Estações Náuticas de Portugal apresentam o futuro na BTL
As Estações Náuticas de Portugal (ENP) apresentam na BTL 2023 o aumento da rede com três novas certificações, a abertura da sexta fase de candidaturas para novas certificações e ainda a estratégia de internacionalização das ENP.
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As Estações Náuticas de Portugal (ENP) anunciam na BTL 2023 três novas estações náuticas certificadas – Mértola e Alandroal, ambas de águas interiores, e Espinho, focada no Turismo do Surf -, totalizando 32, e mais 10 em manifestações de interesse e em fase de aprovação, a maioria de águas interiores.
Presentes com um balcão em três stands da ERT – Entidades Regionais de Turismo (Porto e Norte, Centro e Alentejo/Ribatejo), o dia 2 de março está reservado para a apresentação, através do Fórum Oceano, da Sessão Nacional da “Rota Nautical Portugal”, pelas 18h00, no stand da ERT “Porto e Norte”.
A ENP apresentará ainda a estratégia de internacionalização da rede – mais de 120 empresas envolvidas, bem como a abertura da 6ª fase de candidaturas a novas Certificações.
Aposta em territórios de águas interiores
As ENP têm sentido um elevado conjunto de manifestações de interesse provenientes de regiões com águas interiores, como Lagos do Sabor, com elevado grau de maturidade, Pedrógão Grande ou Penamacor. Estes são três exemplos do interior do país, em linha com a estratégia governamental que está a ser seguida pelo Ministério da Coesão e pela Secretaria de Estado do Turismo para territórios do interior, neste caso com água interior através de turismo para a natureza e demais produtos relacionados.
Alinhamento Sustentável
Para o ano de 2023 a estratégia passa também pelo alinhamento com o Plano Turismo + Sustentável 20-23, nomeadamente a capacitação e desenvolvimento de parcerias, bem como entidades que possam contribuir para a certificação de qualidade por parte dos operadores turísticos.
Sempre com a meta da sustentabilidade, irá ser apresentado durante a BTL 2023, o “Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para as infra-estruturas de apoio ao Turismo náutico”, por Teresa Ferreira, diretora do Turismo de Portugal.
Ainda na BTL, irá ser assinado Memorando da Rede de Compromisso AQUA+ com a ADENE – Agência Portuguesa para a Energia sobre a eficiência hídrica na hotelaria e empreendimentos turísticos de parceiros das Estações Náuticas.
Internacionalização
No que diz respeito à internacionalização, a Rede das Estações Náuticas de Portugal irá apresentar o lema “Water fun in Portugal by Nautical Portugal”, assim como os resultados já obtidos nos três mercados selecionados (França, Alemanha e Países Baixos).
A Internacionalização da Rede das Estações Náuticas de Portugal – denominado IREN –, está a ser financiada pelo Compete envolvendo 120 micro e pequenas empresas com produto estruturado para o mercado internacional, estando a ser promovida como produto turístico integrado (alojamento, serviços náuticos, gastronomia…).
Nestes moldes, o IREN tem, entre outros, objetivos como a prospeção, conhecimento e acesso aos mercados internacionais selecionados; a promoção internacional integrada da oferta nacional de bens e serviços associados às Estações Náuticas de Portugal; bem como o reforço da notoriedade e visibilidade das marcas Alentejo, Centro de Portugal e Porto e Norte de Portugal, numa lógica de promoção dos territórios e das atividades náuticas em particular, entre outros aspetos.
O projeto da internacionalização destaca ainda iniciativas de promoção junto de prospetores internacionais, com a realização de ações de charme nos mercados selecionados e de três famtrips em Portugal para a apresentação da oferta da rede IREN no domínio da náutica.
Em números
– 32 Certificações Náuticas no total, envolvendo mais 1800 parceiros, dos quais mais de 60% são empresas.
– 29 Certificações Náuticas concedidas são coordenadas por municípios.
– 3 Certificações Náuticas são geridas por entidades intermunicipais.
– Mais de 120 micro e pequenas empresas envolvidas no processo de internacionalização, todas com produto estruturado para o mercado internacional, estão a ser promovidas como produto turístico integrado (alojamento, serviços náuticos, gastronomia…)