Dubai recebeu 14,36 milhões de visitantes internacionais em 2022
Segundo o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), o destino alcançou, em 2022, 86% dos números de visitantes internacionais registados no período pré-pandémico.

Publituris
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
O Dubai recebeu, no ano passado, um total de 14,36 milhões de visitantes internacionais, número que representa um crescimento de 97% em relação aos 7,28 milhões de turistas registados em 2021, indicam os mais recentes dados do Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET).
Segundo um comunicado enviado à imprensa pelo DET, o Dubai alcançou, em 2022, 86% dos números de visitantes internacionais registados no período pré-pandémico, quando o destino tinha recebido 16,73 milhões de visitantes internacionais.
“O crescimento excecional do fluxo de visitantes reflete o contínuo crescimento do Dubai como uma das cidades mais conectadas do mundo e a sua determinação em liderar o mundo em termos de infraestruturas de hospitalidade e níveis de serviço. Estou confiante de que o Dubai contribuirá ainda mais para o crescimento do turismo global e da conectividade das viagens nos próximos anos”, congratula-se Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro do Dubai e presidente do Conselho Executivo do Dubai.
O forte crescimento do Dubai foi ditado pela subida dos mercados tradicionais e emergentes, com a Europa Ocidental e as regiões do Golfo a representarem, cada uma, 21% das chegadas, enquanto a região do Gulf Cooperation Council (GCC) também representou 21% das chegadas, depois de um “aumento exponencial na sua quota de chegadas”, que era de 13% em 2021.
Já o Sul da Ásia contribuiu com 17% do volume total, enquanto a região do Médio Oriente e Norte de África (MENA, sigla em inglês) contribuiu com 12% e o continente Americano foi ainda responsável por sete por cento das chegadas, enquanto a região do Norte e Sudeste Asiático e África contribuíram com cinco por cento cada uma, e a Australásia com dois por cento.
O crescimento foi também comum à hotelaria do Dubai, que viu a ocupação média subir para 73%, estabelecendo-se como “uma das mais elevadas do mundo”, já que este indicador estava, no ano anterior, nos 67%.
De acordo com o DET, a recuperação da hotelaria está ainda abaixo do período pré-pandemia, quando a ocupação média era de 75%, o que também se explica pelo aumento de 16% na oferta de quartos que ocorreu em 2022 e que levou a que o Dubai passasse de 126.120 quartos disponíveis em 741 estabelecimentos em 2019 para 146.496 quartos em 804 estabelecimentos hoteleiros no final do ano passado.
Em 2022, o Dubai recebeu a Expo’20, evento que, segundo o DET, “deu um enorme contributo para o desempenho da indústria do turismo”, uma vez que atraiu ao Dubai mais de 24 milhões de visitas, provando “mais uma vez a capacidade do Dubai para acolher grandes eventos globais” e reforçando “a sua posição como destino de eventos internacionais”.
Além da Expo’20, também a gastronomia do Dubai, o turismo de cruzeiros e iates, e as novas atrações, como o Museu do Futuro ou a Expo City, “ajudaram à constante evolução da proposta do destino em 2022”.
Os planos do Dubai para o futuro são igualmente ambiciosos, uma vez que o destino vai implementar o Plano Director Urbano do Dubai 2040, que visa expandir a oferta turística do emirado em mais de 100% e que prevê a realização de várias iniciativas alinhadas com a Estratégia de Turismo dos EAU 2031, que procura atrair 40 milhões de hóspedes até 2031 e aumentar a contribuição do setor turístico para o PIB do emirado para AED 450 mil milhões.