Setor das viagens e turismo dá cada vez mais emprego a mulheres e jovens, revela a WTTC
O setor das viagens e turismo está a proporcionar cada vez mais oportunidades de emprego a mulheres e jovens em todo o mundo, revela uma nova pesquisa da WTTC e do Centro Global de Turismo Sustentável (STGC).

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O relatório mostra que o setor do turismo empregou diretamente um número crescente de mulheres entre 2010 e 2019, passando de 38,6 milhões para 47,8 milhões, um aumento de 24%, tendo concluído também que a hotelaria é o principal empregador de mulheres no setor, representando mais de 50%
Por sua vez, os jovens trabalhadores são apresentados como um componente importante da força de trabalho das viagens e turismo, representando 15% de todos os empregos no setor em 2010 e 2021. A percentagem de trabalhadores jovens no emprego global caiu de 16,5% em 2010 para 12,5% em 2021, destacando a importância das viagens e turismo para o emprego jovem.
Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC referiu que, pela primeira vez, “podemos mostrar que o setor tem um impacto incrivelmente positivo a nível global, apoiando mais empregos com salários elevados, condições de concorrência equitativas para as mulheres e proporcionando empregos de longo prazo, sustentáveis e economicamente atrativos para jovens em todo o mundo”.
O relatório revela que as viagens e turismo empregavam uma percentagem ligeiramente superior de mulheres em comparação com outros sectores a nível mundial em 2021 (39,3% em comparação com uma média de 39,2%).
A parcela de mulheres que trabalham em viagens e turismo em África tem aumentado desde 2010 e o emprego feminino em toda a economia do Médio Oriente também cresceu significativamente.
A pesquisa destaca o crescimento consistente e constante de jovens empregados diretamente pelo setor na última década, com um total de 39,7 milhões de empregos em todo o mundo em 2019, um aumento de 28% desde 2010. No entanto, este número foi significativamente afetado pela COVID-19, onde o emprego jovem caiu 27%.