Brasil leva novidades e 32 expositores à BTL
Uma das principais novidades que a Embratur vai levar até à BTL é a recuperação da marca Brasil, que foi utilizada até 2019 e que volta a representar o país no comércio de produtos, serviços e turismo.

Publituris
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo vai voltar a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, numa participação em que vão ser dadas a conhecer as principais novidades do turismo brasileiro e que vai contar com um stand com a presença de 32 expositores, entre destinos, operadores, companhias aéreas e alojamento.
Nesta edição da BTL, a Embratur vai dar a conhecer, desde logo, as mudanças estratégicas ocorridas na promoção do turismo brasileiro e que vieram reforçar “a importância do mercado português para o Brasil”, ao mesmo tempo que aposta também na recuperação da imagem do país no exterior e em novas experiências de turismo-.
Paralelamente, a Embratur vai também focar a sua atuação enquanto “uma grande geradora de negócios que propiciem o aumento do número de turistas portugueses a visitarem o Brasil, ao longo de todo o ano e para descobrir novos destinos brasileiros”.
“Uma das ações que ilustram esse novo momento é a retoma da Marca Brasil – lançada em 2005 e que foi utilizada até 2019 –, que regressa como a Nation Brand do Brasil, e representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo”, destaca a Embratur, explicando que a marca vai passar a ser usada por todo o trade turístico, a exemplo dos destinos brasileiros, companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotelaria, “além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo”.
“A Marca Brasil foi concebida para valorizar a brasilidade. Desde a sua conceção, representa o verde das florestas; o laranja e o amarelo são a alegria, o sol, a luminosidade e as praias; o azul, o céu e as águas; o vermelho das festas populares, e o branco dos trajes e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho da autoria de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro, e é assinado pelo designer Kiko Farkas”, acrescenta a Embratur.
Além da marca, também a atuação da Embratur está a mudar e vai passar a ter também como pilares a sustentabilidade e as ações climáticas, numa mudança que, explica ainda a Embratur, visa que “a cadeia de serviços de turismo aos turistas estrangeiros esteja preparada para atuar nessa premissa, em conceitos e na prática”.
A nova estratégia da Embratur prevê ainda o lançamento de novos produtos turísticos específicos para o mercado português, nomeadamente ao nível da natureza e gastronomia, assim como no Nordeste brasileiro, um dos destinos preferidos dos portugueses no Brasil, devido à facilidade de ligações aéreas.
No que diz respeito aos voos entre Portugal e o Brasil, a Embratur garante que a conetividade “já foi toda restabelecida após o período crítico da pandemia” e apresenta até um crescimento face a 2019, uma vez que, até setembro, estão previstos mais de 3,7 mil voos.
“Atualmente, 14 rotas ligam Lisboa e o Porto a 11 estados brasileiros, operadas por 3 companhias aéreas. Os dados consolidam o posicionamento do Brasil como o país com maior ligação aérea direta com Portugal”, destaca a Embratur.
“Queremos mostrar aos portugueses um Brasil que merece ser visitado, que é alegre, diverso, democrático e inclusivo. Temos uma grande proximidade com o povo português e vamos trabalhar em conjunto com os brasileiros para recebermos os portugueses com a nossa melhor hospitalidade. Estamos de braços abertos para recebê-los em nossos destinos durante o ano todo, com novidades e sustentabilidade”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur, que vai estar em Lisboa durante a BTL para “retomar parcerias estratégicas com o trade português”.
O stand da Embratur na BTL vai contar com a participação de 32 expositores, , incluindo destinos, operadores de turismo, meios de hospedagem, redes hoteleiras, Convention & Visitors Bureaux, entidades de promoção do turismo brasileiro, companhias aéreas e locadoras de automóveis.
Além do stand da Embratur, vários outros destinos brasileiros vão marcar presença na BTL e com stands próprios, onde vão ser dados a conhecer os principais produtos de cada destino.