Foto: Fernando Borges
Air Malta conta aumentar operação sazonal para Lisboa em 2024
Os voos da Air Malta para Lisboa decorrem entre 26 de junho e 26 de outubro, e contam com duas ligações aéreas por semana, às segundas e quintas-feiras, com chegada à capital portuguesa prevista para as 20h45 e partida cerca de 1h15 depois.
Inês de Matos
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Air Malta deu esta segunda-feira, 26 de junho, início à operação sazonal para Lisboa, que conta com dois voos por semana até outubro e que regista ocupações superiores a 90% no pico do verão, numa forte procura que leva Márcio Ferreira, Managing Director da Discover the World, que passou a representar a Air Malta em Portugal este ano, a prever um aumento da operação já em 2024.
“Este ano funcionou bem, no próximo ano está previsto que a operação continuará a ser sazonal, no entanto, a perspectiva é que comecemos mais cedo, já a apanhar o período da Páscoa e o período entre a Páscoa e o verão, o que nos vai permitir dar outra resposta ao mercado”, disse o responsável ao Publituris, à margem da chegada do primeiro voo da operação da Air Malta para este verão.
Segundo Márcio Ferreira, a Air Malta conta também receber novos aviões Boeing 737 Neo no próximo ano, que dispõem de maior capacidade, pelo que, estima o responsável, é também possível que, em 2024, a operação da Air Malta para Lisboa venha a disponibilizar um maior número de lugares por voo.
“Vamos ter algumas alterações porque estão a chegar novos aviões, vai ser feita uma atualização da frota da Air Malta, trocando os Boeing 737 Geo pelos Neo, ou seja, no fundo há uma modernização da frota, o que, por si só e mesmo que seja mantido o mesmo perfil de operação – bissemanal – já implicará um incremento de capacidade porque estamos a falar de um avião que tem muito mais capacidade que os atuais”, acrescentou o responsável.
Na operação deste verão, que vai decorrer até 26 de outubro, com voos às segundas e quintas-feiras, a companhia aérea regista load factors superiores a 90% no pico do verão, ou seja, para os meses de junho, julho e agosto, enquanto o mês de setembro ronda já os 80%, sendo que apenas outubro estará ainda abaixo de 60%.
“Neste momento, junho, julho e agosto acima dos 90%, setembro já está perto dos 80% e outubro andará por volta dos 60%”, revelou o responsável, fazendo um balanço positivo dos resultados que a operação apresenta.
Márcio Ferreira considera que os resultados alcançados provam que o modelo proposto pela Discover the World para a companhia aérea de Malta “tem funcionado”.
“Esta foi uma estratégia que funcionou porque conseguimos manter a operação, manter o mercado satisfeito, servir os clientes e conseguimos aumentar a receita total e, sobretudo o yield, que é a receita média e é aquilo que, atualmente, as companhias aéreas cada vez mais buscam”, explicou o Managing Director da Discover the World.
Recorde-se que a Air Malta passou a ser representada pela Discover the World em Portugal este ano, numa “aquisição de relevo” ao portfólio deste GSA que, segundo Márcio Ferreira, foi importante para a empresa, sobretudo depois da pandemia.
“Para nós, toda a qualquer companhia online é por si só uma aquisição de relevo para o portfólio. E ter uma companhia como a Air Malta, servindo um destino como Malta no mercado português, é um reforço importante, sobretudo depois deste período de pandemia, acaba por ser uma importante muleta”, concluiu o responsável.
Os voos da Air Malta para Lisboa decorrem entre 26 de junho e 26 de outubro, e contam com duas ligações aéreas por semana, às segundas e quintas-feiras, com chegada à capital portuguesa prevista para as 20h45 e partida cerca de 1h15 depois.