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Procura externa deverá manter crescimento, mas interna cai, revela Barómetro do IPDT

Os prognósticos para o turismo nacional apontam para uma estabilização da dinâmica do setor, perspetivando-se, contudo, um crescimento do mercado externo, contra a diminuição do mercado interno. As previsões são avançadas na 70.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT.

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Procura externa deverá manter crescimento, mas interna cai, revela Barómetro do IPDT

Os prognósticos para o turismo nacional apontam para uma estabilização da dinâmica do setor, perspetivando-se, contudo, um crescimento do mercado externo, contra a diminuição do mercado interno. As previsões são avançadas na 70.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT.

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O nível de confiança médio no desempenho do turismo nacional atingiu, em outubro de 2023, os 81 pontos, correspondendo a um ligeiro decréscimo em relação ao valor apresentado na edição passada do Barómetro do Turismo do IPDT. Alguns membros do painel antecipam um período de estabilização para a dinâmica do setor do turismo, em resultado da instabilidade e insegurança causadas pelas atuais conjunturas, nacionais e internacionais, de crise.

Neste sentido o IPDT prevê que, nos próximos meses, os resultados dos indicadores turísticos se “mantenham” (procura externa, atividade do turismo, investimento privado e público, carga fiscal, rentabilidade e endividamento das empresas e número de pessoas empregadas), apontando como “exceção” a procura turística interna que deverá “diminuir, à semelhança do ano anterior”.

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Relativamente à evolução dos mercados emissores, os resultados apontam para um crescimento mais significativo por parte dos mercados externos. 83% dos respondentes indicam que a procura turística externa deverá manter-se ou, mesmo, aumentar, esperando-se, assim, um crescimento do número de dormidas, receitas e RevPar com a chegada do Natal e fim de ano.

Mais de metade dos membros do painel que responderam a esta edição consideram que o mercado americano vai continuar a aumentar a procura por Portugal, em 2024. Recorde-se que, entre janeiro e agosto de 2023, o número de passageiros norte-americanos desembarcados no nosso país registou um acréscimo de 24%, em relação a 2022, segundo dados do Turismo de Portugal.

Relativamente à temática da sustentabilidade, mais de 50% dos membros que responderam afirmam que os turistas estão predispostos a adotar práticas sustentáveis, mesmo que estas impliquem a cobrança de uma taxa. “A promoção da sensibilização e a aposta na mobilidade verde são as principais soluções propostas para minimizar e colmatar alguns dos desafios impostos pelas alterações climáticas”, aponta o barómetro do IDPT.

António Jorge Costa, presidente do IPDT, refere que “os resultados globais desta edição comprovam, de um modo geral, um crescimento sustentado do setor, com boas perspetivas relativamente à procura turística externa, apesar de alguma preocupação derivada dos conflitos armados e das suas possíveis implicações para as viagens internacionais.”

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Showcase Piauí Lisboa 2025 acontece a 11 de março

Este evento foi criado especialmente para agentes de viagens e operadores de turismo que desejem explorar o melhor do estado brasileiro do Piauí, através de sua história, cultura vibrante, paisagens fascinantes.

O Showcase Piauí Lisboa 2025, que acontece no dia 11 de março, das 19:00 às 22:30, no Epic Sana Marquês Hotel, é uma organização da VBRATA (Visit Brazil Travel Association) em parceria com o governo do Piauí, através do Sebrae do Piauí e da Secretaria de Turismo do Estado.

A organização promete conexão com profissionais do setor numa dinâmica de networking, possibilitando aos profissionais portugueses mergulhar na cultura do Piauí e enriquecer os seus conhecimentos numa noite de informação, degustando sabores autênticos daquele estado do Nordeste brasileiro.

 

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Alunos das Escolas do Turismo de Portugal vão participar em encontros europeus

Quase quatro dezenas de alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal vão representar o nosso país em duas competições internacionais de hotelaria e turismo, que terão lugar em novembro próximo.

A seleção decorre do facto de terem sido os melhores do concurso nacional Interescolas, iniciativa do Turismo de Portugal, que decorreu entre 5 e 7 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e que reuniu 150 participantes que competiram em 13 especialidades.

