Air Malta conta aumentar operação sazonal para Lisboa em 2024
Os voos da Air Malta para Lisboa decorrem entre 26 de junho e 26 de outubro, e contam com duas ligações aéreas por semana, às segundas e quintas-feiras, com chegada à capital portuguesa prevista para as 20h45 e partida cerca de 1h15 depois.

Inês de Matos
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A Air Malta deu esta segunda-feira, 26 de junho, início à operação sazonal para Lisboa, que conta com dois voos por semana até outubro e que regista ocupações superiores a 90% no pico do verão, numa forte procura que leva Márcio Ferreira, Managing Director da Discover the World, que passou a representar a Air Malta em Portugal este ano, a prever um aumento da operação já em 2024.
“Este ano funcionou bem, no próximo ano está previsto que a operação continuará a ser sazonal, no entanto, a perspectiva é que comecemos mais cedo, já a apanhar o período da Páscoa e o período entre a Páscoa e o verão, o que nos vai permitir dar outra resposta ao mercado”, disse o responsável ao Publituris, à margem da chegada do primeiro voo da operação da Air Malta para este verão.
Segundo Márcio Ferreira, a Air Malta conta também receber novos aviões Boeing 737 Neo no próximo ano, que dispõem de maior capacidade, pelo que, estima o responsável, é também possível que, em 2024, a operação da Air Malta para Lisboa venha a disponibilizar um maior número de lugares por voo.
“Vamos ter algumas alterações porque estão a chegar novos aviões, vai ser feita uma atualização da frota da Air Malta, trocando os Boeing 737 Geo pelos Neo, ou seja, no fundo há uma modernização da frota, o que, por si só e mesmo que seja mantido o mesmo perfil de operação – bissemanal – já implicará um incremento de capacidade porque estamos a falar de um avião que tem muito mais capacidade que os atuais”, acrescentou o responsável.
Na operação deste verão, que vai decorrer até 26 de outubro, com voos às segundas e quintas-feiras, a companhia aérea regista load factors superiores a 90% no pico do verão, ou seja, para os meses de junho, julho e agosto, enquanto o mês de setembro ronda já os 80%, sendo que apenas outubro estará ainda abaixo de 60%.
“Neste momento, junho, julho e agosto acima dos 90%, setembro já está perto dos 80% e outubro andará por volta dos 60%”, revelou o responsável, fazendo um balanço positivo dos resultados que a operação apresenta.
Márcio Ferreira considera que os resultados alcançados provam que o modelo proposto pela Discover the World para a companhia aérea de Malta “tem funcionado”.
“Esta foi uma estratégia que funcionou porque conseguimos manter a operação, manter o mercado satisfeito, servir os clientes e conseguimos aumentar a receita total e, sobretudo o yield, que é a receita média e é aquilo que, atualmente, as companhias aéreas cada vez mais buscam”, explicou o Managing Director da Discover the World.
Recorde-se que a Air Malta passou a ser representada pela Discover the World em Portugal este ano, numa “aquisição de relevo” ao portfólio deste GSA que, segundo Márcio Ferreira, foi importante para a empresa, sobretudo depois da pandemia.
“Para nós, toda a qualquer companhia online é por si só uma aquisição de relevo para o portfólio. E ter uma companhia como a Air Malta, servindo um destino como Malta no mercado português, é um reforço importante, sobretudo depois deste período de pandemia, acaba por ser uma importante muleta”, concluiu o responsável.
Os voos da Air Malta para Lisboa decorrem entre 26 de junho e 26 de outubro, e contam com duas ligações aéreas por semana, às segundas e quintas-feiras, com chegada à capital portuguesa prevista para as 20h45 e partida cerca de 1h15 depois.