On Air *** Local Caption *** On Air
ITB Berlin termina com mais de 90 mil visitantes profissionais
A ITB Berlin 2023, realizada de 7 a 9 de março, terminou os três dias dedicados exclusivamente aos profissionais, tendo ultrapassado os 90 mil visitantes. Em 2024, a feira realizar-se-á de 5 a 7 de março.
Victor Jorge
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Com a edição de 2023 aberta, exclusivamente, a profissionais, a ITB Berlin terminou no passado dia 9 de março, tendo atingido 90.127 participantes de mais de 180 países em três dias de feira.
Tendo contado com cerca de 5.500 expositores de 161 países, a principal feira de viagens do mundo manteve a sua posição como plataforma líder para a indústria global de viagens.
Com a indústria do turismo a estimar um ano recorde, apesar dos desafios económicos, após a pausa devido à pandemia e tendo como slogan ‘Open for Change’, a feira mais importante do setor do turismo contou com 1.300 participantes no “ITB Buyers‘ Circle”, limitada aos principais compradores da indústria de viagens.
A ITB Berlin também atraiu considerável atenção dos media, com cerca de 3.000 jornalistas a participarem nos três dias do evento, entre os quais o Publituris que acompanhou os expositores no stand do Turismo de Portugal.
Na ITB Berlin, os players da indústria concordaram em que 2023 pode tornar-se um ano recorde, com Deborah Rothe, diretora da feira, a referir que “foi bem notório que o desejo das pessoas por viajar está de volta em muitas partes do mundo. Apenas a região da Ásia-Pacífico está um pouco atrasada, devido, entre outras razões, à China abrir as suas fronteiras tardiamente.
Já Dirk Hoffmann, diretor executivo da Messe Berlin, referiu que “nestes três dias, a indústria do turismo demonstrou uma confiança incrível, apesar da difícil situação geral e das crises geopolíticas“.
Contacto pessoal crucial para o negócio do turismo
“A ITB Berlin deste ano foi uma prova da necessidade vital das pessoas se encontrarem cara a cara”, frisou Deborah Rothe. “A nossa indústria é um negócio de pessoas. Todos na ITB Berlin concordaram com isso”.
A ITB Berlin ofereceu, igualmente, uma forte componente de conteúdos, com 18 segmentos temáticos, 400 oradores que participaram num total de 200 sessões que tiveram a participantes de 24.000 participantes.
A próxima edição da ITB Berlin já tem data marcada e realizar-se-á na capital da Alemanha de 5 a 7 de março (de terça a quinta-feira), mantendo o caráter exclusivamente B2B.