Os 39 apurados vão agora defender as cores nacionais nos Encontros Europeus da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo), que se realizam no mês de novembro em Västeras, Suécia, e na Conferência Anual da EURHODIP (Associação Internacional para a Promoção da Formação em Hotelaria e Turismo), que terá lugar em Llandudno, País de Gales.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, lembra que “esta competição não só celebra o talento emergente, como reforça o compromisso das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal em formar profissionais de excelência, preparados para os desafios do setor”, para avançar que, além de reconhecer o mérito dos participantes, este evento “é um incentivo à inovação e à valorização das profissões do turismo, fundamentais para a competitividade e sustentabilidade do destino Portugal.”

 

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Vueling abandona rota Madrid-Barcelona a 30 de março

A Vueling pretende concentrar a operação nas rotas para as ilhas Canárias e Baleares, que vão contar com aumentos de capacidade de 21% e 7%, respetivamente, passando a rota entre Madrid e Barcelona a ser assegurada pela Iberia.

A Vueling vai deixar de operar a rota entre Madrid e Barcelona a partir de 30 de março, decisão que, segundo o jornal espanhol Hosteltur, se deve à vontade da companhia aérea se concentrar nas rotas para as ilhas Canária e Baleares.

Os três voos diários que a Vueling opera entre Madrid e Barcelona vão passar a ser assegurados pela Iberia, companhia aérea que, tal como a Vueling, pertence ao Grupo IAG, o que permite que a companhia aérea low cost se concentre nas rotas que apresentam maior “potencial”.

Recorde-se que a Vueling já tinha avançado que pretendia aumentar a oferta para as ilhas Canárias e Baleares, que vão contar, este verão, com aumentos de capacidade de 21% e 7%, respetivamente.

No total, a Vueling vai disponibilizar cerca de 16 milhões de assentos à partida de Barcelona, num aumento de 9% face à mesma temporada do ano passado, que inclui três novos aviões na frota da companhia aérea.

 

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Costa Cruzeiros abre reservas para Volta ao Mundo 2027 e permite embarques em Lisboa

O World Cruise 2027 da Costa Cruzeiros vai ter partida no final de novembro de 2026 e permite embarques em Lisboa.

A Costa Cruzeiros abriu as reservas para a edição 2027 do World Cruise, uma viagem de 139 dias, que atravessa os cinco continentes e passa por 47 destinos, em 29 países, contando com embarques em Savona, Barcelona e também na capital portuguesa.

“A bordo do Costa Deliziosa, os passageiros poderão desfrutar de uma experiência de 139 dias com partida a 25 de novembro de 2026 de Savona, embarcando posteriormente a 27 de novembro em Barcelona e a 29 de novembro em Lisboa, com chegada a 12 de abril de 2027”, refere a Costa Cruzeiros, em comunicado.

A viagem, acrescenta a companhia de cruzeiros, conta com “escalas nos locais mais fascinantes do planeta”, incluindo os destinos portugueses de Ponta Delgada e Praia da Vitória, nos Açores.

O World Cruise de 2027 da Costa Cruzeiros vai contar também com novos destinos, como a Half Moon Cay nas Bahamas, a ilha privada da companhia de cruzeiros nas Caraíbas, assim como nas “cidades mais emblemáticas da Costa Leste e Oeste dos Estados Unidos, as Ilhas havaianas, Taiti, Fiji, Austrália, Japão, Singapura e outros destinos entre o Sudeste Asiático e África”.

A Costa Cruzeiros destaca ainda o facto deste itinerário incluir “inúmeras escalas de vários dias em muitos dos destinos incluídos”, a exemplo de Nova Iorque, Miami (Port Everglades), Los Angeles, São Francisco, Sydney e Tóquio.

“Com o World Cruise 2027 queremos oferecer uma experiência verdadeiramente única e inesquecível, combinando a exploração de lugares icónicos com a proposta de destinos exclusivos, alguns dos quais nunca visitados nos nossos itinerários. Com esta edição, queremos redefinir e inovar o conceito de viagem à volta do mundo, oferecendo uma experiência única na vida para aqueles que sonham com uma aventura extraordinária”, afirma Luigi Stefanelli, vice-presidente de Vendas Mundiais da Costa.

