MSC Euribia
MSC Group estabelece parceria com Gasum para fornecimento de GNL e GNL-renovável
Segundo a MSC Cruzeiros, este acordo é “parte da estratégia da Cruise Division para alcançar zero emissões de gases de efeito estufa para as suas operações marítimas até 2050”.
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A Cruise Division do MSC Group e a Gasum estabeleceram um acordo de longo prazo para o fornecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) para o novo navio MSC Euribia e assinaram uma Carta de Intenções com o objetivo de cooperar no fornecimento de e-LNG sintético feito com energia renovável.
Segundo comunicado da MSC Cruzeiros, este acordo é “parte da estratégia da Cruise Division para alcançar zero emissões de gases de efeito estufa para as suas operações marítimas até 2050”.
A companhia de cruzeiros sublinha que esta é uma “cooperação histórica” para garantir o acesso da MSC Cruzeiros ao gás sintético liquefeito, que é produzido utilizando hidrogénio, criado por hidrólise com energia renovável e C02 capturado.
“A Gasum e a MSC Cruzeiros estão juntas a criar em parceria um itinerário acionável para reduzir as emissões nas operações de cruzeiros da MSC Cruzeiros com volumes consideráveis de vários milhares de toneladas de e-GNL a partir de 2026”, explica a companhia.
Esta parceria inclui um acordo de longo prazo para o fornecimento de GNL ao MSC Euribia, o novo navio da MSC Cruzeiros, que foi inaugurado no início deste mês de junho e que utiliza este tipo de combustível menos poluente.
“A utilização de GNL remove quase todas as emissões de dióxido de enxofre e partículas, reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Para além disso, a tecnologia GNL a bordo permite que a MSC Cruzeiros mude a qualquer momento para biogás liquefeito totalmente renovável (bio-GNL) ou gás sintético (e-GNL), com o objetivo de atingir reduções de emissões de gases de efeito estufa até 100%”, acrescenta a companhia de cruzeiros.
Recorde-se que a primeira viagem do MSC Euribia foi a primeira da indústria dos cruzeiros sem emissões poluentes, uma vez que o navio usou biogás liquefeito adquirido pela Gasum como combustível para esta viagem.
“O navio navegou durante quatro dias de Saint-Nazaire ,em França, para Copenhaga, na Dinamarca, e utilizou o bio-GNL através de uma abordagem de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental de fornecer os benefícios do biogás renovável. A MSC Cruzeiros comprou mais de 400 toneladas de bio-GNL da Gasum para mostrar o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de zero emissões de gases com efeito estufa”, acrescenta a companhia.
Segundo Linden Copell, vice-presidente da Sustentabilidade & ESG da MSC Cruises, o fornecimento confiável de GNL é fundamental para que a companhia de cruzeiros atinja os seus objetivos de descarbonização.
“A parceria com a Gasum permitirá que se consiga combustíveis novos e mais limpos, necessários para tornar o cruzeiro com zero emissões uma realidade. Precisamos de mais fornecedores como a Gasum para intensificar e apoiar a nossa indústria com as suas metas ambientais. Estamos prontos e à espera para comprar mais desses novos combustíveis”, refere o responsável.