Lista encabeçada por José Manuel Santos é a única candidata à ERT do Alentejo e Ribatejo
“Nova Ambição-Turismo do Alentejo. Turismo do Ribatejo”, liderada por José Manuel Santos é a única lista candidata à ERT do Alentejo e Ribatejo. Eleições são a 12 de julho.
Victor Jorge
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
José Manuel Santos lidera a única lista candidata aos órgãos da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – nomeadamente Comissão Executiva, Assembleia Geral e Conselho de Marketing e que se apresentará ao ato eleitoral do próximo dia 12 de julho.
A lista foi entregue na segunda-feira, dia 3 de julho, ao presidente da Assembleia Geral, Luis Pita Ameixam na sede da instituição, em Beja Na ocasião, o candidato a presidente da Comissão Executiva, José Santos, foi acompanhado pelos números dois e três da lista, Pedro Beato e Conceição Grilo, respetivamente, pelo número um ao Conselho de Marketing, Nuno Pina.
A lista do projeto “Nova Ambição-Turismo do Alentejo. Turismo do Ribatejo” obteve um consenso esmagador entre as diversas entidades participantes na atual Assembleia Geral, tendo sido subscrita por 112 dos 116 membros que integram este órgão.
De entre os apoios recolhidos destacam-se os de todos os presidentes de Câmara Municipal do Alentejo e da Lezíria do Tejo, do representante do Estado e Presidente da CCDR Alentejo, das empresas turísticas, das três associações empresariais setoriais de base regional (Heranças do Alentejo, Casas Brancas e associação dos resorts do Alentejo Litoral), das cinco associações setoriais nacionais (AHP, AHRESP, APAVT, APECATE E ARAC) e dos representantes das duas confederações sindicais, CGTP e UGT.
Em entrevista ao Publituris, José Manuel Santos já tinha referido que a candidatura era “audaciosa porque é um caminho que assenta em objetivos que sei são bastante ambiciosos e que passam por garantir um crescimento dinâmico do turismo na região, isto é, superando o ritmo médio de crescimento à escala nacional. Mas queremos também garantir um crescimento em valor superior ao crescimento em número de turistas, baseado em ganhos adicionais no número de dormidas, na duração da estadia e na despesa média e reduzir a sazonalidade através de uma melhor utilização do capital natural e cultural dos dois destinos”.
Quanto à ambição subjacente ao lema da candidatura “Nova Ambição-Turismo do Alentejo-Turismo do Ribatejo”, José Manuel Santos referia ao Publituris “querer construir um destino mais competitivo e coeso trazendo as pessoas para o centro da estratégia de desenvolvimento. Isso implica que a atividade turística tenha de crescer sustentadamente em todo o território, apoiando esse processo na valorização dos capitais natural e cultural. É essa a visão da “Nova Ambição”. Como corolário deste processo estou certo que o turismo intensificará a sua relevância na economia regional, criando mais emprego e desempenhando um papel mais efetivo na coesão territorial”.
Em conclusão, o único candidato à ERT do Alentejo e Ribatejo frisava “acreditar que o turismo será uma atividade fundamental para atrair novos residentes para o Alentejo e Ribatejo”, antecipando o lançamento de “um programa muito ambicioso com esse objetivo”.