Exmo. Hotel by Olivia | Créditos: Ivo Tavares
Olivia Singular Houses estuda expansão para Lisboa e Espanha
Após um investimento inicial que supera os 16 milhões de euros, a marca detida pela Lince Capital que inclui três guesthouses de charme e um boutique hotel no Porto tem em vista novas localizações, entre elas Lisboa e Espanha. O intuito passa por oferecer alojamentos que “enalteçam a alma portuguesa”.
Carla Nunes
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A marca Olivia Singular Houses, um projeto da sociedade de capital de risco independente Lince Capital composta por um boutique hotel e três guesthouses no Porto, está a estudar a expansão para Lisboa e para o estrangeiro, mais concretamente para Espanha.
As intenções da marca foram dadas a conhecer no evento de apresentação que decorreu esta quarta-feira, 28 de junho, no Exmo. Hotel by Olivia, na qual estiveram presentes Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital, Rodrigo Duarte, representante da Olivia Singular Houses e Elisa d’Almeida Mota, Sales & Marketing Manager.
A 15 de março de 2022, a marca inaugurou as suas três guesthouses de charme – a 1872 River House by Olivia, a Olivia 1895 Apartments e a Marquês Garden House by Olivia – e a 18 de julho do mesmo ano abriu as portas do Exmo. Hotel by Olivia. O investimento inicial feito até ao momento superou os 16 milhões de euros.
A escolha pela cidade do Porto para estes alojamentos é explicada por Vasco Pereira Coutinho como uma “oportunidade de negócio mais óbvia”, uma vez que a Lince Capital considera que “Lisboa está um bocadinho mais especulada que o Porto”. Nesse sentido, a sociedade de capital de risco independente optou “por arrancar e consolidar no Porto e, eventualmente, expandir para o resto do país”.
Em entrevista à Publituris Hotelaria, Vasco Pereira Coutinho afirma que, agora, “Lisboa é claramente o próximo passo”, sendo que também estão em cima da mesa alojamentos fora do país.
“Com alguma naturalidade, Espanha é claramente o passo a seguir. Vai depender um bocadinho das oportunidades”, refere o CEO da Lince Capital.
Vasco Pereira Coutinho afirmou ainda que, enquanto marca Olivia, têm o “objetivo de ter mais unidades pelo resto do país”, estando em cima da mesa a hipótese de adquirir novas casas ou “assumir operações já existentes” – ou seja, “introduzir a gestão [da Lince Capital sob a marca Olivia] em determinadas operações e trazer a experiência que temos vindo adquirir”. Por enquanto, o CEO preferiu não referir o valor de investimento previsto para os planos de crescimento.
Alojamentos pretendem “enaltecer a alma portuguesa”
No evento de apresentação, Elisa d’Almeida Mota explica que a ideia de batizar este projeto com um nome feminino como Olivia pretendeu “enaltecer a alma portuguesa, como a figura da mãe e da avó que abrem as portas e fazem questão de receber bem, de oferecer uma boa experiência na estadia”.
“A nossa ideia não é simplesmente restringir [estes alojamentos] a um hotel onde o hóspede vai para dormir. A ideia é que quando ele vem a Portugal e ao Porto, [possa] explorar um pouco mais o destino, outras cidades ao redor como Guimarães, Amarante ou o Douro”, refere a Sales & Marketing Manager.
Apesar destes alojamentos serem “muito singulares e particulares a nível de arquitetura”, Elisa d’Almeida Mota afirma que “os serviços [Olivia] estão presentes em todas as casas”.
No caso do Exmo. Hotel by Olivia, o edifício histórico que remonta ao século XIV dá lugar a 16 quartos, um bar e uma galeria histórica com biblioteca. Este edifício faz parte do conjunto arquitetónico da primitiva alfândega e da Casa da Moeda do Porto e foi foreiro à Coroa pelo menos durante cinco séculos.
Já a guesthouse 1872 River House by Olivia, situada na Ribeira do Porto, é dirigida “para os viajantes que gostam de estar imersos na história”, como a marca refere. O edifício com características do século XIV é composta por oito quartos e uma sala comum.
Por outro lado, a Olivia 1895 Apartments oferece aos hóspedes apartamentos totalmente equipados com um ou dois quartos. Renovado em 2022, este imóvel serviu de residência ao Comendador Manuel Pereira Guimarães, presidente da Associação Comercial do Porto e 18.º presidente da Câmara Municipal do Porto.
Por fim, o Marquês Garden House disponibiliza 16 quartos de diferentes tipologias na Praça do Marquês de Pombal na cidade Invicta. Aqui, o destaque vai para os arcos e painéis trabalhados com materiais nobres, lareiras com azulejos antigos e frisos de azulejos vegetalistas de Bordalo Pinheiro. Junto à escadaria, é possível encontrar um busto infantil da autoria de Soares dos Reis.