Mastercard associa-se ao NEST para programa dirigido a start-ups de turismo
A Mastercard e o NEST reforçam a parceria nas áreas da inovação e nos programas de aceleração para uma experiência de turismo integrada, eficiente, segura desde a origem até ao destino.

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Com data de arranque ainda no primeiro trimestre de 2023, a Mastercard junta-se ao NEST para lançar o Programa de Inovação para Pagamentos em Smart Mobility dirigido a startups de turismo e fintechs que tem como objetivo a aceleração de soluções de pagamentos e interoperabilidade, de modo a que a partir de Portugal se se desenvolvam projetos piloto e aplicações ‘best in class’ para melhorar a experiência dos turistas.
Planeado também para inaugurar em 2023, a Mastercard será também uma contribuinte fundadora do novo Centro de incubação NEST que incorporará a sede do NEST, laboratórios de investigação, espaços de incubação e ‘cowork’, unindo as competências da academia, do centro de inovação, das startups e estudantes para acelerar saberes e experiências.
Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard, explica que a empresa está “comprometida com a indústria do turismo, promovendo a inovação e garantindo que a tecnologia seja aproveitada para impulsionar um crescimento do turismo mais inclusivo, equitativo e sustentável”. Maria Antónia Saldanha salienta ainda que esta parceria com o NEST tem como objetivo “apoiar o desenvolvimento de novas ideias de negócios, a experimentação de projetos e apoiar as PME no campo da inovação e da economia digital no setor do turismo”.
Recorde-se que foi há dois anos que o NEST – Centro de Inovação do Turismo estabeleceu um protocolo de parceria para a criação de projetos de inovação digital com a Mastercard, com o objetivo de criar soluções para proporcionar experiências integradas e personalizadas aos turistas e aos profissionais do setor.
O primeiro projeto que surgiu da parceria foi em 2021, com o desenvolvimento do “IDfastrack”, conceptualizado e prototipado em conjunto. Trata-se de uma plataforma digital que permite realizar check-in em vários serviços de turismo, de hotéis a rent-a-cars, totalmente gerida e controlada pelo utilizador, poupando tempo, evitando repetições e preenchimentos desnecessários de dados.
O protótipo da IDfastrack está em fase de piloto no contexto de uso em Turismo Termal, inserido no programa da “Agenda Acelerar e Transformar o Turismo” no quadro do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Esta agenda, em fase de assinatura do Termo de Aceitação, junta 38 entidades que se propõem a investir 128 milhões de euros de 2023 a 2025 para inovar no turismo.
Outro projeto a que a Mastercard se aliou, desta vez como main sponsor, é o “BOOST, Building Better Tourism”, um evento – que acontece nos dias 12 e 13 de janeiro – que junta o setor do turismo e o ecossistema da inovação para debater o potencial da digitalização e do turismo verde, dando dá palco a startups que apresentem soluções tecnológicas para o turismo, com mais de 50 oradores e 15 startups de vários países.