esta a verdadeira essência da nossa empresa: propor novos desafios. Esta é a principal oferta em programação apresentada aos portugueses. Tendo esta ideia como base, nessas propostas encontra-se um segmento muito especial, as Luas-de-mel”, acentuou.

Jorge Andrade realça alguns destinos da programação para o próximo ano que mereceram recentemente um investimento por parte do operador, em visitas de inspeção, em reprogramação e por isso, “contamos que venham a ter um resultado melhor do que o anterior, compensando o investimento realizado”, nomeadamente, Africa do Sul, Moçambique e Botswana, Dubai e Sri Lanka.

No que toca a novidades, o empresário considera que, não passarão tanto em apresentar novas propostas em destinos, mas mais nos circuitos.

YOU – TOUR OPERATOR
A YOU – Tour Operator já tem praticamente toda a programação delineada para 2024, estando somente alguns destinos novos ainda em fase final de avaliação, como seja o caso da Arábia Saudita e algumas novas variantes na Ásia Central e no Sudoeste Asiático.

“Toda a nossa programação estará disponível exclusivamente no nosso site, excetuando alguma coisa, do tipo mono folhas, que se venha a fazer para a BTL”, explicou Jorge Cortes, product Manager do operador turístico.

E adiantou que “a nossa aposta continuará a ser principalmente nos destinos do Sudoeste Asiático, onde por tradição temos um bom volume de vendas, assim como a Ásia Central, onde tivemos um crescimento assinalável este ano, principalmente para o Uzbequistão, e ainda os circuitos nos Estados Unidos e Canadá. Relativamente a destinos de praia a aposta continua a ser nas Maldivas, Seychelles, Zanzibar e Indonésia (Bali, Gili e Lombok)”.

Em termos de novidades a YOU apresenta África do Sul, Madagáscar, Parques do Dubai e Abu Dhabi, Arábia Saudita (ainda em análise), Myanmar, Tailândia (com cruzeiro de quatro dias no rio Kwai), Taiwan, Bornéu, Canadá (Montanhas Rochosas) e Fiji.

Assim, “a programação será um pouco maior, não muito, atendendo aos destinos que tivemos de colocar offline devido ao conflito Israel-Palestina”, enfatiza Jorge Cortes.

TURANGRA
“Sendo que somos especialistas nos Açores, a nossa programação mantém-se regular de ano para ano, portanto a maioria da nossa programação para 2024 está pré-desenhada neste momento”, frisou João Costa, responsável Comercial da Turangra, que nos dá conta que, a programação em voos regulares já está toda na rua, mas ainda vão ser lançadas as propostas em lugares garantidos e os circuitos.

Em voos regulares TAP e Azores Airlines (tarifa operador), com partidas de Lisboa, Porto, Funchal ou Faro, disponíveis as seguintes operações até abril 2024 para as ilhas de São Miguel, Flores, Faial, Pico, Graciosa, São Jorge, Santa Maria e Terceira.

Considerando estes destinos, há ainda os combinados, multi-ilha: São Miguel com Faial / Flores / Pico / Sta. Maria, Ilha Terceira com Graciosa / Pico / S. Jorge / S. Miguel, e Faial com Flores.

As apostas para 2024 passarão, segundo o responsável, por dois tipos de produtos, pelos quais a Turangra é vastamente reconhecida no mercado: “os nossos combinados de diversas ilhas e o nossos circuitos”, para acrescentar que “tentamos sempre inovar no produto que disponibilizamos às agências de viagem dentro do nosso arquipélago e é nisso que nos vamos focar em 2024”.

A capacidade da oferta, disse, será em linha com o que foi disponibilizado no ano passado, podendo haver um incremento conforme a procura.

*Poderá ler todo o dossier na edição 1500 do jornal Publituris
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O operador turístico Soltour comunicou ao mercado que reservar com antecedência é o seu novo ‘last minute”, campanha disponível até 18 de fevereiro, e que oferece descontos adicionais aos já existentes, além de benefícios como estadias gratuitas para crianças em hotéis selecionados.

