Confirmado em Cascais: Distribuição turística na Europa está a remar no mesmo sentido da sustentabilidade
“Reduzir e gerir a pegada de carbono”, “Reduzir o plástico descartável no seu negócio, na sua cadeia de abastecimento e nos tours”, “A criação de excursões sustentáveis”, o “Envolvimento da cadeia de fornecedores na sustentabilidade” e o “Marketing e comunicação de sustentabilidade”, foram os temas que levaram a Cascais, durante dois dias, um encontro que reuniu mais de 60 participantes, no âmbito do encerramento do programa SUSTOUR.
Carolina Morgado
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Além de especialistas, dos testemunhos e boas práticas de agências e operadores de vários países europeus, de Portugal participaram nestas sessões Catarina Cymbron, da Agência Melo, sobre o envolvimento da cadeia de fornecedores, Eduardo Caetano, da Portimar, que participou no painel sobre excursões sustentáveis, e Nádia Matos, da Cosmos, numa intervenção sobre marketing e comunicação de sustentabilidade.
Por sua vez, Naut Kusters (Travelife), Dominique Van Straaten (Rippples), Ally Dragozet (Sea Going Green), Jo Hendrickx (Travel Without Plastic), Emilie Hagedoorn (Green Heart Tourism) e Anne de Jong (Good Tourism Institute) foram os especialistas que tiveram a seu cargo as diferentes sessões de trabalho. O evento resultou de uma iniciativa da APAVT-Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, membro do consórcio SUSTOUR, com o apoio da ATC- Associação de Turismo de Cascais.
“Juntos, iniciamos uma jornada entusiasmada pela sustentabilidade, da consciência à prática, com o objetivo de contribuir para um futuro melhor”, realçou Paula Antunes, membro da direção da APAVT sobre questões de sustentabilidade, para defender que “a indústria do turismo tem um enorme impacto nesta matéria e o setor das agências de viagens e dos operadores turísticos tem certamente um papel desafiante, mas muito importante”.
Paula Antunes recordou que Cascais foi escolhida não só pela sua beleza e encanto, mas também porque “o município e as autoridades turísticas têm vindo a tomar diversas ações para se tornar um destino mais sustentável”. Até porque muito se falou neste encontro sobre destinos sustentáveis, uma vez que não chega só que as empresas, neste caso as agências de viagens e operadores turísticos o sejam, mas que toda a cadeia de valor do turismo acompanhe, inclusive as próprias comunidades.
Neste sentido, a dirigente da APAVT sublinhou que “trabalhamos para reduzir ou até evitar o uso de papel, plásticos descartáveis, desperdício de alimentos e até consumo de água. Isto também se aplica aos restaurantes e empresas de catering, tanto locais como familiares, que utilizam produtos locais”, sublinhando, ainda na sua intervenção que “nós, na nossa associação, APAVT, elegemos a sustentabilidade como um dos nossos princípios fundamentais”
Paula Antunes está convicta “estamos a dar passos significativos na direção certa, e este projeto, SUSTOUR, que termina esta semana, tem sido, sem dúvida, um dos passos mais importantes e motivadores para continuar esta caminhada”.
Por sua vez, Laura Selenz, coordenadora do projeto SUSTOUR, apontou que as agências de viagens e operadores turísticos têm um papel fundamental na cadeia de valor das viagens, servindo como intermediários entre destinos, fornecedores e clientes, por isso, serão capazes, nesta era da sustentabilidade ajudar a mudar o comportamento dos turistas, educar os viajantes e exigir standards de sustentabilidade aos seus fornecedores, e tornar a sustentabilidade o standard na indústria”.
Refira-se que este projeto, que agora chega ao fim, apoiou mais de 600 operadores turísticos e agências de viagens de 35 países a tornarem-se mais sustentáveis.