Itália quer mostrar um destino menos conhecido com comboios turísticos de luxo
A Itália anuncia nova oferta em viagens com comboios turísticos de luxo. O projeto, que arranca em 2024, visa o desenvolvimento de um turismo de qualidade e, ao mesmo tempo, sustentável, com destaque para os lugares menos conhecidos do país.
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A operadora ferroviária estatal italiana lançará um projeto inovador que visa o desenvolvimento de um turismo de qualidade e, ao mesmo tempo, sustentável. Lugares menos conhecidos na Itália vão estar em destaque, assim como os seus produtos típicos e tradições regionais, em locomotivas antigas.
O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, anunciou o lançamento do novo projeto que faz parte de uma estratégia de um turismo moderno para o país, que está a enfrentar os efeitos, do que dizem, do excesso de turismo. Em 2022 a Itália recebeu 56 milhões de visitantes e a previsão para 2023 é ainda maior, ou seja, 75 milhões.
Os FS Treni Turistici Italiani serão destinados ao turismo de alta qualidade, assim como ao turismo sustentável e o seu objetivo será o de redescobrir as riquezas da Itália.
Neste projeto serão criados três categorias como os que serão liderados pelo Orient Express Dolce Vita, um comboio de longa distância e superluxuoso. Além disso, o conhecido Venice Simplon-Orient-Express, cuja proprietária atual é a empresa hoteleira Belmond, também fará parte desta categoria.
Há ainda os comboios expressos e históricos, que percorrerão rotas de média e longa distância, partindo das principais cidades e levando os seus passageiros para áreas turísticas como, por exemplo, Toscana ou Milão. Haverá também um comboio noturno que partirá de Roma até à cidade de Reggio Calabria no sul da Itália, passando pela região da Puglia em Otranto e pela Basilicata em Metaponto.
Os comboios utilizados para estas rotas são das décadas de 80 e 90 e estão a ser reformados de forma a preservar os detalhes originais do século 21 como camarotes, vagões-restaurante, áreas de armazenamento para bicicletas e esquis e salas de reuniões.
Os comboios cruzeiro é a terceira categoria a ser criada. O que deu origem a este conceito é o transporte de turistas para diversos lugares com pequenas pausas. Uma das rotas terá como ponto de partida Roma e ocorrerá às sextas-feiras à noite.
Os seus passageiros poderão jantar e dormir ao mesmo tempo em que o comboio segue para a parte norte da Itália, mais precisamente para as Dolomitas, tendo como ponto de chegada a estação de Calalzo-Pieve.
A outra rota que está a ser avaliada e terá a duração de cinco ou seis dias partirá do centro da Itália até ao sul, passando por cinco regiões, desde a Úmbria até a Puglia.
Refira-se que a FS Treni Turistici Italiani passará a assumir a operação dos comboios antigos que hoje são operados em todo o país pela Fondazione FS, o que expandirá ainda mais a oferta de experiências ferroviárias no país.
Luigi Ferraris, CEO da FS refere que, o novo programa “tem como objetivo relançar e desenvolver um turismo de qualidade e sustentável, pronto para apreciar a riqueza do nosso país, e descobrir lugares menos conhecidos”, acrescentando que o alvo é tornar a viagem de comboio parte integrante da experiência do cliente, criando sinergias com outras atividades turísticas, desde visitas guiadas a sítios arqueológicos, caminhadas, passando pela experimentação de produtos típicos, apostando assim nas tradições e nas economias das áreas que as rotas cobrirão.