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O operador turístico facilita o planeamento das férias de verão com descontos extra e vantagens especiais, incentivando a reserva antecipada, para lembrar que, perante os elevados níveis de ocupação em hotéis e voos, reservar férias com antecedência tornou-se uma prioridade para os viajantes que procuram os melhores preços e maior disponibilidade nos destinos mais procurados.

Esta iniciativa permite planear as férias com preços exclusivos e vantagens especiais, incluindo estadias gratuitas para crianças em hotéis selecionados. Além disso, a campanha incentiva a cultura de planeamento antecipado, assegurando maior disponibilidade de lugares nos destinos mais procurados e promovendo um turismo mais organizado e sustentável.

María José Vallejo, Head of Product Department para o mercado português defende que, num contexto de elevada procura e ocupação, “reservar com tempo não só garante as melhores condições, como também permite um planeamento tranquilo das férias, para adiantar que a proposta do operador turístico “facilita esta transição, oferecendo vantagens económicas e operacionais a partir dos dois principais aeroportos de Portugal”.

Para quem deseja explorar as ilhas espanholas, a Soltour disponibiliza voos diretos de Lisboa e do Porto para Ibiza, Menorca, Maiorca e Tenerife, garantindo ligações regulares para alguns dos destinos balneares mais procurados pelos portugueses. Além disso, os passageiros que partem do Porto terão ainda voos diretos para Almería e para a Costa Dourada (Reus), uma nova operação da Soltour para 2025.

No Mediterrâneo, o operador turístico reforça a sua oferta com operações estratégicas para a Tunísia, incluindo Djerba e Monastir a partir do Porto e Enfidha a partir de Lisboa. O norte de África contará ainda com voos diretos do Porto para Saïdia.

Na Europa Central, a Soltour aposta em dois destinos emergentes: Albânia e Eslovénia, com operações diretas a partir de Lisboa e do Porto, enquanto Cabo Verde mantém-se como uma das grandes apostas, com voos diretos de Lisboa e do Porto para a Ilha do Sal e Boa Vista.

Nas Caraíbas, um dos destinos de eleição da Soltour, os passageiros poderão contar com voos diretos a partir de Lisboa para Punta Cana (abril a outubro), La Romana (junho a setembro), Cayo Santa María, em Cuba (abril a setembro), e Varadero, em Cuba (maio a setembro). Além disso, o operador continuará a deter a operação exclusiva para Samaná, com voos diretos entre junho e agosto.

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A próxima edição do Publituris faz capa com a entrevista a Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. Além disso, viajámos até Dakhla, entrevistámos o CEO da Euroairlines e dedicamos o dossier às Companhias Aéreas.

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A entrevista a Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, faz capa da nova edição do Publituris. A responsável pela área da formação do Turismo de Portugal faz o ponto da situação dos projetos que estão a ser desenvolvidos nas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, iniciativas que, conforme afirmou, “refletem o compromisso em preprar os profissionais para os desafios atuais e futuros, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor. Catarina Paiva avança ainda que “estamos permanentemente atentos às necessidades de mercado para poder dar respostas alinhadas com o que os profissionais e empresas precisam”.

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Esta edição do Publituris divulga, novamente, a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”.

Com 89 nomeados, as 15 categorias são: Melhor Operador Turístico, Melhor Agência Corporativa, Melhor Consolidador, Melhor DMC, Melhor Distribuidor B2B, Melhor GSA Aviação, Melhor Sistema Global de Distribuição, Melhor Empresa de Gestão Hoteleira, Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira, Melhor Startup, Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo, Melhor Formação Turismo, Melhor Parceiro Segurador, Melhor Empresa de Organização de Eventos, Melhor Venue para Eventos e Congressos, existindo ainda a categoria de Personalidade do Ano, prémio atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, a 12 de março, a partir das 11h00.

Dakhla
Situada no sul de Marrocos, Dakhla é onde o mar beija o deserto, numa dança mágica, revelando-se como um destino de sonho para os amantes da natureza, da aventura e do bem-estar. O Publituris foi visitar a região a convite do Turismo de Marrocos.

