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Ryanair diz que Comissão Europeia protege “passageiros mais ricos” ao manter isenção de taxa ambiental para voos de longo curso

O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, lembra que os passageiros mais ricos e que viajam em voos de longo curso, que representam 54% das emissões poluentes da aviação na Europa, ficam isentos de taxas ambientais, o que é “claramente injusto” para os europeus.

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Ryanair diz que Comissão Europeia protege “passageiros mais ricos” ao manter isenção de taxa ambiental para voos de longo curso

O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, lembra que os passageiros mais ricos e que viajam em voos de longo curso, que representam 54% das emissões poluentes da aviação na Europa, ficam isentos de taxas ambientais, o que é “claramente injusto” para os europeus.

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A Ryanair veio esta quarta-feira, 7 de dezembro, acusar a Comissão Europeia de proteger os “passageiros mais ricos” ao manter a isenção de taxas ambientais para voos de longo curso que, segundo a companhia aérea, são os principais responsáveis pelas emissões poluentes da aviação.

Num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, a companhia aérea low cost acusa a Comissão Europeia de falhanço, uma vez que esta instituição europeia não acompanhou a votação do Parlamento Europeu para aplicar taxas ambientais também aos voos de longo curso.

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Segundo a Ryanair, os voos de longo curso são responsáveis por 54% das emissões poluentes da aviação na União Europeia, ainda que transportem apenas 6% dos passageiros que chegam a território europeu vindos dos EUA.

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“Mais uma vez a Comissão liderada por Ursula von der Leyen abandonou o meio ambiente e as famílias comuns da Europa”, acusa Michael O’Leary, CEO da Ryanair, citado no comunicado divulgado.

Para o responsável, esta decisão da Comissão Europeia prejudica os consumidores europeus e os viajantes com menores recursos, que são, por isso, mais sensíveis ao preço, enquanto “os americanos, europeus e asiáticos mais ricos em voos de longo curso pagam zero impostos”.

Michael O’Leary diz também que, muitas vezes, estes passageiros europeus não têm outra opção disponível para viajar para destinos europeus e são obrigados a pagar taxas ambientais, apesar de gerarem apenas menos de metade das emissões poluentes, o que, defende, é “claramente injusto”.

“Mais uma vez, Ursula von der Leyen e a Comissão da UE decepcionaram os cidadãos da Europa e o meio ambiente da Europa”, conclui o responsável.

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Grupo Lufthansa vai contratar 10 mil funcionários em 2025

Assistentes de bordo, funcionários de terra, administrativos, pilotos e funcionários para a Lufthansa Technik são as necessidades do grupo de aviação de origem alemã, que vai contratar 10 mil funcionários ao longo deste ano, metade dos quais para a Alemanha.

O Grupo Lufthansa vai contratar 10 mil funcionários ao longo de 2025, incluindo assistentes de bordo, funcionários de terra, administrativos, pilotos e funcionários para a Lufthansa Technik, a divisão de serviços de reparação do grupo de aviação de origem alemã.

De acordo com a Lusa, estes 10 mil funcionários vão ser contratados em diferentes partes do mundo, ainda que cerca de metade se destinem à Alemanha, incluindo 2.000 novos assistentes de bordo, 1.400 funcionários de terra e cerca de 1.300 técnicos, bem como 1.200 funcionários administrativos e 800 pilotos.

Além destes, também Lufthansa Technik vai contratar mais 2.000 pessoas, enquanto a Austrian Airlines e a Eurowings vão aumentar em 700, respetivamente, e a Lufthansa Airlines está à procura de 1.200 novos trabalhadores.

A Lusa lembra que, nos últimos três anos, o Grupo Lufthansa contratou cerca de 30.000 trabalhadores, atingindo um total de 100.000 pessoas em 90 países e apesar das previsões financeiras para 2024 terem sido revistas em baixa e da Lufthansa Airlines, a maior companhia aérea do grupo, ter apresentado prejuízo semestral de 427 milhões de euros.

 

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Grupo Iberia estabelece novo recorde e transporta mais de 30M de passageiros em 2024

A Iberia, Iberia Express e Iberia Regional Air Nostrum transportaram 30,732,745 passageiros em 2024, novo recorde que traduz o bom desempenho das viagens de negócios e lazer, assim como dos mercados da América Latina e dos novos destinos abertos no ano passado.

