Lugares em voos intra-europeus na Páscoa aos níveis pré-pandémicos
A capacidade de lugares oferecida nas companhias aéreas para esta Páscoa em voos intra-europeus está a aproximar-se dos níveis de 2019. Portugal está bem posicionado no que diz respeito ao crescimento oferta existente, ficando somente atrás da Turquia.
Victor Jorge
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Os dados mais recentes da ForwardKeys para o período de Páscoa que se aproxima são animadores, com a consultora a indicar que a capacidade de lugares nos voos intra-europeus estão ao nível de 2019.
Os destinos com maior evolução no que diz respeito à capacidade oferecida são a Turquia, com mais 26% em comparação com 2019, seguida de Portugal que, segundo a ForwardKeys vê os lugares aumentarem 12% face ao período pré-pandémico. O Top 3 fecha com a Polónia com um crescimento de 9%.
Esta evolução é visível, também, noutros destinos como a Grécia que cresce 7%, tal como a Irlanda (+4%), Itália (4%) e Espanha (+1%).
Globalmente, as reservas já confirmadas para chegadas dentro do espaço europeu estão a 15% do mesmo período festivo de 2019, enquanto o long-haul com destino à Europa permanece 17% abaixo.
Preparem-se para os britânicos
Analisando os principais mercados emissores, o Reino Unido lidera com um crescimento de 12% face a 2019. Portugal e Irlanda são outros dos destinos de origem em destaque na análise da ForwardKeys, com crescimentos de 1% em comparação com o período de 2019.
“Estamos, finalmente, a registar um regresso de alguns dos principais destinos emissores, como o Reino Unido, Alemanha e Espanha”, refere Juan A. Gomez, Head of Marketing Intelligence da ForwardKeys. “O que é particularmente encorajador relativamente a este forte aumento é a resiliência dos turistas britânicos, especialmente, por causa do alto nível de inflação e incerteza económica no país, bem como a disrupção causada no mês passado pelo setor dos transportes locais em suportar a oferta que resultou em cenas de caos nos aeroportos, voos cancelados e greves”, refere Gomez, admitindo que “os destinos que estão a apostar no turista britânico terão de se preparar para qualquer eventualidade que possa surgir”.
Espanha na mira dos britânicos
O destino que se destaca, contudo, nas pesquisas e reservas dos britânicos é Espanha que regista uma forte evolução e continua em crescendo, aparecendo em 25% (um quarto) das intenções de viagem.
Portugal (7%) parte dos destinos vistos pelos britânicos como uma boa alternativa, aparecendo o nosso país atrás de “nuestros hermanos”, Itália (com 11%) e França (8%), ficando à frente de destinos como a Grécia (5%) ou Turquia (4%).
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