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No ano em que celebra o 25.º aniversário, a Euroairlines registou um incremento de 150% na faturação, ultrapassando os 12 milhões de euros. Na FITUR, o Publituris conversou com Antonio López-Lázaro, CEO da companhia, que revelou que o objetivo é duplicar as receitas já em 2025.

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Em 2024, a procura por transporte aéreo manteve-se em alta e assim deve continuar no próximo verão IATA, esperam as companhias aéreas que operam em Portugal e que anteveem um verão de oportunidades, apesar das incertezas económicas e outros desafios que devem marcar a próxima época alta da aviação, que vigora entre 30 de março e 25 de outubro.

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Com a estrutura de mercado a ser igual a 2024, os EUA lideram com 29%, seguidos do mercado nacional (19%) e Reino Unido.

No que diz respeito ao desempenho por regiões, é a Madeira que lidera, com um crescimento de 29%, em janeiro de 2025 face ao mesmo mês de 2024, seguindo-se o Porto (+16%) e o Norte (+14%).

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Sevenair retoma voos Bragança-Portimão a 19 de fevereiro

Os voos da Sevenair na rota Bragança/Vila Real/Viseu/Portimão/Cascais vão contar com uma frequência diária, entre segunda-feira e sábado, até março, passando a duas ligações aéreas por dia entre abril e outubro.

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A Sevenair vai retomar, a 19 de fevereiro, os voos entre Bragança e Portimão, com escala em Cascais, informou a empresa que realiza os voos, após o Tribunal de Conta ter dado visto prévio ao contrato assinado entre o Estado e a Sevenair.

Os voos Bragança/Vila Real/Viseu/Portimão/Cascais vão contar com uma frequência diária, entre segunda-feira e sábado, até março, passando a duas ligações aéreas por dia entre abril e e outubro.

“Decorrente do contrato de concessão, válido por quatro anos, a Sevenair vai retomar os voos diários de segunda a sábado até março, duplicando a frequência entre abril e outubro, reforçando assim a oferta de operação num período de maior procura”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela Sevenair.

Na informação divulgada, a empresa explica que “o Governo viu-se na obrigação de recorrer a um novo ajuste direto com vista a garantir a continuidade da rota”, uma vez que houve vários atrasos após o lançamento do concurso público.

“Uma vez que ainda era necessário regularizar a dívida financeira, a Sevenair decidiu suspender as ligações entre Bragança e Portimão a partir de 1 outubro, data em que terminou o segundo ajuste direto realizado com a companhia para que pudesse assegurar a rota”, explica ainda a Sevenair.

Recorde-se que o anterior contrato entre o Estado e a Sevenair decorreu entre março de 2019 e fevereiro de 2022, tendo sido prorrogado até fevereiro de 2024.

 

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Edição Digital

Edição Digital: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal) Dakhla, Euroairlines e dossier companhias aéreas

A próxima edição do Publituris faz capa com a entrevista a Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. Além disso, viajámos até Dakhla, entrevistámos o CEO da Euroairlines e dedicamos o dossier às Companhias Aéreas.

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A entrevista a Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, faz capa da nova edição do Publituris. A responsável pela área da formação do Turismo de Portugal faz o ponto da situação dos projetos que estão a ser desenvolvidos nas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, iniciativas que, conforme afirmou, “refletem o compromisso em preprar os profissionais para os desafios atuais e futuros, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor. Catarina Paiva avança ainda que “estamos permanentemente atentos às necessidades de mercado para poder dar respostas alinhadas com o que os profissionais e empresas precisam”.

Prémios
Esta edição do Publituris divulga, novamente, a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”.

Com 89 nomeados, as 15 categorias são: Melhor Operador Turístico, Melhor Agência Corporativa, Melhor Consolidador, Melhor DMC, Melhor Distribuidor B2B, Melhor GSA Aviação, Melhor Sistema Global de Distribuição, Melhor Empresa de Gestão Hoteleira, Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira, Melhor Startup, Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo, Melhor Formação Turismo, Melhor Parceiro Segurador, Melhor Empresa de Organização de Eventos, Melhor Venue para Eventos e Congressos, existindo ainda a categoria de Personalidade do Ano, prémio atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, a 12 de março, a partir das 11h00.

