CMT de Faro analisa desempenho do setor do turismo no concelho e na região
O município de Faro reuniu o Conselho Municipal de Turismo (CMT) para dar a conhecer, aos membros efetivos e convidados da indústria turística a operar no território, a evolução verificada neste setor, no concelho, em termos de alojamento, dormidas, taxa de ocupação e estadia média.
Publituris
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
As ações promocionais realizadas e previstas em 2023 e as perspetivas para este ano, no âmbito da promoção turística e transporte aéreo no Algarve foram outros temas abordados nesta reunião do CMT, de acordo com comunicado publicado na página oficial da Câmara Municipal de Faro.
Para tal visão, segundo a mesma fonte, contribuíram o diretor do Aeroporto de Faro, Alberto Mota Borges e o Executive Director da Associação Turismo do Algarve, Hugo Nascimento, que apresentaram dados considerados de grande relevância sobre a estratégia e resultados já visíveis. Particular destaque teve, ainda, a ação do município de Faro, tendo sido apresentados diversos indicadores do crescimento e da importância que o Turismo tem, por exemplo, em áreas como a náutica, com uma forte aposta na promoção da Estação Náutica de Faro.
Nesta reunião do CMT foi dada especial atenção ao impacto e às dinâmicas do alojamento local no território. Dois convidados abordaram esta temática (Eduardo Miranda, presidente da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal e Cláudia Almeida, professora adjunta da ESGHT, na Universidade do Algarve), tendo perspetivado a dimensão e importância que esta tipologia de alojamento tem na região. O Algarve representa 39,2% do total de alojamentos locais existentes em Portugal continental, correspondendo a 44,373 registos no RNAL do Turismo de Portugal, distribuídos por 94.134 quartos (67,2%), 159.759 camas (59,3%).
As medidas previstas para o alojamento local no Programa Mais Habitação do Governo foram a principal preocupação transmitida pela ALEP, tendo-se associado nessa preocupação o município de Faro, uma vez que o concelho conta, atualmente, com um total de 1.023 registos, equivalente a 4.861 camas, o que representa mais de 70% da oferta de alojamento existente no território, indica ainda o mesmo comunicado.
Refira-se que o CMT é um órgão de debate e reflexão do turismo, que visa delinear estratégias conjuntas entre entidades públicas e privadas locais, a fim de melhorar a oferta turística, identificar oportunidades de mercado e promover o desenvolvimento turístico do concelho de Faro.