Edição Digital: Entrevista Azul (John Rodgerson) e Algarve (João Fernandes), RoadShow das Viagens em imagens, Cabo Verde, Europamundo, China e ARAC
Nesta edição do Publituris, o destaque vai para a entrevista com o CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, John Rodgerson. Além disso, entrevistámos João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, damos a conhecer o olhar da Europamundo para o mercado português, a estratégia de Cabo Verde para o turismo, as perspectivas de cooperação e desenvolvimento entre a província de Zhejiang (China) e Portugal, bem como as conclusões da convenção da ARAC. Além disso, poderá (re)rever a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris em imagens.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A próxima edição do Publituris faz capa com uma entrevista a John Rodgerson, CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras. Com a rota que a companhia aérea opera para Lisboa a registar uma elevada procura, uma vez que os turistas brasileiros olham para a capital portuguesa como “a nova Miami”, o CEO da Azul não descarta, por isso, um reforço da operação no verão.
Dada esta elevada procura, a Azul encontra-se num processo de avaliar “como vender mais pacotes para Portugal. Temos uma empresa de pacotes de viagens, a Azul Viagens, e queremos vender o Algarve, o Porto, Beja ou Fátima. Este é o nosso foco neste momento”, salienta John Rodgerson.
Na “Distribuição”, falámos com Carlos González, diretor para o mercado espanhol da Europamundo Vacaciones, que admitiu ao Publituris que o operador turístico “tem tudo para crescer em Portugal”.
Nos “Destinos”, “viajámos” até Cabo Verde para Francisco Martins, administrador do Instituto do Turismo do país, nos explicou um pouco do Programa Operacional do Turismo de Cabo Verde (POT 2022-2026, orçado em 200 milhões de euros, cuja estratégia assenta na diversificação de produtos e mercados, desconcentração do turismo pelas diferentes ilhas, e melhoria da conectividade.
Da China, mais concretamente, da província de Zhejiang, a sua capital Hangzhou é vista como porta de entrada de Portugal na China.
Na conferência de Promoção e Intercâmbio de Turismo Cultural com a temática “Bela China – Poesia e Pintura Zhejiang”, realizada em Lisboa, Liu He, inspetor de primeiro nível do Departamento de Cultura e Turismo da província chinesa de Zhejiang, admitiu ter “perspectivas de cooperação e desenvolvimento muito amplas” com Portugal. Para já existe um voo semanal direto da Beijing Capital Airlines a partir de Lisboa, tendo sido já anunciada, para breve, uma segunda frequência.
Realizado de 28 a 30 de março, em Coimbra (Vila Galé), Vila Nova de Gaia (Hilton Porto Gaia) e Lisboa (Eurostars Parque das Nações), a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris ficou marcada por vários recordes. Contando com a participação de perto de 400 agentes, os três dias foram aproveitados pelos 44 expositores para mostrar as novidades disponibilizadas ao mercado, tendo sido realizadas mais de 9.000 interações. Nesta edição do Publituris poderá (re)ver as imagens destes três dias de networking.
A terminar o mandato e tendo já anunciado a não recandidatura à presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERT-A), João Fernandes faz um balanço dos cinco anos que esteve à frente do turismo da região. Se nas palavras do próprio, o Algarve “concorre na Liga dos Campeões do Turismo”, confessa que “gostaria que a TAP tivesse mais atenção pela região”, já que “é o destino para onde a companhia menos voa, em Portugal”.
Além da entrevista a João Fernandes, damos a conhecer as principais conclusões de um estudo realizado pela Opium sobre o Turismo Cultural no Algarve, indicando a agenda no que diz respeito à oferta, procura e gestão cultural e criativa.
Em Alcobaça, um dos temas da IV Convenção da Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC) foi o (novo) aeroporto de Lisboa. Com as atuais nove localizações em análise, embora na altura da convenção só se conheciam sete, no final do debate ficou a certeza de que o setor do rent-a-car não está preocupado com a distância a que a nova infraestrutura aeroportuária poderá ficar.
Além do Pulse Report, numa parceria entre o Publituris e a GuestCentric, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (Economista e Gestor), João Caldeira Heitor (ISG) e João Silva Santos (merytu).
Leia a edição aqui.