Dakhla
Situada no sul de Marrocos, Dakhla é onde o mar beija o deserto, numa dança mágica, revelando-se como um destino de sonho para os amantes da natureza, da aventura e do bem-estar. O Publituris foi visitar a região a convite do Turismo de Marrocos.

Euroairlines
No ano em que celebra o 25.º aniversário, a Euroairlines registou um incremento de 150% na faturação, ultrapassando os 12 milhões de euros. Na FITUR, o Publituris conversou com Antonio López-Lázaro, CEO da companhia, que revelou que o objetivo é duplicar as receitas já em 2025.

Dossier: Companhias Aéreas
Em 2024, a procura por transporte aéreo manteve-se em alta e assim deve continuar no próximo verão IATA, esperam as companhias aéreas que operam em Portugal e que anteveem um verão de oportunidades, apesar das incertezas económicas e outros desafios que devem marcar a próxima época alta da aviação, que vigora entre 30 de março e 25 de outubro.

O próximo verão IATA vai, de resto, ficar marcado pela abertura de várias rotas e pelo aumento de capacidade de muitas das companhias aéreas que operam em Portugal. O Publituris conta tudo.

Pulse Report
O Publituris PULSE Portugal, uma parceria entre o Publituris e a Guestcentric, mostra que a evolução da procura no mês de janeiro de 2025 apresenta-se como a maior de sempre em termos de reservas em noites, com +7% face a janeiro de 2024.

Com a estrutura de mercado a ser igual a 2024, os EUA lideram com 29%, seguidos do mercado nacional (19%) e Reino Unido.

No que diz respeito ao desempenho por regiões, é a Madeira que lidera, com um crescimento de 29%, em janeiro de 2025 face ao mesmo mês de 2024, seguindo-se o Porto (+16%) e o Norte (+14%).

Já nas expectativas de fevereiro, é o Norte que lidera, com um crescimento de 51% face a fevereiro de 2024, seguindo-se o Algarve (+37%) e o Alentejo (+19%).

Opiniões
As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) – “A agenda da sustentabilidade”; Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP) – “Turismo: O melhor ‘destino’ para o amor”; Tiago Afonso Pais (NAU São Rafael Suites) – “Como combater a sazonalidade e manter a qualidade da oferta?”; e Pedro Castro (SkyExpert) – “Não nos SAFamos”.

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Meeting Industry

XII Workshops Internacionais do Turismo Religioso a 6 e 7 de março em Fátima e Guarda

Os Workshops Internacionais do Turismo Religioso, que regressam a Fátima e à Guarda, na sua 12ª edição, nos dias 6 e 7 de março, começam com uma conferência, cuja abertura contará com intervenções do padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, Purificação Reis, presidente da ACISO, Francisco Calheiros, presidente da CTP, Luís Albuquerque, presidente da CM de Ourém, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

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O IWRT – International Workshops on Religious Tourism é o evento de referência para profissionais do setor do Turismo Religioso que pretendam reforçar a internacionalização do seu negócio. Estes workshops internacionais são uma plataforma que reúne operadores turísticos internacionais, dos diferentes continentes, com empresários do setor, e que anualmente, decorrem em Fátima e na Guarda.

Para além dos encontros B2B, os workshops contam, habitualmente, com uma conferência. Nesta edição, terá lugar uma conferência inter-religiosa cujo tema central será “Turismo Religioso como Caminho de Paz e Fraternidade Humana”, que contará com a participação dos representantes: da Igreja Católica, Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima; do Judaísmo, Isaac Assor, Ex -vice -presidente da Comunidade Judaica de Lisboa, desenvolve atividade no setor do turismo; do Budismo, Paulo Borges, ex-presidente da União Budista Portuguesa e professor de Filosofia da Religião na Universidade de Lisboa; do Hinduísmo, Shiv Kumar Singh, presidente da Associação Casa da Índia e diretor do Centro de Estudos Indianos; da Igreja Evangélica, Sandra Reis, presidente da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal; e do Islão,  Abdullah Seedat, imã da Comunidade Islâmica de Palmela.

