Tráfego aéreo europeu aumenta e atrasos diminuem
Uma notícia positiva para os passageiros em todo o continente europeu. No seu relatório de junho de 2023, o Eurocontrol revela que no primeiro mês do verão, embora o tráfego aéreo tenha aumentado 7% em relação ao mesmo período de 2022, os atrasos de gestão de fluxo de tráfego aéreo por voo cairam 8% para 3,7 minutos por voo.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Os níveis de tráfego em junho de 2023 em muitas partes da Europa são iguais ou superiores aos de junho de 2019. Em algumas áreas do sudeste da Europa em particular, estão até 15% acima de 2019, refere o Eurocontrol no seu relatório, que indica que os atrasos ATFM gerais no mês analisado são 7% menores do que em 2019.
Em junho passado, no total foram realizados 960.298 voos na rede europeia, em comparação com 894.310 no mesmo mês de 2022. Os atrasos ATFM por voo diminuíram 8% em comparação com junho de 2022, situando-se em 3,7 minutos por voo.
A entidade sublinha que esta clara tendência positiva ocorre apesar da guerra na Ucrânia reduzir o espaço aéreo disponível e mostra que a cooperação estreita entre todos os parceiros operacionais na preparação para o verão está a gerar bons resultados e a minimizar os atrasos.
No entanto, o relatório avança que existem áreas específicas que ainda estão a enfrentar restrições causadas por questões locais, como infraestrutura ou pessoal. Onde existem, o Eurocontrol garante que continuará a trabalhar com companhias aéreas, ANSP e aeroportos para mitigar os impactos tanto quanto possível.
Olhando para julho e agosto, o Eurocontrol diz que continuará a fazer o seu melhor em parceria com as partes interessadas operacionais para manter este início de verão positivo.