As reservas para o World Cruise 2027 a bordo do Costa Deliziosa já estão disponíveis em todas as agências de viagens e no site oficial da Costa, disponível aqui.

Além da viagem de 2027, a Costa Cruzeiros tem ainda a decorrer as vendas para a edição de 2026, que vai ter partida a 21 de novembro de 2025, de Trieste, em Itália.

 

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B travel lança campanha de reservas antecipadas

A campanha agora lançada oferece descontos exclusivos em diversos destinos.

A B travel, rede de agências do grupo Ávoris Corporación Empresarial, acaba de lançar a campanha de reservas antecipadas na rádio, televisão, cinema, publicidade exterior e digital.

Mantendo o slogan “Voltas sempre com mais do que levas”, este ano, a protagonista é “A mala de viagem B travel”, que representa o viajante que vive intensamente cada experiência da sua viagem.

Seguindo a linha de comunicação de 2024, a marca diz “solidificar a identidade da B travel como sinónimo de experiências de viagem genuínas, reforçando a assinatura da marca ‘Viaja a tua vida’, que inspira a aproveitar a vida a cada viagem”.

Com esta campanha, a B travel “reforça a promessa que viajar é muito mais do que explorar novos destinos, é regressar com a mala cheia de experiências memoráveis e momentos inesquecíveis, destacando a parte emocional de cada viagem que nos preenche e permanece muito além do tempo que dura”, pode ler-se no comunicado.

Além do caráter inspiracional, esta campanha oferece descontos exclusivos em uma variedade de destinos, como Maurícias, Tailândia, Costa Rica, Caraíbas, Cabo Verde, entre outros, com vantagens especiais disponíveis até 24 de fevereiro.

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Travelplan apresenta uma mão cheia de destinos para 2025

Cristina Pinto e José Carlos Moura, ambos da equipa comercial do grupo Ávoris foram os profissionais que estiveram de serviço nas apresentações da programação da Travelplan para 2025, tanto em Lisboa, como no Porto, cujos destinos foram agrupados em Modo Praia, Modo Explorador e Modo Foodie. Quem guiou a viagem foi Herman José.

No Modo Praia, os destaques da Travelplan vão para destinos como as Caraíbas, com operações para a República Dominicana, designadamente para Punta Cana, desde Lisboa, às segundas-feiras, de 7 de abril a 20 de outubro, e La Romana, também à saída de Lisboa, às quartas-feiras, de 18 de junho a 17 de setembro. Além disso, será possível combinar zonas como Miches, em Playa Esmeralda, com Punta Cana, ou de Bayahibe, ou optar ainda por estadias exclusivamente em Playa Esmeralda. Há também o Cancun (México, de 6 de abril a 19 de outubro, à partida de Lisboa, aos domingos. No que diz respeito ainda às Caraíbas, o operador turístico tem Cuba com Varadero à saída de Lisboa, aos sábados, de 31 de maio a 20 de setembro, e Cayo Santa Maria (Santa Clara) com partidas às terças-feiras entre 8 de abril e 16 de setembro. Estão disponíveis os combinados entre Cayo Santa Maria e Trinidad, e José Carlos Moura recomenda a estadia no Cayo para descansar e o término em Trinidad para uma imersão cultural.

As Maurícias são a novidade da Travelplan em Portugal, este ani, no que diz respeito ao longo curso. A operação decorrerá a partir de Lisboa, às quintas-feiras, de 17 de julho a 28 de agosto. O destino, que já era servido pelo operador turístico em voo charter à partida da Madrid, inclui mais de 50 unidades hoteleiras contratadas. Há possibilidade de combinar a Maurícia e a Ilha Rodrigues, bem como fazer excursões exclusivas.

Refira-se que todas as operações de longo curso são realizadas pela companhia aérea do grupo Ávoris, a Iberojet, que a partir de 31 de maio, levará os turistas num dos seus Airbus A330-900neo que conta também com cabine Business para 18 passageiros. Este serviço personalizado oferece check-in e embarque prioritários, lugar premium, snack frio premium (pequeno-almoço quente em voos noturnos) reserva de lugar, necessaire de viagem e auriculares, duas bebidas alcoólicas a cada refeição, refrescos, águas e sumos durante todo o voo, fast track no aeroporto de Lisboa, set de manta e almofada premium, bem como bebida de boas-vindas e snack entre serviços.