O IWRT reúne em Fátima e na Guarda, cerca de 130 operadores turísticos internacionais especializados em outgoing, de mais de 30 diferentes países, daí que, de acordo com a ACISO, entidade que os promove, participar oferece a oportunidade de realizar dois dias de reuniões de contactos de negócio, criar conexões valiosas, estabelecer parcerias e ampliar a rede de contactos.

O programa do evento conta com a realização de conferências / painéis de discussão com especialistas que darão insights sobre as últimas tendências, inovações e desafios no turismo religioso, ferramentas consideradas valiosas para atualizar estratégias de negócio, e uma oportunidade de gerar novas oportunidades de negócio e aumentar a visibilidade das marcas presentes.

Continuando o Turismo Religioso a ser um dos segmentos com grande potencial de crescimento dentro da indústria do turismo, participar no IWRT permite explorar novas oportunidades do mercado de forma a que se adapte às necessidades dos atuais viajantes que procuram experiências espirituais e culturais autênticas.

Os objetivos são: fomentar uma bolsa de contactos de negócios entre os participantes; promover Portugal, a nível internacional, como destino privilegiado em Turismo Religioso; e reforçar a relevância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial.

Destina-se a operadores turísticos internacionais e nacionais, empresários do setor da Hotelaria e Turismo, bem como a líderes de opinião e outros profissionais do trade.

 

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MSC World America

Transportes

MSC Cruzeiros soma 52.699 passageiros em 2024 e atinge quota de mercado de 64,8% em Portugal

A MSC Cruzeiros terminou o ano de 2024 com um total de 52.699 passageiros em cruzeiros regulares, o que corresponde a um aumento de 5,4% face ao ano de 2023 e a uma quota de mercado de 64,8% em Portugal, segundo comunicado da companhia.

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A MSC Cruzeiros terminou o ano de 2024 com um total de 52.699 passageiros em cruzeiros regulares, o que corresponde a um aumento de 5,4% face ao ano de 2023 e a uma quota de mercado de 64,8% em Portugal.

“Este resultado demonstra a forte preferência dos portugueses pelos cruzeiros da MSC, que oferece uma variedade de destinos e experiências a bordo de seus navios modernos e luxuosos”, congratula-se a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, os resultados superaram as expectativas da companhia de cruzeiros, que atingiu “todos os objetivos previstos para este ano”.

“É com grande satisfação que temos vindo a ter um crescimento consistente no número de passageiros, superando as expetativas e consolidando a nossa posição como líderes de mercado. O ano de 2024 não foi exceção e voltámos a atingir todos os objetivos previstos para este ano e continuámos a inovar e a apresentar cada vez mais novidades”, afirma o responsável.

Eduardo Cabrita destaca os cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa no verão como um dos pontos altos da MSC Cruzeiros em 2024, assim como os cruzeiros com partida e chegada ao Funchal no inverno, além das escalas inaugurais do MSC Euribia em Lisboa e no Funchal e do MSC Virtuosa em Ponta Delgada.

Os cruzeiros portugueses, acrescenta o responsável, estiveram entre os mais procurados no mercado nacional, com destaque para os itinerários Lisboa-Lisboa, assim como para os itinerários no Mediterrâneo, o que, atribui Eduardo Cabrita, se deve à “proximidade geográfica”.

“Os cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal têm vindo a apresentar números muito positivos e tem sido um produto muito apreciado especialmente pelos madeirenses. Ainda assim, nos últimos anos temos assistido a um crescimento acentuado na procura por regiões como o Norte da Europa e as Caraíbas que têm vindo a representar uma fatia cada vez maior nas nossas vendas”, refere ainda o diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Além disso, o responsável considera que também os eventos comerciais, como a BTL, o MSC All-Stars at the Sea e o roadshow da companhia, foram importantes para os resultados alcançados.

Otimismo em alta para 2025

Os bons resultados de 2024 dão otimismo à MSC Cruzeiros quanto a 2025, com Eduardo Cabrita a admitir que a companhia de cruzeiros quer “continuar a crescer”, de forma a consolidar a sua posição no mercado.

