Tráfego aéreo europeu aumenta e atrasos diminuem
Uma notícia positiva para os passageiros em todo o continente europeu. No seu relatório de junho de 2023, o Eurocontrol revela que no primeiro mês do verão, embora o tráfego aéreo tenha aumentado 7% em relação ao mesmo período de 2022, os atrasos de gestão de fluxo de tráfego aéreo por voo cairam 8% para 3,7 minutos por voo.

Publituris
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Os níveis de tráfego em junho de 2023 em muitas partes da Europa são iguais ou superiores aos de junho de 2019. Em algumas áreas do sudeste da Europa em particular, estão até 15% acima de 2019, refere o Eurocontrol no seu relatório, que indica que os atrasos ATFM gerais no mês analisado são 7% menores do que em 2019.
Em junho passado, no total foram realizados 960.298 voos na rede europeia, em comparação com 894.310 no mesmo mês de 2022. Os atrasos ATFM por voo diminuíram 8% em comparação com junho de 2022, situando-se em 3,7 minutos por voo.
A entidade sublinha que esta clara tendência positiva ocorre apesar da guerra na Ucrânia reduzir o espaço aéreo disponível e mostra que a cooperação estreita entre todos os parceiros operacionais na preparação para o verão está a gerar bons resultados e a minimizar os atrasos.
No entanto, o relatório avança que existem áreas específicas que ainda estão a enfrentar restrições causadas por questões locais, como infraestrutura ou pessoal. Onde existem, o Eurocontrol garante que continuará a trabalhar com companhias aéreas, ANSP e aeroportos para mitigar os impactos tanto quanto possível.
Olhando para julho e agosto, o Eurocontrol diz que continuará a fazer o seu melhor em parceria com as partes interessadas operacionais para manter este início de verão positivo.