Grupo Lufthansa encomenda 80 novas aeronaves com mais 120 opções de compra
O Grupo Lufthansa vai adquirir um total de 80 aeronaves de curto e médio curso (40 Airbus A220-300 e igual número de Boeing 737-8 MAX), anunciando ainda a opção de compra para mais 120 aviões dos dois fabricantes.
Victor Jorge
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O Grupo Lufthansa irá comprar 40 Airbus A220-300 e igual número de Boeing 737-8 MAX. O grupo de transporte aéreo alemão não se fica, contudo, por aqui, anunciando, igualmente, opções de compra para mais 20 Airbus A220-300, 60 Boeing 737-8 MAX e 40 aeronaves adicionais da família A320.
De acordo com o comunicado que anuncia esta aquisição por parte do Grupo Lufthansa fica-se também a saber que o valor desta encomenda ascende a nove mil milhões de dólares (cerca de 8,2 mil milhões de euros,) sendo que as entregas estão programas para se iniciarem em 2026 até 2032.
Detlef Kayser, membro do Conselho Executivo para Frota e Tecnologia, refere que, “com este pedido de aeronaves, estamos a acelerar a maior modernização de frota na história da nossa empresa. Isto aumenta a nossa lista de encomendas de cerca de 200 aeronaves para 280 – além de 120 opções de compra para aeronaves ultramodernas adicionais de curto e médio curso”.
Kayser frisa ainda que “as novas e ultramodernas aeronaves oferecem aos nossos passageiros conforto adicional; são mais silenciosas, mais económicas, mais eficientes e emitem até 30% menos CO2 do que os seus modelos antecessores. A encomenda é uma expressão da capacidade da nossa companhia aérea de investir no futuro e mostra que estamos à altura da nossa responsabilidade de reduzir as nossas emissões de CO2”.
Segundo o grupo, os A220 serão utilizados pela recém-fundada companhia aérea Lufthansa City Airlines e operarão em rotas curtas de Frankfurt e Munique, sendo que a primeira aeronave deverá ser entregue em 2026.
Já quanto aos Boeing 737-8 MAX, trata-se do desenvolvimento e a 4.ª geração da aeronave comercial que terá 190 assentos nas classes executiva e económica, estando a primeira entrega prevista para o terceiro trimestre de 2027. Dado que o caminho de crescimento planeado para a Lufthansa Airlines, incluindo a Lufthansa City Airlines e a SWISS, já é apoiado por encomendas de aeronaves, o Boeing 737 MAX será utilizado numa das outras operações de voo do Grupo Lufthansa, referindo o grupo que “a decisão sobre esta matéria será tomada posteriormente”.
Além das encomendas confirmadas, o Grupo Lufthansa garantiu mais 40 opções de compra para aeronaves da família A320. As companhias aéreas do Grupo Lufthansa voam atualmente cerca de 450 aeronaves desta série de modelos e são, portanto, a base no setor de curto e médio curso. 71 A320neo e A321neo já encomendados serão entregues nos próximos anos.