“As expetativas são sempre muito elevadas e queremos continuar a crescer, consolidando a nossa posição no mercado, pelo que esperamos que 2025 seja um ano ainda melhor em termos de número de passageiros e a chegada do MSC World America irá certamente ajudar nessa tendência de crescimento”, avança o responsável.

Para 2025, garante o diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, a companhia de cruzeiros vai voltar a contar com “cruzeiros imperdíveis para todos os gostos”, seja “embarcando à porta de casa com os cruzeiros portugueses, descobrindo a beleza das ensolaradas Caraíbas e do cativante Mediterrâneo ou do deslumbrante Norte da Europa”.

 

 

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Conteúdo da Air Canada chega à plataforma NDC da APG

O conteúdo completo da Air Canada passou a estar disponível na Plataforma APG, esperando-se que, nos próximos meses, seja também possível “alterar um itinerário pós-reserva”.

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O conteúdo completo da Air Canada passou a estar disponível na plataforma NDC da APG, numa novidade que foi possível graças a uma parceria entre a rede de representação de companhias aéreas e a companhia aérea canadiana.

“A APG está feliz com a parceria com a Air Canada, a maior companhia aérea do Canadá, para estender a oferta na América do Norte às nossas mais de 2.000 agências de viagens parceiras em todo o mundo. Toda a amplitude do conteúdo da Air Canada está disponível através da nossa Plataforma NDC, e mais funcionalidades virão nos próximos meses”, afirma Héloïse Parrain, diretora da Plataforma APG.

Ao abrigo desta parceria, a APG Platform e a Air Canada “fornecem uma solução de compras e reservas de ponta a ponta para milhares de agências de viagens em 140 países, incluindo a possibilidade de reservar sem compra imediata e gerir operações pós-venda, tais como cancelamentos, reembolsos e anulações”.

Além disso, também é possível adicionar serviços auxiliares (assentos, refeições, etc.) durante o processo de reserva, prevendo-se que a possibilidade de alterar um itinerário pós-reserva na Plataforma APG venha a estar “disponível nos próximos meses”.

Recorde-se que a Plataforma APG é dedicada à emissão de bilhetes e pode ajudar os agentes de viagens a gerar receitas adicionais, alargando o seu catálogo e vendendo acessórios aéreos e não aéreos combinados.

“De forma única, a Plataforma APG é promovida e apoiada em mais de 150 países pela Rede APG. A plataforma APG está sob a mais recente tecnologia XML e segue todos os padrões IATA”, acrescenta a rede de representações, em comunicado.

 

 

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INE confirma crescimento de 4,3% nos aeroportos nacionais em 2024

Dados divulgados esta quinta-feira, 13 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam que os aeroportos portugueses cresceram, no ano passado, 4,3%, somando 70,4 milhões de passageiros, com destaque para o Aeroporto de Lisboa, que bateu um novo recorde, com 35,1 milhões de passageiros processados.

Inês de Matos

No ano passado, os aeroportos nacionais movimentaram 70,4 milhões de passageiros, num crescimento de 4,3% face a 2023, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE), cujos dados foram revelados esta quinta-feira, 13 de fevereiro.

Os dados do INE confirmam os números que já tinham sido avançados no início da semana pela Vinci Airports, concessionária dos aeroportos nacionais, que indicavam que os aeroportos geridos pela empresa tinham movimentado 69,1 milhões de passageiros, num aumento de 4,3%.

Além do crescimento dos passageiros, também o número de aeronaves que passaram pela infraestruturas aeroportuárias portuguesas em voos comerciais cresceu 0,9%, num total de 245,9 mil aviões.

Por aeroportos, foi por Lisboa que passou a maioria dos passageiros, já que o Aeroporto Humberto Delgado movimentou 49,8% do total de passageiros, somando um novo recorde de 35,1 milhões de passageiros processados, o que também traduz um crescimento de 4,3% face ao ano anterior.

Já o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, concentrou 22,6% do total de passageiros movimentados, chegando aos 15,9 milhões, num crescimento de 4,8% comparativamente a 2023, enquanto o Aeroporto de Faro apresentou um aumento de 2,0% no movimento de passageiros, totalizando 9,8 milhões.

