Produção SAF pode gerar 56 MM€ para o PIB e 270.000 novos empregos em Espanha
O lançamento em Espanha de uma nova indústria de produção de combustível de aviação sustentável representa uma grande oportunidade para gerar riqueza e criar novos empregos.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A descarbonização da aviação espanhola exigirá cinco milhões de toneladas de SAF por ano em 2050. Segundo um estudo da PwC para Iberia e Vueling, detendo entre 30 e 40 fábricas distribuídas por todo o país, Espanha conseguiria cobrir toda a sua procura nacional. Tendo em vista que o potencial de produção do país supera em muito a procura local, a instalação de mais unidades de produção de grandes volumes de SAF poderá significar a possibilidade de exportação para o mercado internacional.
O impacto no PIB da construção e entrada em funcionamento destas trinta e duas fábricas seria de 56.000 milhões de euros até 2050, bem como 270.000 novos postos de trabalho.
Teresa Parejo, Head of Sustainability da Iberia, explica que “a Espanha tem a oportunidade de se tornar um grande produtor de SAF. Tem tudo o que é necessário. Em primeiro lugar, uma enorme quantidade de resíduos florestais, agrícolas e pecuários que são utilizados para produzir SAF biológicos. E, além disso, Espanha está a caminho de liderar a produção de hidrogénio verde, que, entre outras coisas, será usado para produzir SAF sintético.”
Para Franc Sanmartí, responsável de Sustentabilidade da Vueling, “o combustível de aviação sustentável é essencial para avançar na descarbonização do transporte aéreo. Já é uma realidade e pode ser utilizado nos aviões atuais”. No entanto, é necessário aumentar a sua produção para satisfazer a procura da indústria e aqui, considera, “temos uma grande oportunidade de liderar a produção de SAF a nível europeu, embora exija um esforço coletivo de todos os agentes para promover a sua produção”. Segundo o estudo, será necessário investir cerca de 22.000 milhões de euros até 2050 para o desenvolvimento de todas as fábricas.
Atualmente, a produção de SAF é baixa em comparação com a procura por combustível de aviação. Com as atuais infraestruturas, apenas seria possível cobrir 0,05% da procura mundial deste combustível, pelo que é fundamental desenvolver sua produção em larga escala.
Uma grande oportunidade para áreas rurais
A produção do SAF abre as portas para a geração de novos empregos, muitos dos quais estariam localizados em áreas rurais onde as maiores fontes de resíduos são utilizadas como matéria-prima para a produção de biocombustíveis. Isso contribuiria para o desenvolvimento da chamada Espanha “vazia” e para uma maior coesão social e territorial.
As regiões com maior capacidade de produção de SAF orgânico são, Andaluzia, Castilla y León, Castilla La Mancha, Catalunha, Aragão e Extremadura.
O impulso à indústria de SAF abre oportunidades interessantes para a economia circular, pois representa também uma solução para o problema crescente da gestão de resíduos, que se tornou uma nova oportunidade de negócio.