Teresa Gonçalves já tomou posse como CEO da SATA Holding
Teresa Gonçalves, que já ocupava funções de administradora financeira do grupo de aviação açoriano, tomou esta segunda-feira, 3 de abril, posse como nova CEO da SATA Holding.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A SATA Holding, que detém as companhias aéreas Azores Airlines e SATA Air Açores, já tem uma nova CEO, cargo que foi assumido esta segunda-feira, 3 de abril, por Teresa Gonçalves, que já ocupava funções de administradora financeira do grupo de aviação açoriano.
Pós-graduada em Finanças pela Nova School of Business and Economics, pós-graduada em Concorrência e Regulação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e licenciada pela Católica Lisbon School of Business and Economics, Teresa Gonçalves está na companhia desde 2020, como Membro do Conselho Executivo, e ocupava, até ao momento, o cargo de Chief Financial Officer (CFO) do Grupo SATA.
“É uma grande honra tomar posse como Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding. Tomei a firme decisão de ficar na companhia, ao lado dos colaboradores e do acionista, neste momento em que estamos a implementar o processo de reestruturação do Grupo e iniciámos o processo de concurso público de privatização da SATA Internacional-Azores Airlines”, refere a nova CEO do Grupo SATA, citada num comunicado enviada à imprensa.
De acordo com a nova CEO da SATA Holding, que abrange também a SATA Gestão de Aeródromos, tanto o processo de reestruturação do grupo como o de privatização da Azores Airlines “estão em curso, a decorrer normalmente”, pelo Teresa Gonçalves se mostra tranquila quanto ao seu desenvolvimento.
“No que toca ao contexto operacional, estamos a verificar um aumento de procura em relação a 2022, pelo que tudo nos indica que voltaremos a registar um novo recorde de receita, o que reforça a nossa confiança em relação ao futuro” acrescenta a nova CEO da SATA Holding.
Além de Teresa Gonçalves, também José Roque, que assume a Direção-Geral de Operações da SATA Holding, e Dinis Modesto, que será o novo CFO (Chief Financial Officer) do grupo de aviação açoriano, tomaram posse esta segunda-feira, 3 de abril.
José Roque é licenciado em Engenharia de Produção Industrial no ramo das construções mecânicas pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia e, ao longo dos anos, acumulou formações específicas na área da Manutenção e Engenharia de Aeronaves, entre outras especializações.
O responsável desempenhou funções de Engenheiro Especialista na OGMA, TAP, Mobil, Petrogal e integrou os quadros da SATA Internacional em 1998, na qualidade de Diretor Geral de Manutenção e Engenharia, tendo sido nomeado diretor-geral de operações em agosto 2021 e administrador executivo da SATA Holding, com as funções de COO (Chief Operational Manager) em 2023.
Já Dinis Modesto, é licenciado em Economia pelo ISCTE e tem um Executive Master em Management pela Católica Lisbon School of Business & Economics, contando com mais de 10 anos de experiência como diretor financeiro em diferentes setores e conhecimentos nas áreas financeira, controlo de gestão e desenvolvimento de negócios.
O novo CFO da SATA exerceu recentemente funções de diretor Financeiro e de Compras da Cellnex Portugal, e iniciou a carreira profissional na Portugal Telecom (atual Altice) em 2005, onde teve responsabilidades nas áreas de planeamento e controlo de gestão, Corporate Finance e M&A, e áreas financeiras, em diversos setores de atividade, incluindo telecomunicações, serviços de saúde, serviços partilhados e serviços financeiros.
Ao longo da sua carreira, Dinis Modesto teve a oportunidade de participar em projetos de criação de novas empresas, venda de ativos, implementação de mudanças organizacionais, exploração e implementação de oportunidades de desenvolvimento de negócio.