As companhias aéreas do Grupo Iberia, que inclui a Iberia, Iberia Express e Iberia Regional Air Nostrum, transportaram 30,732,745 passageiros em 2024, num novo recorde que traduz o bom desempenho das viagens de negócios e lazer, assim como dos mercados, com destaque para a América Latina e para os novos destinos que a companhia aérea abriu no ano passado.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, em 2024, a Iberia transportou 18.677.812 passageiros, enquanto a Iberia Express contabilizou 7.687.718 passageiros e a Air Nostrum somou ainda 4.367.215 passageiros.

“Estes números demonstram a força do Grupo Iberia em todos os mercados, com especial foco na América Latina, onde a Iberia aumentou a sua capacidade em 16% em 2024”, refere o grupo de aviação espanhol, indicando que disponibilizou, no ano passado, mais de 5,3 milhões de lugares para 18 destinos na América Latina, num total de 320 voos semanais.

Além da América Latina, o Grupo Iberia diz que o bom resultado se deve também ao desempenho dos destinos abertos em 2024, a exemplo do Japão, para onde a Iberia passou a voar em outubro do ano passado, mas também de Tirana, Ljubljana, Salzburgo, Innsbruck e Tromso.

“O bom desempenho das nossas rotas para a América Latina, juntamente com os restantes destinos na América do Norte, Europa e a rota recentemente inaugurada para o Japão, têm sido fundamentais para alcançar este recorde”, congratula-se Beatriz Guillén, diretora Global de Vendas da Iberia.

Mas o crescimento dos passageiros transportados não se limitou aos destinos internacionais, já que também as Ilhas Canárias e Baleares foram fundamentais para o sucesso da Iberia Express, enquanto a Iberia Regional Air Nostrum aumentou a conectividade nas rotas domésticas e europeias.

“Estas operações têm sido fundamentais para consolidar o sucesso do grupo Iberia e responder à crescente procura dos clientes”, refere ainda o grupo de aviação.

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2024: AirHelp diz que 34% dos 34M de passageiros que partiram de aeroportos portugueses tiveram perturbações

Segundo a análise da AirHelp, apesar de ter havido uma melhoria no ano passado, entre os “países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados”.

A AirHelp apurou que, no ano passado, Portugal voltou a registar uma “elevada taxa de voos com perturbações” e que 34% dos 34 milhões de passageiros que partiram de aeroportos nacionais tiveram problemas com atrasos e cancelamentos de voos, número que colocam o país com o terceiro pior desempenho a nível europeu.

Segundo a análise da empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, entre os “países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados”.

No ano passado, mais de 80 mil voos “sofreram algum tipo de perturbação – cancelamento ou atraso – afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 34% dos mais de 34 milhões que viajaram a partir de Portugal”, dos quais mais de 630 mil passageiros são elegíveis para a obtenção de compensação.

Por rotas, a AirHelp diz que Madrid foi o destino preferencial de quem partiu de Lisboa, com 962 mil passageiros aéreos contabilizados nesta rota, “dos quais 38% sofreu alguma perturbação no seu voo”; seguindo-se Paris, que foi o segundo destino de quem partiu de Lisboa e registou de 868 mil passageiros aéreos, dos quais 38% sofreu alguma perturbação. Já a rota Madeira-Lisboa foi a terceira mais procurada, com 647 mil passageiros aéreos, incluindo 37% que tiveram sofrer alguma perturbação.

Os dados da AirHelp mostram, no entanto, que 2024 trouxe uma melhoria da situação, já que, em 2023, tinham sido 36% os voos com partida de Portugal a sofrer perturbações, a mesma percentagem que se verificou também nos voos com chegada a território nacional.

“O ano de 2024 foi um ano positivo para os aeroportos portugueses, que, em geral, registaram uma melhoria na performance da operação de voos, no que à pontualidade diz respeito, com uma diminuição do número de voos e de passageiros afetados por problemas nos voos, com cancelamento e atrasos, apesar do aumento do número de voos totais operados com partida em Portugal e a manutenção do número de passageiros”, refere o advogado especialista em direitos dos passageiros aéreos Pedro Miguel Madaleno.

O especialista realça que, em 2024, registou-se “uma inversão da tendência de crescimento dos números e das percentagens de voos e passageiros afetados por perturbações que se vinha registando desde o fim da pandemia de Covid-19”.

Por aeroportos, Lisboa voltou a ser o que registou maior número de passageiros, com mais de 17 milhões de passageiros a partirem da infraestrutura aeroportuária da capital, dos quais 40% terão sofrido alguma perturbação.