Para as Baleares, a Travelplan contará com Maiorca, à partida de Lisboa, com a companhia Albastar, às segundas-feiras, de 23 de junho a 15 de setembro, e com duas operações charter do Porto para Maiorca e Menorca, ambas com a Enter Air, sendo que a primeira decorrerá de 9 de junho a 22 de setembro, às segundas-feiras, com reforço às sextas-feiras de 4 de julho a 5 de setembro, e a segunda, com saídas às terças-feiras de 10 de junho a 23 de setembro, e reforço às quintas-feiras, entre 26 de junho e 28 de agosto. Além disso, à saída de Lisboa, há lugares garantidos com a TAP tanto para Maiorca como para Menorca.

No que diz respeito às ilhas Canárias haverá operação para Fuerteventura e Cran Canária (novidade), com operações do Porto, sendo que a primeira será aos domingos, de 8 de junho a 7 de setembro, e a segunda, também aos domingos, de 8 de junho a 14 de setembro.

No Modo Explorador o operador turístico oferece uma vasta gama de novos destinos como os Estados Unidos, com opções de estadias em Nova Iorque, com especial destaque para a cadeia RIU, e uma grande oferta de circuitos, com partidas garantidas e novos programas para a Costa Este e Costa Oeste.

O Uzbequistão, que a Travelplan opera pelo segundo ano consecutivo em voos diretos, desde Madrid, em 2025 com a possibilidade de voos de ligação do Porto ou de Lisboa na Air Europa, com bagagem despachada diretamente para o destino, como aliás acontecerá com todos os charters do operador turístico à partida da capital espanhola. Para este destino é possível fazer dois circuitos, dependendo do aeroporto de entrada e de saída. Uzbequistão, refira-se, é apenas operado na primavera e no outono.

Quando o Modo Praia combina com o Modo Explorador, aparecem destinos que se combinam. Neste leque, pode-se reservar Nova Iorque com a Riviera Maya ou com a República Dominicana.

Para destinos mais próximos, há a Tunísia, com operações à partida do Porto para Djerba com dois voos semanais – de 7 de junho a 13 de setembro (aos sábados) e às terças-feiras de 24 de junho a 2 de setembro. À partida de Lisboa há alottments com a Tunisair e possibilidade de fazer os combinados de sol e praia e circuitos. A cadeia preferencial no destino Tunísia é a Iberostar.

Quanto às propostas para os modos Explorador e Foodie começamos pela novidade na programação que será a Índia, a partir de setembro com voos diretos de Madrid para Deli, com vários circuitos como “Índia Clássica”, “Nepal Clássico” e “Butão Clássico”, com programas de até 15 noites, e opções à medida do cliente, com 7 ou 14 noites. Além disso, é possível fazer extensões para destinos como Nepal, Butão e Sri Lanka.

Destaques na América Latina são o Peru, com circuitos fechados que variam entre 10 e 16 dias, além de opções para aventureiros, como trekking, a Colômbia, com destaque para Cartagena das Índias, e a Costa Rica, para onde haverá voos diretos de Madrid para San José, a bordo dos A350 da Iberojet. Serão oferecidos circuitos de 9 a 16 dias, com possibilidade de combinar a viagem com dias de praia.

A estrela, sem dúvida, em voos diretos para Banguecoque, à saída de Madrid, é a Tailândia que devido ao sucesso do ano passado, a partir de 6 de abril terá uma segunda rotação semanal, passando assim a ser realizados às quintas-feiras e aos domingos. Para este destino, a Travelplan propõe um conjunto de 24 itinerários e programas que variam de 8 a 15 noites, bem como várias de combinados com a China, Indonésia, Singapura, Malásia, e extensões à praia.

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Aeroporto de Macau prevê aumento de 8% nos passageiros em 2025

O Aeroporto Internacional de Macau (MIA) prevê para 2025 um movimento superior a oito milhões de passageiros, mais 8% do que o número registado em 2024, declarou a empresa gestora da infraestrutura aeroportuária.

