Alojamento & restauração e Transportes entre os setores que mais empresas criaram em 2022
De acordo com o Barómetro Informa D&B, o setor do Alojamento & restauração contabilizou mais 765 constituições que em 2021, enquanto no setor dos Transportes foram identificadas mais 2.207 constituições que no ano anterior.

Inês de Matos
Travel Experts assina três primeiros contratos na BTL
CATAI e Iberia mostram os seus produtos e experiências para o Japão a agentes de viagens em Lisboa
Aeroporto de Beja ganha novo hangar de manutenção
Azul retoma voos com aviões a jato para Fernando de Noronha a 7 de maio
A região que deixou de ser um segredo para tornar-se uma história de sucesso
Aeroportos nacionais voltaram a registar “máximo histórico” de passageiros em janeiro
“Os números comprovam a atração crescente do Algarve”, reconhece presidente da CTP
Octant Furnas passa a 5 estrelas
AHETA promove Conferência Turismo +30 com o tema “Acrescentar valor ao Algarve”
IATA atualiza calculadora CO2 Connect e inclui reduções de emissões com uso de SAF
Os setores do Alojamento & restauração, bem como dos Transportes, foram dois dos que mais se destacaram na criação de novas empresas no ano passado, registando crescimentos de 20% e 111%, respetivamente, segundo o Barómetro Informa D&B, que foi divulgado esta segunda-feira, 9 de janeiro.
De acordo com a informação divulgada, ao longo do ano passado, o setor do Alojamento & restauração contabilizou mais 765 constituições que em 2021, enquanto no setor dos Transportes foram identificadas mais 2.207 constituições que no ano anterior.
O Barómetro Informa D&B apurou que, em 2022, “foram criadas em Portugal 48 404 novas empresas, o que corresponde a um crescimento de 14% face ao ano anterior”, num registo que “assinala uma significativa recuperação após a forte queda durante a pandemia de Covid-19”, já que este indicador ficou a “apenas 2,4% de 2019, ano em que a criação de empresas atingiu o valor mais elevado de sempre”.
O crescimento na constituição de novas empresas foi comum a praticamente todos os setores face a 2021, mas o destaque vai para cinco setores que representaram 95% do aumento global e que, além do Alojamento & restauração e Transportes, incluem também os Serviços gerais (+1.200 constituições; +22%), Serviços empresariais (+959 constituições; +13%) e Tecnologias da Informação e Comunicação (+631 constituições; +25%).
Já o Retalho, Indústrias e Agricultura e outros recursos naturais foram os únicos setores que recuaram no número de novas empresas em 2022.
“Este aumento na criação de novas empresas mostra a recuperação de setores especialmente afetados pela pandemia, como os Transportes, Serviços e Alojamento & restauração, e a confirmação de outros setores com grande dinamismo, como as TIC. Em conjunto com a queda dos encerramentos e insolvências, o resultado é um aumento significativo das empresas ativas em Portugal, que no final de 2022 são quase 550 mil”, explica Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B.
Por regiões, foi na Área Metropolitana de Lisboa que se concentraram mais de 40% das constituições de empresas em 2022, sendo uma das regiões que mais cresce neste último ano, enquanto o Norte registou um aumento de apenas 5% em 2022, o que leva a Informa D&B a considerar que “esta é a região ainda mais distante dos valores pré-pandémicos, estando a registar uma recuperação mais lenta depois da quebra registada no primeiro ano de pandemia”.
No que diz respeito a encerramentos e insolvências, também há boas notícias, uma vez que, em 2022, foram encerradas 12 988 empresas e outras organizações, o que traduz uma descida de 8,8% face ao ano anterior, tornando 2022 no “ano com menos encerramentos de sempre”.
Já quanto a insolvências, foram registados, no ano passado, 1.626 novos processos, o que traduz uma descida de 17% (-332 insolvências) que no ano anterior, o que, acrescenta a consultora, manteve “a tendência decrescente que se verifica desde 2012, com exceção do primeiro ano de pandemia”.