O Aeroporto do Porto foi o segundo mais movimentado e registou aproximadamente sete milhões e meio de passageiros aéreos, com 30% destes a sofrer alguma perturbação no seu voo, seguindo-se, em terceiro lugar, o Aeroporto de Faro, que registou mais de quatro milhões de passageiros aéreos, com 23% a sentir alguma dificuldade.

Os meses de verão, acrescenta a AirHelp, foram os que “registaram maior tráfego aéreo”, com destaque para julho e agosto, ainda que tenham sido nos meses de setembro e outubro que se registaram mais perturbações, com 42% e 45% dos voos, respetivamente, a sofrerem algum atraso ou cancelamento.

Portugal foi o terceiro país da Europa com maior número de perturbações

Além de Portugal, a análise da AirHelp analisou também as perturbações em voos a nível europeu, apurando que dos mais de 960 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos europeus; “30% deles viram os seus voos atrasados ou cancelados e mais de 19 milhões puderam reclamar uma indemnização financeira”.

De acordo com os dados da AirHelp, foi na Grécia que mais passageiros foram afetados por problemas nos voos, uma vez que dos 35 milhões de passageiros que passaram por este país europeu, 37% viram o seu voo sofrer algum atraso ou cancelamento, seguindo-se a Alemanha, que registou mais de 105 milhões de passageiros aéreos, sendo que “34% destes sofreu algum tipo de perturbação no seu voo, o que corresponde a mais de dois milhões e meio de passageiros aéreos”. Portugal fecha o pódio e fica na terceira posição.

Mas também houve bons exemplos e a AirHelp destaca a Noruega, Islândia e Lituânia como os países europeus com maior pontualidade, já que 81% dos 30 milhões de passageiros que apanharam um voo na Noruega chegaram ao seu destino a tempo. Na Islândia, 80% dos mais de quatro milhões de passageiros que voaram a partir de aeroportos islandeses partiram a tempo; tal como na Lituânia, onde esta percentagem também foi de 80% entre os mais de 2,5 milhões de passageiros que iniciaram a sua viagem neste país báltico.

A AirHelp diz ainda que Espanha foi, pelo segundo ano consecutivo, o país europeu com mais voos registados, com perto de um milhão de voos e 145 milhões de passageiros contabilizados, tendo, no entanto, piorado os seus registos de pontualidade, uma vez que 26% dos 145 milhões de passageiros que passaram por aeroportos espanhóis a sofrer uma perturbação no seu voo.

Já o segundo lugar pertenceu ao Reino Unido, que registou também 145 milhões de passageiros, sendo que 32% sofreu alguma perturbação no seu voo, enquanto a Alemanha, que foi o terceiro país com mais tráfego aéreo na Europa, registou mais de 105 milhões de passageiros aéreos. Itália, por sua vez, ficou na quarta posição, com 105 milhões de passageiros aéreos, 32% dos quais teve alguma perturbação, enquanto França encerra o Top5, tendo contabilizado 98 milhões de passageiros, incluindo 31% que tiveram problemas de pontualidade com o seu voo.

 

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MSC Cruzeiros promove cruzeiros com partida e chegada a Lisboa em nova campanha global

A nova campanha global de marketing da MSC Cruzeiros, denominada “Beauty 2.0”, tem como foco os cruzeiros portugueses com partida e chegada a Lisboa, que a companhia promove entre abril e outubro de 2025, a bordo do MSC Musica.

A MSC Cruzeiros lançou uma nova campanha global de marketing, denominada “Beauty 2.0”, que tem como foco os cruzeiros portugueses com partida e chegada a Lisboa, que a companhia promove entre abril e outubro de 2025, a bordo do MSC Musica.

“A nossa já conhecida campanha For a Greater Beauty dá mais um passo em direção ao futuro. A campanha Beauty 2.0 é uma evolução natural do conceito de Beleza que sempre nos inspirou. Aplicamo-la nos mais pequenos detalhes para que estes se transformem em recordações indeléveis. Traduzimos, assim, a nossa missão, simplificando uma mensagem com um storytelling focado na Beleza que está, afinal, em tudo o que nos rodeia”, explica a MSC Cruzeiros, em comunicado.

A nova campanha da companhia de cruzeiros conta com spots televisivos de 20 segundos e vai estar em vigor ao longo de cinco semanas, focando os cruzeiros portugueses no final do vídeo.

A MSC Cruzeiros lembra que estes itinerários vão ser realizados pelo MSC Musica, navio que conta quase exclusivamente camarotes com varanda, assim como com generosos espaços interiores e exteriores, como o teatro com 1.100 lugares e diversos espaços de restauração, incluindo dois restaurantes principais, o restaurante de especialidade Kaito Sushi Bar e um buffet, assim como uma escolha de oito lounges e bares.

