Explora Journeys encomenda dois navios movidos a hidrogénio
Os novos navios vão ser entregues à Explora Journeys em 2027 e 2028, aumentando o investimento da companhia de luxo do MSC Group para 3.5 milhões de euros em seis navios que são também ambientalmente sustentáveis.

Publituris
Quinta do Castelo acolhe a Grande Festa Nacional do Enoturismo
Publituris estabelece parceria com a HOSCO para dinamizar emprego no setor do turismo e hotelaria
Turismo da Tailândia associa-se a conferência sobre influência da gastronomia portuguesa na Tailândia
Ryanair transporta 15 milhões de passageiros em março
Turismo de Portugal e regiões promovem 150 experiências de Turismo Industrial
Turismo de Portugal avalia estratégia media internacional
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
A Explora Journeys, marca de luxo da MSC Cruzeiros, confirmou esta quinta-feira, 21 de setembro, a encomenda de dois novos navios movidos a hidrogénio ao construtor naval italiano Ficantieri, com o objetivo de reafirmar o esforço para reduzir a zero as emissões de carbono até 2050.
Segundo a Explora Journeys, o acordo com a Ficantieri implica o investimento de 3.5 milhões de euros em seis navios de luxo, contratos que estão sujeitos ao acesso a financiamento, de acordo com a prática do setor.
“O EXPLORA V e o EXPLORA VI terão medidas de eficiência energética de última geração e também serão capazes de utilizar combustíveis alternativos como biogás e sintético e metanol e a Cruise Division trabalhará no futuro com a Fincantieri para equipar os navios com tecnologias futuras, incluindo captura de carbono e sistemas de gestão de resíduos mais avançados. Os dois novos navios da Explora Journeys serão entregues em 2027 e 2028”, indica a marca de luxo da MSC Cruzeiros, em comunicado.
Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, lembra que os cruzeiros estão a assistir a “um crescimento contínuo no segmento de luxo”, pelo que o investimento nestes dois navios demonstra o compromisso do grupo “em continuar a crescer neste setor, bem como em investir nos navios do futuro”.
“Juntamente com a Fincantieri, estudaremos a mais recente tecnologia que o mundo tem para oferecer e continuaremos com o nosso compromisso de introduzir estas tecnologias para aumentar a eficiência em todo o espectro de desempenho dos navios. E, claro, continuaremos a oferecer a melhor experiência de viagem de luxo, mergulhando os nossos passageiros no estado de espírito do oceano com uma alma sustentável”, acrescenta.
Os dois novos navios vão utilizar hidrogénio com células de combustível para as suas operações enquanto estiverem atracados nos portos, a fim de eliminar as emissões de carbono com os motores dos navios desligados.
Os navios vão ainda contar com “uma nova geração de motores a LNG que abordarão ainda mais a questão do deslizamento do metano com a utilização de sistemas de contenção”, explica a companhia.
Recorde-se que o primeiro navio da Explora Journeys, Explora I, foi entregue pela Fincantieri em julho de 2023 e atualmente está a navegar no Norte da Europa, enquanto o Explora II começará a navegar no verão de 2024.
Já o Explora III começará a navegar no verão de 2026, tendo a construção deste navio movido a LNG começado no dia 6 de setembro de 2023, com uma Cerimónia de Corte do Aço.
A construção do Explora IV, por sua vez, que também será movido a LNG, começará em janeiro de 2024 e deverá estar concluída no inicio de 2027.
“Todos os seis navios da frota da Explora Journeys serão equipados com as mais recentes tecnologias de redução catalítica seletiva para permitir uma redução das emissões de nitrogénio em 90 por cento e serão equipados com ligação plug-in de energia em terra para reduzir as emissões nos portos e equipados com sistemas de gestão de ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha”, explica ainda a companhia de luxo, revelando que os navios têm ainda uma gama abrangente de equipamentos de eficiência energética para otimizar a utilização do motor e reduzir as emissões.