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Prevê-se, além disso, “um total de 65 mil movimentos de voo e um volume de carga de 113 mil toneladas”, disse o presidente da Comissão Executiva da Companhia do Aeroporto Internacional (CAM), Simon Chan Weng Hong.

Em 2024, mais de 7,64 milhões de passageiros passaram pelo MIA, um aumento de 48,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com um comunicado da CAM divulgado na segunda-feira.

A empresa processou quase 60 mil voos de passageiros em 2024 – mais 41,1% do que em 2023 -, “com uma receita total estimada em 1,475 mil milhões de patacas [177,2 milhões de euros]”, indicou o presidente do Conselho de Administração da CAM, Ma Iao Hang.

Macau, que à semelhança da China seguiu durante quase três anos a política ‘zero covid’, reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, a partir de 08 de janeiro de 2023, depois de quase três anos de rigorosas restrições.

Este ano, “o aeroporto vai concentrar-se na expansão das rotas para os países do nordeste asiático, Japão, Coreia do Sul e ilhas em países do sudeste asiático”, especificou o diretor do Departamento de Marketing da CAM, Eric Fong.

O aeroporto de Macau tem atualmente ligações operadas por 27 companhias aéreas para 41 destinos na China continental, Taiwan, países do sudeste asiático, Japão e Coreia do Sul.

Eric Fong explicou que as rotas para Cheongju, centro da Coreia do Sul, deverão arrancar em abril, com dois voos por semana.

Além disso, referiu, estão em curso conversações com companhias aéreas para a criação de novas rotas entre Macau e a ilha de Phu Quoc, no Vietname, e Vieng Chan, no Laos.

“Estamos a comunicar com companhias aéreas do Médio Oriente sobre a cooperação em termos de trânsito (…). Por exemplo, numa fase inicial, podemos cooperar com agências de viagens e companhias de voos fretados, de modo a estimular mais companhias aéreas a utilizar Macau como ponto de trânsito,” acrescentou.

Para já, não estão previstos voos de longo curso para ou de Macau, “devido ao equilíbrio entre a oferta e a procura”, referiu ainda Simon Chan.

Em novembro de 2023, o então líder do Governo de Macau, Ho Iat Seng, garantiu que o aeroporto iria lançar “mais voos internacionais diretos”, em ligação com as obras de aterro e ampliação da infraestrutura.

O aeroporto, atualmente com uma pista, tem capacidade para receber até 9,6 milhões de passageiros, mas a taxa de utilização é de “apenas 60%”, lamentou Ho.

“Espero que a Air Macau possa adquirir aviões maiores, para realizar voos de longo curso”, sublinhou, referindo-se à companhia aérea de bandeira do território.

Em junho de 2023, a diretora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes, descreveu o lançamento de voos diretos entre Macau e Portugal como “um sonho”, mas lembrou também ser possível trabalhar com os aeroportos vizinhos de Hong Kong, Cantão e Shenzhen.

O Conselho de Estado, o executivo chinês, aprovou em janeiro a construção de um novo aeroporto internacional na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau, para descongestionar o tráfego aéreo e tornar a região “num centro internacional de carga”.

A nova instalação vai servir as cidades a oeste de Cantão, capital da província, desviando voos de três outros aeroportos da China continental, numa área de 55.800 quilómetros quadrados no delta do Rio das Pérolas, que inclui também o centro tecnológico de Shenzhen.

O novo aeroporto deverá entrar em funcionamento em 2028, prevendo-se que acrescente 30 milhões de viagens anuais, até 2035, e duplique esse fluxo até 2050, de acordo com um comunicado do governo da província.

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Azul já vende bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto

A nova rota da Azul entre Recife e o Porto vai contar com dois voos por semana e tem início previsto para dia 2 de junho.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras iniciou esta terça-feira, 11 de fevereiro, a vendas de bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto, cujo início está previsto para 2 de junho, avançou a companhia aérea brasileira, em comunicado.

“Os novos voos são parte do processo de expansão internacional da Azul e conecta o principal hub da Companhia no Nordeste à segunda maior cidade portuguesa, famosa pelo seu charme histórico, vinhos e gastronomia”, refere a transportadora, na informação divulgada.

