Ministros Ibero-americanos do Turismo apostam na sustentabilidade e cooperação para relançar o setor
Os ministros ibero-americanos do Turismo, reunidos em Madrid (presencial e online) optaram pela sustentabilidade ambiental e pelo estreitamento das relações entre os países desta região para relançar o setor, após os anos da pandemia.
Carolina Morgado
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Responsáveis do turismo de 14 países ibero-americanos reuniram-se na XXVI Conferência Ibero-Americana de Ministros e Empresários do Turismo (CIMET), encontro que tradicionalmente antecede à Fitur – Feira Internacional de Turismo, que abriu portas esta quarta-feira, em Madrid.
“A primeira responsabilidade de todos nós deve ser a conservação do planeta, e assim deve ser para todos os setores”, afirmou o diretor de Turismo do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Óscar Rueda, citado pela Agência EFE.
A subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Kunze Neubauer, também concordou com este propósito, tendo destacado a importância da sustentabilidade para o seu país, ao mesmo tempo que o definiu diretamente como um “destino totalmente sustentável”.
O ministro mexicano, Miguel Torruco, definiu o setor “como um grande meio de reconciliação para todas as comunidades”.
Os ministros e altos funcionários do Turismo presentes no encontro também apresentaram as suas linhas de ação para promover o “turismo de encontro” nos seus territórios.
Por sua vez, o co-presidente do CIMET, Eugenio de Quesada, sublinhou que “a promoção e internacionalização do setor do turismo é um esforço coletivo, de todos”, e destacou a importância do trabalho entre países para a defesa e promoção dos destinos.
Do governo espanhol, a secretária de Estado do Turismo, Rosana Morillo, sublinhou que “não só o setor está a reativar, como estamos a recuperar de forma mais forte”.