Rota Vicentina promove Semana ID entre 26 de março e 1 de abril
A Rota Vicentina vai promover, entre 26 de março e 1 de abril, a 3ª edição da Semana ID, iniciativa que visa a “afirmação e divulgação da identidade da Costa Alentejana e Vicentina nas suas várias dimensões”.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A Rota Vicentina vai promover, entre 26 de março e 1 de abril, a 3ª edição da Semana ID, iniciativa que visa a “afirmação e divulgação da identidade da Costa Alentejana e Vicentina nas suas várias dimensões”.
“A Semana ID propõe uma viagem sustentável entre natureza, património, cultura, gentes e paisagem, onde comunidade local e parceiros do projeto são convidados a participar na construção do programa”, indica a Rota Vicentina em comunicado.
Este evento anual, que reúne “muito do que a região tem para oferecer ao longo de todo o ano”, num programa que inclui atividades ao ar livre, visitas guiadas a produtores e artesãos locais, mostras gastronómicas, concertos, exposições e exibição de documentários, teatro infantil e workshops de construção de marionetas, a abertura ao público do Forte do Pessegueiro e um seminário.
“A Semana ID não é um festival, não tem cabeças de cartaz, não transforma esta região em nada que ela não seja todo o ano. Apenas desafiamos quem conhecemos a preparar o melhor que o Sudoeste tem para oferecer, no que ao turismo diz respeito”, explica Marta Cabral, presidente da Associação Rota Vicentina.
A Semana ID a 26 de Março, simbolicamente ao Km 0 da Rota Vicentina em Santiago do Cacém e encerra a 1 de Abril, na aldeia de Sabóia, no interior do concelho de Odemira, no encontro com música e dança tradicional denominado “E vá Balho”.
Ao longo da semana, estão disponíveis atividades ao ar livre como caminhadas de interpretação da paisagem e de conservação; ações de limpeza de praias; passeios de barco no rio Mira ou em Lagos; observação de aves e passeios de bicicleta em vários pontos da região, estando também prevista uma homenagem a Liberdade Sobral, uma escultora e ceramista da região, entre muitas atividades culturais.
A Rota Vicentina diz também que, no âmbito desta iniciativa, “vários alojamentos acrescentam à habitual oferta de estadia programas específicos, que incluem passeios guiados ou provas de vinho”.
Já no dia 31 de março, decorre o Seminário “Turismo: um barómetro de sustentabilidade em territórios rurais”, que vai reunir entidades públicas e especialistas de várias áreas para debater a relação do turismo com a ocupação (integrada) do território, a paisagem, o mosaico agrícola e florestal, a economia local e circular, não esquecendo nunca as comunidades.
A programação completa da Semana ID (em constante actualização) pode ser consultada aqui.