A nova rota vai contar com dois voos por semana, com as partidas de Recife a decorrerem às quartas e sextas-feiras, pelas 18h30, enquanto as partidas do Porto acontecem às quintas-feiras e domingos, pelas 10h00.

Os voos vão ser realizados em aviões Boeing 767, com capacidade para transportar 259 passageiros, incluindo 14 em classe executiva e 245 passageiros em Económica.

A Azul explica que esta rota “é importante para facilitar a ligação entre os dois continentes e atender à demanda de passageiros brasileiros e portugueses”, uma vez que cria “mais uma conexão para a Europa a partir do principal hub da Azul no Nordeste” do Brasil.

“A rota Recife-Porto reforça o compromisso da empresa com a expansão das suas operações internacionais e a criação de novas possibilidades de conexões para os clientes, em especial aqueles que utilizam a nossa malha regional e precisam viajar para a Europa. Além disso, serve como mais uma porta de entrada para os turistas estrangeiros conhecerem os encantos do Nordeste”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

Os bilhetes para a nova rota começaram a ser vendidos esta terça-feira, 11 de fevereiro, e podem ser adquiridos através do website da Azul Viagens, Azul, Central de Vendas, lojas Azul Viagens ou nas agências de viagens parceiras.

 

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TUI aumenta receitas em 13% no 1.º trimestre de 2025

As receitas do grupo TUI atingiram, no 1.º trimestre de 2025, os 4,9 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 13% face a igual período de 2024.

Victor Jorge
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A TUI registou, no primeiro trimestre (outubro a dezembro de 2024), 3,7 milhões de clientes, um aumento de 6% em comparação com o ano anterior, resultando num crescimento de 13% na receita do grupo, para 4,9 mil milhões de euros contra os 4,3 mil milhões de euros de período homólogo de 2024.

O número de viajantes que optaram por pacotes dinâmicos aumentou, por sua vez, 18%, atingindo 700 mil cliente, admitindo o grupo, em comunicado, “grandes oportunidades de crescimento nesta área no futuro”. Tal como no ano anterior, a taxa média de ocupação nos mercados foi de 85%, com o EBIT subjacente a melhorar para 50,9 milhões de euros (ano anterior: 6,0 milhões de euros). Este desenvolvimento foi impulsionado principalmente pelo excelente desempenho do segmento Holiday Experiences, que inclui Hotéis & Resorts, Cruzeiros e a TUI Musement (Tours & Atividades).

No segmento Holiday Experiences, a unidade de Hotéis & Resorts, alcançou um resultado recorde de 150,3 milhões de euros no período de outubro a dezembro de 2024 (ano anterior: 90,7 milhões de euros), representando um aumento de 66% no EBIT subjacente. A taxa de ocupação subiu 2 pontos percentuais para 80%, enquanto as tarifas médias diárias aumentaram 5% em relação ao ano anterior, para 94 euros.

O desempenho do setor de Cruzeiros foi impulsionado pela elevada procura e pelo aumento das tarifas, aliado à expansão da frota da TUI Cruises. O EBIT subjacente cresceu 40% por cento, atingindo 48,2 milhões de euros (ano anterior: 34,5 milhões de euros). As tarifas médias diárias aumentaram 4%, para 213 euros, enquanto os dias disponíveis de cruzeiro para passageiros aumentaram 10% em termos anuais, para 2,6 milhões.

A TUI Musement também registou um aumento de receitas face ao ano anterior, tendo sido vendidas, no período em análise, 2,3 milhões de experiências, um aumento de 12%. O número de transferências também cresceu 10%, atingindo os 6 milhões. O EBIT subjacente melhorou para -2,3 milhões de euros (ano anterior: -10,7 milhões de euros), num trimestre de inverno tradicionalmente mais fraco.

O segmento Markets + Airline (Operadores Turísticos e TUI Airline) beneficiou da procura contínua, especialmente por pacotes dinâmicos, num ambiente altamente competitivo. O EBIT subjacente caiu 31%, situando-se nos -125,2 milhões de euros (ano anterior: -95,4 milhões de euros), devido a uma maior sazonalidade dos investimentos antes do verão em comparação com o ano anterior.

