Porto de Lisboa começou ano com escala do mais recente cruzeiro movido a GNL
O Porto de Lisboa recebeu terça-feira, 3 de janeiro, a primeira escala do Arvia, o mais recente navio da P&O Cruises movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), que esteve na capital portuguesa durante o seu itinerário inaugural.

Publituris
Rede Expressos oferece maior conforte em serviço Lisboa-Porto com a Mundial Turismo
Lusanova leva agentes de viagens à Grécia
Flexibilidade é o que caracteriza a Viagens Tempo
WTTC critica ETA no Reino Unido
Mais de 100 vinhos de Trás-os-Montes para provar em Vilamoura
BOC Aviation vai ao mercado e encomenda 120 aviões à Airbus e Boeing
Quinta do Castelo acolhe a Grande Festa Nacional do Enoturismo
Publituris estabelece parceria com a HOSCO para dinamizar emprego no setor do turismo e hotelaria
Turismo da Tailândia associa-se a conferência sobre influência da gastronomia portuguesa na Tailândia
Ryanair transporta 15 milhões de passageiros em março
O Porto de Lisboa recebeu terça-feira, 3 de janeiro, a primeira escala do Arvia, o mais recente navio da P&O Cruises movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), que esteve na capital portuguesa durante o seu itinerário inaugural.
Em comunicado, o Porto de Lisboa revela que o Arvia é o segundo navio britânico alimentado a GNL, combustível fóssil que é considerado o menos poluente da indústria naval, contribuindo para uma pegada ecológica mais reduzida.
“A utilização deste combustível alternativo e menos poluente permite a redução das emissões de dióxido de carbono e a eliminação das emissões de enxofre para o meio ambiente, contribuindo, assim, para uma pegada ecológica reduzida”, realça o Porto de Lisboa, indicando que o navio produz também um reduzido ruído.
O Arvia esteve em Lisboa durante a sua viagem inaugural, com início e fim em Southampton, no Reino Unido, e que passou também pelo Funchal, por Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife e Cádis.
O Arvia é um dos 28 navios de cruzeiro encomendados até 2028 que são movidos a combustíveis alternativos e o segundo navio da classe Excel da P&O Cruises que recorre ao GNL, depois do Iona, que esteve em Lisboa em outubro de 2021.
Com 344,5 metros de comprimento e 184 700 toneladas, o Arvia tem capacidade para 1.762 tripulantes e pode acomodar 5.206 passageiros em ocupação dupla de 2.614 cabines.
O navio foi construído nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha, e conta com uma série de recursos exclusivos, incluindo uma destilaria de gin artesanal a bordo, espetáculos aéreos e uma piscina infinita.
Apesar de já estar a navegar, o Arvia só vai ser batizado este ano, numa cerimónia que vai decorrer na praia de Barbados, nas Caraíbas, e que está marcada para o dia 16 de março de 2023.