“Queremos atrair três milhões de visitantes anuais até 2030”
Localizado na foz do Golfo Pérsico, a oferta turística do Emirado de Ras Al Khaimah vai desde locais culturais a turismo de aventura, passando por retiros de luxo e resorts de praia familiar all-inclusive. O destino que atualmente oferece 50 hotéis, com mais de 8.000 quartos, tem já em pipeline mais 23 novas propriedades, com 7.483 quartos – um crescimento de 80% em relação à capacidade atual.
Carla Nunes
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Um destino que reúne praia, deserto e montanha. Assim se descreve Ras Al Khaimah, um dos Emirados integrante dos Emirados Árabes Unidos (EAU) que pretende responder às várias exigências dos turistas de lazer, “quer estejam à procura de aventura ou cultura, diversão em família ou relaxamento luxuoso”. As palavras são de Iyad Rasbey, vice-presidente de desenvolvimento do turismo de destino na Autoridade de Desenvolvimento do Turismo de Ras Al Khaimah, que o jornal Publituris teve a oportunidade de entrevistar no âmbito de uma Fam Trip da Solférias a Ras Al Khaimah.
Mais do que utilizar a natureza como um trunfo para atrair visitantes, o destino está também empenhado na captação do mercado de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE), além de querer afirmar-se como destino internacional para casamentos, “como parte da estratégia de diversificação do Emirado”. O objetivo é claro: captar três milhões de visitantes anuais até 2030.
Que oferta turística têm em Ras Al Khaimah?
Ras Al Khaimah tem muito para oferecer aos viajantes que valorizam diversas experiências. Desde locais culturais a aventuras cheias de adrenalina, passando por retiros de luxo e resorts de praia familiar all-inclusive, Ras Al Khaimah consegue responder a uma vasta gama de interesses. É também um destino que pode ser visitado todo o ano e uma escapadela de verão perfeita, sendo agosto um dos meses mais importantes em termos de chegada de visitantes.
Este Emirado oferece uma cena cultural com mais de 7.000 anos de património para explorar em 1.000 pontos arqueológicos e 65 fortalezas. Na verdade, quatro destes locais – Julphar, Shimal, Dhayah e Al Jazeerah Al Hamra – foram reconhecidos na lista provisória da UNESCO de World Heritage Sites. Também temos experiências culturais únicas como a Suwaidi Pearls, que permite aos visitantes mergulhar na antiga arte de cultivar pérolas na única quinta de pérolas cultivadas dos Emirados Árabes Unidos (EAU), bem como atividades de aventura em Jebel Jais, onde se encontra a maior tirolesa do mundo, a Jais Flight.
O que distingue este destino dos restantes Emirados?
Ras Al Khaimah está posicionado como o Emirado da natureza devido à sua topografia diversificada, o que nos distingue. Ao mesmo tempo, [Ras Al Khaimah] complementa na perfeição outros destinos nos EAU e na região mais alargada dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). Somos conhecidos pela nossa natureza, lazer aventureiro e ofertas autênticas.
As atividades de aventura ao ar livre também são um cartão de visita deste Emirado. A uma imponente altura de 1,934 metros as Jebel Jais, as montanhas mais altas dos EAU, oferecem atividades para todas as idades. O Jais Adventure Park inclui o Jebel Jais Flight, a tirolesa mais longa do mundo; o Jais Sky Tour, seis tirolesas que se estendem por cinco quilómetros; e o Jais Sledder, o passeio de tobogã mais longo do Médio Oriente. Jebel Jais é também a casa do primeiro Bear Grylls Explorers Camp da região, onde os hóspedes podem dominar técnicas de sobrevivência e embarcar numa aventura única. É também aqui que se pode encontrar o restaurante mais alto dos EAU, o 1484 by Puro, que oferece vistas sobre o Emirado e o Golfo Árabe. A montanha alberga também o parque de campismo mais alto dos EAU, o Camp 1770, com vistas panorâmicas sobre a montanha – o local perfeito para acampar quando se faz caminhadas pelos inúmeros trilhos de montanha do Emirado.
Ras Al Khaimah está também localizado nas proximidades de Musandam, em Omã, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar dois destinos durante a sua visita.
O mercado português assistiu a um crescimento de 31% no número de visitantes registado nos primeiros seis meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado
Os públicos de Ras Al Khaimah
Que tipo de público vos visita?
Embora Ras Al Khaimah seja maioritariamente um destino de lazer, somos populares entre vários tipos de visitantes em termos de nacionalidades, idades e interesses, uma vez que temos várias atividades e sítios para explorar. Quer estejam à procura de aventura ou cultura, diversão em família ou relaxamento luxuoso, Ras Al Khaimah tem realmente tudo.
Quais são os principais mercados para este destino?
Estamos a fazer esforços significativos para atrair turistas de todo o mundo, com o Emirado a registar um aumento constante do número de visitantes de ano para ano. Os principais mercados de origem incluem a Alemanha, o Reino Unido, a Índia, a República Checa, os países nórdicos e os países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
O que é que estes visitantes procuram em Ras Al Khaimah?
No que toca ao motivo pelo qual os viajantes internacionais vêm a Ras Al Khaimah, diria que uma das razões chave prende-se com a oportunidade de experienciar o turismo de luxo numa estância balnear de classe mundial num alojamento com tudo incluído. Também temos um número de atrações e atividades que são populares com os turistas globais, como é o caso de atividades ao ar livre como caminhadas, ciclismo de montanha e tirolesa, bem como experiências culturais, como locais históricos e museus. A reputação dos Emirados como um país seguro também é um fator significativo quando os turistas consideram destinos de viagem.
De um modo geral, o viajante atual valoriza a diversidade e o poder de escolha, procurando experiências novas e gratificantes em destinos menos explorados, onde possa mergulhar na cultura local.
Pretendem captar novos públicos?
Enquanto destino em crescimento, há muitos mercados emergentes que estamos a tentar atrair e que incluem Itália, Roménia, Eslováquia, Brasil, China e Hong Kong.
Mercado português no destino
Qual a importância do mercado português para Ras Al Khaimah?
O mercado português é cada vez mais importante para Ras Al Khaimah. Recentemente temos assistido a um crescimento rápido neste mercado e temos trabalhado ativamente para promover o nosso destino em Portugal. Estamos confiantes de que com as nossas parcerias estratégicas e iniciativas de marketing seremos capazes de desenvolver este mercado.
Têm ideia de quantos visitantes portugueses registaram no último ano ou nos últimos seis meses em Ras Al Khaimah?
Embora Portugal seja ainda um dos mercados emergentes para Ras Al Khaimah, estamos a assistir a um forte apelo deste mercado, com um crescimento de 31% no número de visitantes registado nos primeiros seis meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Como pretendem promover o destino em Portugal?
Com o objetivo de promover ainda mais o turismo de entrada proveniente de Portugal, estabelecemos uma parceria com a Solférias e participámos num roadshow com eles este ano. Mantemo-nos em constante diálogo com este operador turístico para promover o Emirado em Portugal e apoiar os nossos esforços contínuos através de roadshows e viagens de familiarização.