AirHelp prevê verão com “alguns constrangimentos nos voos” devido às greves e JMJ
A AirHelp prevê que, este verão, os aeroportos nacionais assistam a “alguns constrangimentos nos voos” devido às greves nos países de origem e de destino, assim como por culpa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter lugar entre 1 e 6 de agosto.

Publituris
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
A AirHelp prevê que, este verão, os aeroportos nacionais assistam a “alguns constrangimentos nos voos” devido às greves nos países de origem e de destino, assim como por culpa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter lugar entre 1 e 6 de agosto.
“Este ano, Portugal receberá, em agosto, a Jornada Mundial da Juventude e estima-se que chegarão ao nosso país mais de 1,2 milhões de jovens. Tudo isto poderá originar alguns constrangimentos nos voos, com cancelamentos ou atrasos dos mesmos, levando a uma alteração dos planos dos viajantes”, denuncia a AirHelp, num comunicado enviado à imprensa esta terça-feira, 27 de junho.
A AirHelp lembra que, no ano passado, mais de 11 milhões de passageiros viajaram de avião entre junho e setembro de 2022, sendo que destes, mais de quatro milhões (aproximadamente 39%) sofreram algum tipo de perturbação no seu voo (atraso ou cancelamento), o que originou compensações para mais de 286 mil passageiros.
Neste verão, indica a AirHelp, são esperados desafios que podem também causar perturbações nos voos, sendo que, além da JMJ, também as greves, seja no país de origem ou no país de destino, podem contribuir para um maior número de perturbações.
Por isso, a AirHelp recomenda alguns procedimentos para evitar contratempos quando se anda de avião, aconselhando os passageiros a selecionarem o melhor aeroporto de partida, de forma a aumentar as “hipóteses de chegar ao destino sem grandes percalços”.
No caso de Portugal, a AirHelp lembra que o aeroporto de Faro foi o que registou, no ano passado, menor nível de incumprimento, com 70% dos passageiros a não sofrerem constrangimentos, seguindo-se o Aeroporto do Porto, com 68% de passageiros sem perturbações e, por último, o aeroporto de Lisboa, onde apenas 53% dos passageiros não experimentaram qualquer problema.
A AirHelp sugere ainda aos passageiros que escolham companhias aéreas “que apresentaram menor perturbação”, sendo que, no caso de Portugal, as transportadoras que apresentaram maior pontualidade e menos perturbações foram a SATA Air Açores, com mais de 73% dos passageiros a não sofrer qualquer constrangimento, a Easyjet com 60% dos passageiros sem problemas e, no fim da lista, a TAP Air Portugal com apenas 53% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação.
A AirHelp recomenda ainda que os passageiros estejam atentos às paralisações noutros países que podem perturbar o tráfego aéreo, a exemplo de França, Reino Unido e Alemanha, onde vários voos têm vindo a ser cancelados ou a sofrer atrasos devido às greves.
A AirHelp lembra também que, de acordo com o Regulamento CE 261/2004, que regula os voos de partida ou chegada na União Europeia, os passageiros têm direito a uma indemnização por atrasos superiores a três horas, cancelamento do seu voo ou recusa de embarque.
Todas as informações sobre os direitos dos passageiros aéreos podem ser consultadas aqui, no Guia dos Direitos dos Passageiros Aéreos.