O INE diz que o “ranking dos cinco principais países de origem e de destino dos voos não registou alterações face ao ano anterior”, com o Reino Unido a manter-se como “o principal país de origem e de destino dos voos”, com um  crescimento de 1,4% no número de passageiros desembarcados e 1,3% no número de passageiros embarcados.

Já França foi, segundo o INE, o segundo país do ranking, ainda que se tenha verificado decréscimos de 3,3% no número de passageiros desembarcados e 3,6% no número de passageiros embarcados, seguindo-se Espanha, a Alemanha e Itália.

Dezembro foi contribuição positiva para o acumulado de 2024

Os dados do INE mostram ainda que também o mês de dezembro trouxe boas notícias aos aeroportos nacionais, que movimentaram 4,7 milhões de passageiros, num aumento de 3,9% face a dezembro de 2023.

“Desde o início de 2024 verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. Em dezembro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de cerca de 78 mil passageiros, valor superior em 2,8% ao registado em dezembro de 2023 (75,9 mil)”, lê-se no comunicado do INE.

Em dezembro, refere também o INE, os aeroportos nacionais receberam ainda 17,5 mil aeronaves em voos comerciais, o que traduz uma subida de 0,7% face a mês homólogo do ano anterior.

Quanto aos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em dezembro, 82,8% corresponderam a tráfego internacional, o que corresponde a dois milhões de passageiros e a um aumento de 3,5% face a dezembro de 2023.

Entre os passageiros desembarcados em Portugal, 67,8% eram provenientes do continente europeu, o que traduz um crescimento de 2,1%, com o continente americano a afirmar-se como a segunda origem, representando 9,7% do total e depois de um crescimento de 6,0%.

Já no que diz respeito aos passageiros embarcados em território nacional, 81,5% corresponderam a tráfego internacional, num total de 1,8 milhões de passageiros e com um crescimento de 6,5%, sendo que 64,8% desses passageiros tinham como destino a Europa, o que pressupõe um aumento de 4,6% face a dezembro de 2023. Os aeroportos americanos foram igualmente o segundo destino dos passageiros embarcados, correspondendo a 10,5% do total e com uma subida de 10,5%.

 

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Agenda

Showcase Piauí Lisboa 2025 acontece a 11 de março

Este evento foi criado especialmente para agentes de viagens e operadores de turismo que desejem explorar o melhor do estado brasileiro do Piauí, através de sua história, cultura vibrante, paisagens fascinantes.

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O Showcase Piauí Lisboa 2025, que acontece no dia 11 de março, das 19:00 às 22:30, no Epic Sana Marquês Hotel, é uma organização da VBRATA (Visit Brazil Travel Association) em parceria com o governo do Piauí, através do Sebrae do Piauí e da Secretaria de Turismo do Estado.

A organização promete conexão com profissionais do setor numa dinâmica de networking, possibilitando aos profissionais portugueses mergulhar na cultura do Piauí e enriquecer os seus conhecimentos numa noite de informação, degustando sabores autênticos daquele estado do Nordeste brasileiro.

 

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Emprego e Formação

Alunos das Escolas do Turismo de Portugal vão participar em encontros europeus

Quase quatro dezenas de alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal vão representar o nosso país em duas competições internacionais de hotelaria e turismo, que terão lugar em novembro próximo.

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A seleção decorre do facto de terem sido os melhores do concurso nacional Interescolas, iniciativa do Turismo de Portugal, que decorreu entre 5 e 7 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e que reuniu 150 participantes que competiram em 13 especialidades.

Os 39 apurados vão agora defender as cores nacionais nos Encontros Europeus da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo), que se realizam no mês de novembro em Västeras, Suécia, e na Conferência Anual da EURHODIP (Associação Internacional para a Promoção da Formação em Hotelaria e Turismo), que terá lugar em Llandudno, País de Gales.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, lembra que “esta competição não só celebra o talento emergente, como reforça o compromisso das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal em formar profissionais de excelência, preparados para os desafios do setor”, para avançar que, além de reconhecer o mérito dos participantes, este evento “é um incentivo à inovação e à valorização das profissões do turismo, fundamentais para a competitividade e sustentabilidade do destino Portugal.”

 

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