Algarve é um dos melhores destinos da Europa para o surf de iniciantes
Segundo um estudo da agência de viagens online weloveholidays, o Algarve é o 13.º melhor destino de surf da Europa para iniciantes, com 4.35 pontos, num ranking que é liderado pelas ilhas Canárias, em Espanha.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
A agência de viagens online alemã weloveholidays analisou vários destinos de surf europeus e concluiu que o Algarve é um dos melhores para o surf de iniciantes, ficando na 13.ª posição entre 15 destinos de surf europeus analisados.
De acordo com a agência de viagens online, o surf é uma das principais motivações de viagem e, no ano passado, as procuras por destinos para a prática da modalidade por parte de iniciantes cresceram 175%.
No entanto, para escolher um destino, os surfistas procuram determinadas condições, o que levou a weloveholidays a realizar este estudo, que procurou analisar vários fatores que contribuem para tornar os destinos ideais para a prática do surf.
O número de praias existentes e de praias com Bandeira Azul são dois dos principais fatores que contribuem para a escolha de um destino para a prática do surf, assim como a velocidade média do vento, a temperatura média da água ou o número de horas de sol.
Com base nestes fatores, a weloveholidays concluiu que, na Europa, o melhor destino de surf para iniciantes são as ilhas Canárias, em Espanha, com uma pontuação de 6.12 pontos, seguindo-se a ilha de Creta, na Grécia, com 6.05 pontos, bem como a Sardenha, em Itália, que obteve uma pontuação de 6.00 pontos.
O Algarve surge no 13.º lugar, com uma pontuação de 4.35 pontos, destacando-se no número de horas de sol, com 3.051 horas de sol por ano, sendo mesmo o destino europeu deste ranking que apresenta o valor mais alto neste indicador.
Já a temperatura média da água no Algarve chega aos 20,5 °C e a velocidade do vento é baixa, atingindo os 3,97 m/s, o que, diz a weloveholidays, resulta “em ondas mais estáveis, ideais para um bom surf, principalmente para iniciantes”.
A weloveholidays deixa ainda algumas dicas sobre aspectos a que os surfistas iniciantes devem estar atentos, a exemplo das condições meteorológicas no mês em que planeiam viajar e se são adequadas para iniciantes, ou as previsões de surf para cada dia. Os surfistas que pretenderem ter aulas de surf, devem também fazer uma pesquisa prévia sobre as escolas existentes nos destinos para onde se vão deslocar.
“O nosso guia para o melhor surf da Europa foi projetado para ajudar a escolher o destino de surf certo para cada pessoa. E depois de escolher o destino, por que não começar reservando uma aula numa das escolas de surf locais?”, aconselha Jan Kuklinski, general manager da weloveholidays.