Setor dos Transportes é o que regista maior crescimento na constituição de novas empresas em janeiro
O setor dos Transportes criou, em janeiro, 577 novas empresas, num aumento de 308% face a janeiro de 2022, que foi “fortemente sustentado no subsetor do ‘Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’”, indica o Barómetro Informa D&B.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O setor dos Transportes foi, em janeiro, o que maior crescimento apresentou na constituição de novas empresas, mais do que duplicando o registo de janeiro de 2022, avança o Barómetro Informa D&B.
De acordo com o relatório divulgado esta quarta-feira, 8 de fevereiro, o setor dos Transportes criou, em janeiro, 577 novas empresas, o que indica um aumento de 308% face a janeiro de 2022, que foi “fortemente sustentado no subsetor do ‘Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’”.
“A tendência de crescimento do empreendedorismo no setor dos Transportes ganhou peso desde 2021. Fruto desta tendência, este setor tem vindo a ganhar terreno no tecido empresarial português, sendo em janeiro de 2023 o 3º maior setor em número de constituições, com 12% do total do mês”, refere ainda o Barómetro Informa D&B.
Além dos Transportes, também o setor do Alojamento e Restauração esteve em destaque em janeiro, contabilizando a constituição de 60 novas empresas, o que traduz um aumento de 15%.
Os setores dos Serviços Gerais (+20 constituições; +3%) e Energias e Ambiente (+5 constituições; +29%) também “aumentaram o número de novas empresas face ao período homólogo”, segundo o Barómetro Informa D&B.
De forma global, em janeiro de 2023, foi contabilizada a constituição de 4 840 novas empresas em Portugal, o que representa um aumento de 2% face ao mesmo mês do ano passado.
Em sentido contrário estiveram setores como as Atividades Imobiliárias (-122 constituições; -24%), Indústrias (-63 constituições; -23%), Agricultura e outros recursos naturais (-39 constituições; -24%) e Construção (-35 constituições; -6%), com o relatório a notar que, no que diz respeito às Indústrias, que é o setor que mais contribui para o volume de exportações, “a descida na constituição de novas empresas concentra-se na Indústria de têxtil e calçado e na Indústria metalúrgica”.
Em janeiro de 2023 contabilizou-se ainda o encerramento de 676 empresas em Portugal, assim como 174 novos processos de insolvência, o que corresponde a “um aumento de 20% (mais 29 processos de insolvência) face a janeiro de 2022”, segundo o Barómetro Informa D&B.
.