Setor das viagens e turismo dá cada vez mais emprego a mulheres e jovens, revela a WTTC
O setor das viagens e turismo está a proporcionar cada vez mais oportunidades de emprego a mulheres e jovens em todo o mundo, revela uma nova pesquisa da WTTC e do Centro Global de Turismo Sustentável (STGC).
Publituris
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
O relatório mostra que o setor do turismo empregou diretamente um número crescente de mulheres entre 2010 e 2019, passando de 38,6 milhões para 47,8 milhões, um aumento de 24%, tendo concluído também que a hotelaria é o principal empregador de mulheres no setor, representando mais de 50%
Por sua vez, os jovens trabalhadores são apresentados como um componente importante da força de trabalho das viagens e turismo, representando 15% de todos os empregos no setor em 2010 e 2021. A percentagem de trabalhadores jovens no emprego global caiu de 16,5% em 2010 para 12,5% em 2021, destacando a importância das viagens e turismo para o emprego jovem.
Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC referiu que, pela primeira vez, “podemos mostrar que o setor tem um impacto incrivelmente positivo a nível global, apoiando mais empregos com salários elevados, condições de concorrência equitativas para as mulheres e proporcionando empregos de longo prazo, sustentáveis e economicamente atrativos para jovens em todo o mundo”.
O relatório revela que as viagens e turismo empregavam uma percentagem ligeiramente superior de mulheres em comparação com outros sectores a nível mundial em 2021 (39,3% em comparação com uma média de 39,2%).
A parcela de mulheres que trabalham em viagens e turismo em África tem aumentado desde 2010 e o emprego feminino em toda a economia do Médio Oriente também cresceu significativamente.
A pesquisa destaca o crescimento consistente e constante de jovens empregados diretamente pelo setor na última década, com um total de 39,7 milhões de empregos em todo o mundo em 2019, um aumento de 28% desde 2010. No entanto, este número foi significativamente afetado pela COVID-19, onde o emprego jovem caiu 27%.