Museus e monumentos passam a ser gratuitos para residentes aos domingos e feriados a partir de 1 de setembro
As entradas em museus, monumentos e palácios tutelados pelo Estado vão passar a ser gratuitas aos domingos e feriados para todos os cidadãos residentes em Portugal a partir de 01 de setembro, segundo o novo regulamento.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
As entradas em museus, monumentos e palácios tutelados pelo Estado vão passar a ser gratuitas aos domingos e feriados para todos os cidadãos residentes em Portugal a partir de 01 de setembro, avança a Lusa, que cita o regulamento atualizado destes espaços, que são geridos pela Direção-Geral do património Cultural (DGPC).
Além de atualizar os preços de entrada nos museus e monumentos, este regulamento, que estava em vigor desde 2014, passa também a prever que todos os residentes em Portugal tenham acesso gratuito aos espaços, aos domingos e feriados.
O regulamento atual previa a entrada gratuita dos residentes em território nacional aos domingos e feriados nos espaços geridos pela DGPC mas apenas até às 14h00, passando agora a ser ao longo de todo o dia.
A atualização deste regulamento resulta de um despacho publicado a 04 de agosto em Diário da República e no qual o Governo justificava a decisão com o “crescimento da atividade turística, em função da qual se diversificou a oferta cultural nos últimos anos, quer da introdução do canal de venda ´online´, com a aquisição, em 2021, do novo sistema de bilhética”.
Com o novo regulamento, a partir de 1 de setembro, os museus, monumentos e palácios geridos pela DGPC passam a ser gratuitos, e não apenas ao domingo e feriado, também para crianças e jovens até aos 12 anos, visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia, investigadores, profissionais de museologia e/ou património, conservadores e restauradores, desde que em exercício de funções, professores e alunos de qualquer grau de ensino superior, incluindo Universidades Sénior e instituições de formação profissional credenciados em visita de estudo, e grupos com comprovada carência económica.
Contemplados continuam também a estar os antigos combatentes, visitantes com incapacidade comprovada igual ou superior a 60%, profissionais de turismo ou da comunicação social, incluindo as novas plataformas digitais, desde que credenciados e em exercício de funções, visitantes em eventos corporativos ou situações ocasionais.
Os visitantes com idade igual ou superior a 65 anos continuam a gozar de um desconto de 50%, o mesmo que se aplica também aos jovens entre os 13 e os 24 anos, e a “famílias, desde que constituídas, pelo menos, por dois elementos, sendo um deles adulto e outro menor”, além dos protocolos.
Globalmente, o novo Regulamento Geral de Bilhética e Acesso aos museus, monumentos e palácios da DGPC faz alguns ajustamentos, nomeadamente quanto às tabelas relativas às visitas guiadas e aos parâmetros das isenções e descontos, normas e tabelas aplicáveis às visitas guiadas, tendo em conta a sua especificidade.
Entre outras alterações, há a criação de uma tabela de preços própria para as exposições temporárias e foi feita a fusão, numa única tipologia, dos bilhetes com desconto de Cartão Jovem e Cartão de Estudante e dos bilhetes Família e Família Numerosa, segundo o despacho assinado a 27 de julho pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, e pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.