Turismo nos Municípios: Na promoção é que está o ganho
Ter ou anunciar uma vasta oferta turística, de experiências ou locais não é, hoje em dia, suficiente. A promoção, nos mais diversos canais, é fundamental para chegar ao público-alvo e, por isso, os 11 municípios ouvidos pelo Publituris estão no terreno com várias ações.
Victor Jorge
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A promoção eficiente e eficaz é, atualmente, tão ou mais importante que ter (simplesmente) uma oferta turística diversa. Sem campanhas de promoção ou divulgação nos mais diversos mais disponíveis faz com que se crie awarness das propostas apresentadas, onde o digital tem vindo a ganhar cada vez mais relevância, com recursos à tecnologia.
Em Vila Nova de Gaia a estratégia passa por um modelo de dinamização do território composto por quatro polos de desenvolvimento e dez circuitos temáticos transversais (praias, património religioso, artistas, história e cultura, fauna e flora, turismo ativo, expressões populares, mercados e feiras, desporto de competição, meeting industry e turismo industrial).
Deste modo, o polo 1 centra-se na dinamização da história do Vinho do Porto e nos recursos culturais e patrimoniais. O polo 2 promove o produto sol e mar, potenciando toda a qualidade das praias, enquanto o polo 3 tem o rio Douro como âncora, pela sua dinâmica, notoriedade e beleza natural. Por fim, o polo 4 procura potenciar a vertente cultural, sobretudo através do património religioso.
De resto, o município de Gaia preparou, recentemente, um documento estratégico que visa “orientar o desenvolvimento turístico até 2025”, refere o presidente da Câmara Eduardo Vítor Rodrigues. “O plano estratégico apresentado pelo Município de Gaia apresenta a visão para o turismo, desenvolvido pelo IPDT – Turismo e Consultoria, e pretende promover a diversificação da oferta, a preservação dos recursos e das tradições, a sustentabilidade e a geração de valor para todos. Só assim será possível atingir o objetivo: o posicionamento, no mercado nacional e internacional, de ‘Gaia, the Home of Port Wine’”. Pretende-se que o Vinho do Porto seja “o ponto de partida para uma experiência mais alargada” e, portanto, a aposta é clara: “Vila Nova de Gaia deve ser reconhecida como o melhor destino vínico de Portugal, casa do Vinho do Porto, de pessoas genuínas e praias de excelência, palco de paisagens desenhadas pelo Rio Douro, e pela mão de artistas intemporais, território de património único, e de histórias e natureza inexploradas, onde se vive em segurança, se preserva o ambiente e se valoriza a cultura e a sua diversidade”.
Em Coimbra, a estratégia passa pela “valorização dos ativos que nos definem e nos diferenciam enquanto destino turístico, tirando o máximo partido da centralidade geográfica, da qualidade dos acessos, do património histórico, natural e edificado, e da herança cultural e gastronómica que nos torna únicos”. Assim, todo este património é promovido através da oferta e divulgação de material promocional, sendo de assinalar, também, a presença e participação do Município de Coimbra em Feiras de Turismo, seja a nível nacional ou a nível internacional, integrando ações conjuntas de valorização e promoção do território, promovidas pela CIM – Região de Coimbra.
Também na “Cidade dos Estudantes” está a ser delineado um plano estratégico que assenta na promoção e valorização do património cultural, material e imaterial, promovendo uma oferta turística diversificada e integrada, que visa otimizar a relação existente entre o património classificado pela UNESCO e os demais ativos e fatores de atratividade turística. A estratégia está alicerçada em três eixos fundamentais – Património, Eventos e Corporate -, representando a identidade e os recursos turísticos existentes no território e que permitem afirmar e projetar Coimbra a nível nacional e internacional. O plano em questão define as áreas de atuação prioritárias para os próximos três anos, que passam desde logo pelo reforço de sinergias entre os agentes turísticos, comerciais e culturais, e pela melhoria da estratégia de marketing e comunicação, de modo a elevar Coimbra a um polo de atração turística sustentável e inovador.
Aposta digital e muitas feiras
Rui Costa, vereador da Câmara de Alenquer, promove a oferta turística por via de uma estratégia de comunicação global, através do site autárquico e das newsletters institucionais, impulsionada pelas redes sociais do município (Facebook, Instagram e Linkedin), pelos jornais e rádios regionais, através de outdoors, pontualmente em revistas de turismo e/ou de lifestyle, e também através de alguns produtos de comunicação dedicados (como brochuras, flyers, etc.).
“Apostamos ainda na presença em feiras de turismo e enoturismo em Portugal e no estrangeiro, promovendo também a assessoria mediática de informação e ativações de marca em meios de comunicação social nacionais”, diz o vereador. Entre as ações a promover a curto e médio prazo estão a tradição de “Pintar e Cantar dos Reis” – tradição elevada a Património Cultural Imaterial Nacional em 2021 e que o município pretende candidatar ainda este ano [2023] a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A data do aniversário de Damião de Góis, as Festas do Espírito Santo, “Alma do Vinho” ou as visitas guiadas ao Presépio Monumental são algumas das ações destacadas, além da participação em Feiras de Turismo – como foi o caso da FITUR, em Madrid, e recentemente na BTL, em Lisboa, estando previsto, até ao final do ano de 2023, a participação em pelo menos mais duas feiras.
Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, indica o desenvolvimento de várias ações de promoção em parceria com outras entidades, designadamente, no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa, sobretudo, “através da participação em feiras de turismo internacionais e dos contactos regulares com imprensa nacional e estrangeira”. Assim, o Festival de Sintra, Ópera de Rua, Bailado em Seteais, Música no Centro, Reino do Natal, Corrida Fim da Europa, Sintra Trail Monte da Lua, Rally das Camélias ou Pequenas Rotas de Sintra-Pedestrianismo são promovidas de forma a “ir ao encontro das expectativas de quem vive, trabalha e visita Sintra”.
