LATAM Airlines recebe primeiro avião que utiliza SAF
A LATAM Airlines recebeu um novo avião A320neo, aparelho cujo voo de entrega foi realizado utilizando uma mistura de combustível com SAF – Sustainable Aviation Fuel, o que permite uma forte redução das emissões de CO2.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A LATAM Airlines recebeu um novo avião A320neo, aparelho cujo voo de entrega foi realizado utilizando uma mistura de combustível com SAF – Sustainable Aviation Fuel, o que permite uma forte redução das emissões de CO2.
De acordo com um comunicado da LATAM Airlines, este voo, que decorreu entre as cidades de Toulouse, em França, e Fortaleza, no Brasil, utilizou uma “mistura de combustível com 30% de SAF produzido a partir de óleo de cozinha usado”.
No comunicado divulgado, a LATAM Airlines explica que, até ao final do ano, conta receber mais 30 aviões da família A320neo, que vão renovar a frota da companhia aérea, que espera ter uma frota de 323 aviões até ao final de 2023.
“Isso permitirá não apenas complementar a frota atual de aviões de nova geração, mas também tornar-se uma das frotas mais modernas e eficientes da América do Sul, melhorando ainda mais a conectividade. Atualmente, o grupo opera 1.500 voos diários para 147 destinos em 24 países”, refere a LATAM Airlines.
O SAF é um tipo de combustível que provém de matérias-primas alternativas, como resíduos, gorduras e óleos, entre outros, que são processados para produzir um combustível com baixo teor de CO2 durante o seu ciclo de vida.
Neste voo, a LATAM Airlines utilizou 30% de SAF com “um fator de redução atribuído de cerca de 80% de CO2 no seu ciclo de vida, em comparação com o combustível convencional”, segundo o documento da ICAO “Default Life Cycle Emissions Values for CORSIA Eligible Fuels”.
“Este voo é um esforço conjunto entre a LATAM e a Airbus e representa um dos nossos avanços mais concretos na agenda do grupo em relação ao uso de SAF. No ano passado, anunciamos o objetivo de alcançar um uso de 5% de SAF até 2030, priorizando a produção na América do Sul, e fizemos isso porque estamos convencidos de que os combustíveis sustentáveis para aviação terão um papel importante na descarbonização da indústria”, afirma o CFO do Grupo LATAM, Ramiro Alfonsín.
De acordo com o responsável, “atualmente, as quantidades de SAF disponíveis no mundo são muito limitadas, e o acesso a esse tipo de combustível na América do Sul continua sendo um dos principais desafios para a descarbonização do setor”.
“A América do Sul tem um grande potencial para produzir SAF e, assim, dar uma contribuição muito significativa para a ação climática, razão pela qual é importante avançar com uma agenda que envolva diferentes partes interessadas para promover a produção de SAF na nossa região”, defende ainda Ramiro Alfonsín.
Recorde-se que o Grupo LATAM lançou, em maio de 2021, a nova estratégia de sustentabilidade, na qual estabeleceu metas desafiadoras, que passam pela neutralidade de carbono até 2050, eliminação dos plásticos de uso único até 2023 e tornar-se num grupo com zero resíduos para aterro em 2027, a fim de contribuir para a proteção dos ecossistemas sul-americanos nos próximos 30 anos.