Grande Rota 22 das Aldeias Históricas de Portugal passa a ser ibérica
A GR22 – Grande Rota as Aldeias Históricas de Portugal vai passar a incluir também 13 municípios da Deputação de Cáceres, em Espanha, que lhe acrescentam 200 km no país vizinho.
Publituris
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
A GR22 – Grande Rota as Aldeias Históricas de Portugal cresceu e ganhou dimensão ibérica, passando a incluir também 13 municípios da Deputação de Cáceres, em Espanha, que lhe acrescentam 200 km no país vizinho, revelou a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT), durante um recente encontro da ERA Associação Europeia de Caminhada.
“A GR22 contava com cerca 600 km de extensão, distribuídos por 20 municípios, num percurso circular que unia as 12 Aldeias Históricas de Portugal, caminhos históricos e natureza em estado puro. Agora, a aventura envolve também o país vizinho: juntam-se a esta rota 13 municípios da Deputação de Cáceres, acrescentando mais de 200 km de território espanhol e inúmeras povoações históricas”, avança a associação, num comunicado enviado à imprensa após o encontro.
A GR22 totaliza agora aproximadamente 900 km de percurso, incluindo os cerca de 80 km na ligação de Portugal à fronteira com Espanha, numa “verdadeira vivência ibérica”.
“Agora, quem percorrer a GR22 vai passar não só pelas Aldeias Históricas de Portugal, âncoras deste percurso, como também lugares históricos em Espanha, tornando a experiência numa verdadeira vivência ibérica. São, no total, 111 localidades em Portugal e 36 em Espanha”, destaca a AHP – ADT.
A ampliação da rota surge ao abrigo do projeto POCTEP – Cooperação Transfronteiriça e implicou a assinatura de um protocolo com a Deputação de Cáceres que formaliza este projeto transfronteiriço, no âmbito do qual está prevista a mudança de nome desta rota, que passa a ser conhecida como “GR22 – Aldeias Históricas”.
A colaboração com Deputação de Cáceres prevê ainda o melhoramento do sistema de monitorização já existente na GR22, que passa a estar “mais alinhado com o racional estratégico da Rede dedicado à sustentabilidade”, nomeadamente através da “introdução de painéis fotovoltaicos para alimentar os contadores que viabilizam a contagem do número de passagens de aventureiros a pé ou de bicicleta”.
Recorde-se que a GR22 é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe (LQT), certificação que foi entregue pela primeira vez às Aldeias Históricas de Portugal pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada) em 2019 e que foi agora renovado até 2025, durante o encontro que se realizou no início do mês.
A European Ramblers Association certifica os melhores destinos de caminhada na Europa segundo critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionado ao utilizador, a qualidade do traçado, e a riqueza cultural e natural.