A Região Central, que inclui os operadores da Alemanha, Áustria, Suíça e Polónia, gerou um EBIT subjacente positivo de 7 milhões de euros no período em análise (ano anterior: 1,3 milhões de euros). Na Região Norte (Reino Unido, Irlanda e países nórdicos), o EBIT subjacente caiu de -50,4 milhões de euros para -88,5 milhões de euros. Na Região Oeste (Países Baixos, Bélgica, França), o EBIT subjacente melhorou em 2 milhões de euros, situando-se nos -44,0 milhões de euros (ano anterior: -46,3 milhões de euros).

Segundo refere Sebastian Ebel, CEO do Grupo TUI, “a TUI está estrategicamente bem posicionada” e “o caminho está definido: estamos a acelerar a nossa transformação e a apostar no crescimento global”.

Relativamente aos resultados deste primeiro trimestre, Ebel salienta que “demonstram que a nossa estratégia está a dar frutos e que estamos a obter bons resultados operacionais. As pessoas continuam a dar prioridade às suas férias, mesmo em tempos de mudança e num ambiente económico desafiante na Europa para quase todos os setores”.

Para o resto do exercício, a TUI espera um aumento das receitas entre 5 a 10% face ao ano anterior.

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Portugal Outdoor Alliance junta-se para discutir a sustentabilidade no turismo

A Portugal Outdoor Alliance reuniu quatro operadores turísticos, a que se juntaram outros operadores convidados e cerca de meia centena de participantes, em Porto Côvo, para discutir a sustentabilidade no turismo.

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O encontro anual da primeira rede de operadores turísticos de incoming de atividades outdoor, fundada em 2018, teve como objetivo promover a partilha de conhecimentos, experiências e ideias assentes na vontade comum de aprofundar o compromisso com o Turismo Responsável.

A missão desta aliança pioneira em Portugal é atualmente centrada em desenvolver e apoiar projetos de responsabilidade territorial com impactos marcantes nas comunidades locais de norte a sul do país onde são desenvolvidas as experiências turísticas, especialmente nas áreas de baixa densidade e pouco desenvolvidas turisticamente.

Fundada pela Portugal A2Z Walking & Biking, Portugal Green Walks e Bike Tours Portugal, a aliança foi alargada recentemente à Proactivetur.

Neste encontro anual, a Portugal Outdoor Alliance (POA) discutiu um referencial em matéria de sustentabilidade, em construção, alinhado com as orientações internacionais e nacionais mais relevantes para este tipo de operação turística. Este referencial criará a base comum que permitirá juntar mais parceiros privados que comunguem dos mesmos valores de sustentabilidade, criando a primeira associação nacional de operadores de atividades outdoor em Portugal dedicada ao desenvolvimento de projetos de responsabilidade territorial e turística, num setor que representa já mais de 20 milhões de euros de volume de negócio, mais de 20 empresas de incoming, mais de 20 mil turistas e um volume superior a 150 mil noites anuais, segundo dados recolhidos pela própria aliança.

O Turismo de Portugal marcou presença no encontro para falar sobre a Estratégia Nacional para a Sustentabilidade no Turismo e também sobre o Programa e ferramenta de reporte em matéria de Sustentabilidade Empresas Turismo 360°. Da Alemanha chegou um exemplo de boas práticas, com a apresentação do Forum Anders Reisen, realizada pela sua CEO, que explicou a evolução e trabalho desta rede até à certificação dos seus membros (cerca de 200) nas várias vertentes da Sustentabilidade.

Por sua vez, a Associação Rota Vicentina teve a oportunidade de apresentar um trabalho reconhecido pela sua visão e impacto local e também dar a conhecer aos participantes a rede de percursos que exponenciou a prática do turismo de natureza na região.

A Portugal Outdoor Alliance pretende agora constituir-se formalmente como uma associação sem fins lucrativos de empresas, e alargar o seu número de membros a todas as empresas do setor que se identifiquem com estas políticas e objetivos e concordem em fazer parte de uma rede de parceiros com atuação conjunta para pôr em ação projetos comuns com impacto no território visitado nas áreas sociais, ambientais ou culturais.

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