Tal como Alenquer, também Cascais tem uma forte componente digital nas ações de promoção, evidenciando Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação de Turismo de Cascais, que o pilar do marketing digital, salientando “a aposta na integração dos vários sites/plataformas numa nova plataforma de venda direta para os associados (Cascais Virtual & Marketplace)”, bem como “a produção de conteúdos em parceria com a revista TimeOut nacional e internacional e da divulgação continua do vídeo dos nómadas digitais que nos tem feito ganhar diversos prémios internacionais”. Além disso, destaque ainda para o apoio a produções cinematográficas na região, bem como de produções de moda; presença em certames e fóruns, “cautelosamente selecionados, que permitam reforçar o posicionamento de Cascais como oferta premium”; desenvolvimento do “Awe&some Cascais – Extraordinary Event Hubs”, promovido pela Turismo de Cascais, numa inovadora abordagem ao mercado M&I, no formato de HUBs; e eventos de cariz internacional, concluindo Corrêa de Barros que, “têm um papel central na dinamização do tecido empresarial local, pelo impacto direto que encerram, e pela capacidade de projeção do destino que a eles está associado”.
As feiras, nacionais e internacionais são tidas no município de Alcochete como “estratégicas para a promoção do território enquanto destino turístico”, diz Fernando Pinto, presidente da Câmara, sendo que a prioridade passa por “consolidar as matérias que compõem os eixos orientadores da gestão estratégica, criando assim uma base que sustente outras ações”.
Em Palmela, a promoção da oferta turística é alavancada na marca territorial “Município Palmela Conquista” que este ano comemora o seu 10.º aniversário, capitalizando a notoriedade conseguida com o título “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012” ao mesmo tempo que “projeta a imagem do território associada à sua riqueza histórica, ao património natural e cultural, à qualidade dos produtos locais e aos saberes e tradições genuínos”, refere o vereador responsável pelo turismo, Luís Miguel Calha. .
Toda esta dinâmica ganha expressão em canais de comunicação institucionais criados exclusivamente para comunicar este eixo estratégico, tendo sido lançado, recentemente, o novo site VisitPalmela.pt que apresenta ao visitante, numa lógica de navegabilidade intuitiva, um acervo de informação turística, capacitando e convidando o utilizador a conhecer, explorar, saborear e a planear uma visita ao território.
“Apostamos muito no marketing territorial através de diversas campanhas, nos mercados internos e externos, e na relação com universidades e centros de investigação aumentando a nossa atratividade e competitividade”, termina Luís Miguel Calha.
O município de Setúbal, por sua vez, tem cimentado a sua marca e oferta turística ao longo dos últimos anos em diversos canais, e simultaneamente com a presença em feiras de Turismo estratégicas nos mercados de interesse. De igual modo, tem garantido presença em diversas publicações, em suporte papel e digital, bem como na continuada aposta na realização de Press e FAM trips para apresentar os produtos turísticos do destino Setúbal.
“Identidade, sustentabilidade e inclusão são os três principais eixos da estratégia do turismo em Setúbal e o forte relacionamento e interação permanente com os operadores turísticos tem permitido a concertação da estratégia e posicionamento de Setúbal em mercados nacionais e estrangeiros”, disse o departamento de Turismo de Setúbal.
No que diz respeito aos objetivos definidos na estratégia do município de Setúbal para a estão a afirmação do turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental na região de Setúbal, integrado no Plano estratégico nacional para o Turismo 2027, do Turismo de Portugal; posicionar Setúbal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis da região de Lisboa (AML); reforçar a identidade e autenticidade da região como fator diferencial na oferta nacional e internacional; além de apostar em nichos de mercado para diversificar a oferta e combater a sazonalidade (golfe, vinhos, gastronomia, birdwatching, percursos pedestres).
Dar maior ênfase ao digital também está entre a aposta ao nível da comunicação exterior de Mora, tendo sido com esse propósito que o município lançou, recentemente, o novo site do Turismo do Município (www.visitmora.pt), que pretende dar aos turistas toda a informação necessária ao visitarem o nosso concelho.
A médio prazo, existe o objetivo de ponderar a criação de vários quiosques automáticos, possibilitando que quem visite Mora pela EN2 tenha, posteriormente, um circuito alternativo e que acabe por dar descontos e vantagens no comércio local.
Paralelamente a todas estas atividades, Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora, adianta que “existe a procura de iniciar o turismo de massa através da assinatura de vários protocolos com operadores turísticos que garanta estes bilhetes a preços muito vantajosos e que se traduza num acréscimo grande das excursões e visitantes ao Município de mora”.
Ainda no Alentejo, Marcos Aguiar frisa que, além do recurso a diversos meios e canais de comunicação, Aljustrel promove-se “merchandising criado propositadamente para o efeito e à produção de conteúdos didáticos e audiovisuais, como é o caso de vídeos promocionais”. Por isso mesmo, a Câmara Municipal da vila mineira está a preparar “novos conteúdos escritos e audiovisuais para dar a conhecer todo o produto turístico ao nível do turismo industrial e mineiro”.
Finalmente, em Lagos, o presidente da Câmara, Hugo Pereira, salienta as feiras como “um excelente instrumento de promoção do município”, destacando o apoio da Região de Turismo do Algarve como “imprescindível” na promoção “equilibrada de toda a região com várias ações e iniciativas”.