Brasil leva novidades e 32 expositores à BTL
Uma das principais novidades que a Embratur vai levar até à BTL é a recuperação da marca Brasil, que foi utilizada até 2019 e que volta a representar o país no comércio de produtos, serviços e turismo.
Publituris
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo vai voltar a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, numa participação em que vão ser dadas a conhecer as principais novidades do turismo brasileiro e que vai contar com um stand com a presença de 32 expositores, entre destinos, operadores, companhias aéreas e alojamento.
Nesta edição da BTL, a Embratur vai dar a conhecer, desde logo, as mudanças estratégicas ocorridas na promoção do turismo brasileiro e que vieram reforçar “a importância do mercado português para o Brasil”, ao mesmo tempo que aposta também na recuperação da imagem do país no exterior e em novas experiências de turismo-.
Paralelamente, a Embratur vai também focar a sua atuação enquanto “uma grande geradora de negócios que propiciem o aumento do número de turistas portugueses a visitarem o Brasil, ao longo de todo o ano e para descobrir novos destinos brasileiros”.
“Uma das ações que ilustram esse novo momento é a retoma da Marca Brasil – lançada em 2005 e que foi utilizada até 2019 –, que regressa como a Nation Brand do Brasil, e representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo”, destaca a Embratur, explicando que a marca vai passar a ser usada por todo o trade turístico, a exemplo dos destinos brasileiros, companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotelaria, “além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo”.
“A Marca Brasil foi concebida para valorizar a brasilidade. Desde a sua conceção, representa o verde das florestas; o laranja e o amarelo são a alegria, o sol, a luminosidade e as praias; o azul, o céu e as águas; o vermelho das festas populares, e o branco dos trajes e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho da autoria de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro, e é assinado pelo designer Kiko Farkas”, acrescenta a Embratur.
Além da marca, também a atuação da Embratur está a mudar e vai passar a ter também como pilares a sustentabilidade e as ações climáticas, numa mudança que, explica ainda a Embratur, visa que “a cadeia de serviços de turismo aos turistas estrangeiros esteja preparada para atuar nessa premissa, em conceitos e na prática”.
A nova estratégia da Embratur prevê ainda o lançamento de novos produtos turísticos específicos para o mercado português, nomeadamente ao nível da natureza e gastronomia, assim como no Nordeste brasileiro, um dos destinos preferidos dos portugueses no Brasil, devido à facilidade de ligações aéreas.
No que diz respeito aos voos entre Portugal e o Brasil, a Embratur garante que a conetividade “já foi toda restabelecida após o período crítico da pandemia” e apresenta até um crescimento face a 2019, uma vez que, até setembro, estão previstos mais de 3,7 mil voos.
“Atualmente, 14 rotas ligam Lisboa e o Porto a 11 estados brasileiros, operadas por 3 companhias aéreas. Os dados consolidam o posicionamento do Brasil como o país com maior ligação aérea direta com Portugal”, destaca a Embratur.
“Queremos mostrar aos portugueses um Brasil que merece ser visitado, que é alegre, diverso, democrático e inclusivo. Temos uma grande proximidade com o povo português e vamos trabalhar em conjunto com os brasileiros para recebermos os portugueses com a nossa melhor hospitalidade. Estamos de braços abertos para recebê-los em nossos destinos durante o ano todo, com novidades e sustentabilidade”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur, que vai estar em Lisboa durante a BTL para “retomar parcerias estratégicas com o trade português”.
O stand da Embratur na BTL vai contar com a participação de 32 expositores, , incluindo destinos, operadores de turismo, meios de hospedagem, redes hoteleiras, Convention & Visitors Bureaux, entidades de promoção do turismo brasileiro, companhias aéreas e locadoras de automóveis.
Além do stand da Embratur, vários outros destinos brasileiros vão marcar presença na BTL e com stands próprios, onde vão ser dados a conhecer os principais produtos de cada destino.