O vídeo da nova campanha da MSC Cruzeiros pode ser visualizado aqui.

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Ryanair lança promoção com desconto de 20% para voos até março

A Ryanair lançou uma nova promoção que oferece um desconto de 20% para voos em janeiro, fevereiro e março, e que está disponível para reservas até à meia-noite desta quinta-feira, 9 de janeiro.

A Ryanair lançou uma nova promoção que oferece um desconto de 20% para voos em janeiro, fevereiro e março, e que está disponível para reservas até à meia-noite desta quinta-feira, 9 de janeiro.

“Comece 2025 com uma viagem a um dos destinos de sol de inverno e city-break mais populares da Ryanair”, propõe a companhia aérea, indicando que esta oferta está disponível por um período limitado, nos mais de 235 destinos da rede da transportadora.

Roma, Milão ou Marraquexe são alguns dos destinos que a Ryanair destaca para viagens até março, cujos bilhetes com 20% podem ser adquiridos através do website da companhia aérea, disponível aqui.

 

 

 

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Qatar Airways Holidays lança pacotes para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar

Além do bilhete para assistir à prova, os pacotes para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar incluem também voos de ida e volta pela Qatar Airways, até Doha, assim como alojamento em hotéis de quatro ou cinco estrelas, num mínimo de três dias e com pequeno-almoço.

A Qatar Airways Holidays, operador turístico do grupo Qatar Airways, anunciou o lançamento de novos pacotes para a temporada de 2025 da Fórmula 1, que incluem o Grande Prémio do Qatar.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, 8 de janeiro, a Qatar Airways Holidays revela que o Grande Prémio do Qatar vai decorrer entre 28 e 3o de novembro de 2025, no Circuito Internacional de Lusail, para o qual estão já disponíveis quatro pacotes de viagem.

Todos os pacotes podem ser consultados aqui e, além do bilhete para assistir à prova, incluem também voos pela Qatar Airways, até Doha, assim como alojamento em hotéis de quatro ou cinco estrelas,  num mínimo de três dias e com pequeno-almoço.

“Estes pacotes oferecem aos entusiastas do automobilismo um lugar na primeira fila da corrida e uma oportunidade de desfrutar da hospitalidade mundialmente famosa do Qatar. Os pacotes incluem voos de ida e volta com a Qatar Airways e bilhetes para três dias de corridas”, indica a Qatar Airways Holidays.

Segundo Steven Reynolds, vice-presidente sénior da Qatar Airways Holidays e da Discover Qatar, o lançamento destes pacotes segue-se ao sucesso alcançado no ano passado, o que deu confiança ao operador turístico para lançar estas propostas com quase um ano de antecedência.

“Os pacotes para fãs de 2025 garantirão uma experiência inesquecível para quem viajar para o Qatar para um dos fins-de-semana mais emocionantes de 2025. Os entusiastas do automobilismo de mais de 80 países vão beneficiar de uma grande poupança com esses pacotes de férias da Qatar Airways”, afirma o responsável.

Até 12 de fevereiro, os pacotes da Qatar Airways Holidays para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar têm um desconto de 20%, enquanto entre 13 de fevereiro e 19 de março contam com uma redução de 10%.

A compra destes pacotes dá ainda acesso a espetáculos após a corrida, permitindo ainda que os membros do Privilege Club, o programa de passageiro frequente da companhia aérea, possam acumular pontos no valor total do pacote.

Além do Grande Prémio do Qatar, a Qatar Airways é também parceira de outras duas corridas do calendário oficial de 2025, concretamente o Grande Prémio do Reino Unido e do Azerbaijão.

 

 

 

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TACV aumenta capacidade de oferta nas ligações interilhas

A TACV – Cabo Verde Airlines informou em comunicado que, deste finais de 2024 aumentou a capacidade de oferta de 142 para 272 lugares e passou a operar com quatro aviões nas ligações entre as ilhas.

Citado pela Inforpress, o comunicado da TACV indica que, com a atual frota de quatro aeronaves, sendo dois ATR e dois DASH, a companhia quase que duplica a sua capacidade de oferta, representando um crescimento na ordem dos 92%.

“Desde a retoma das operações de transportes interilhas, a Cabo Verde Airlines tem vindo a aumentar gradualmente o número de voos domésticos. Nos primeiros três meses, realizou uma média de 350 voos mensais, tendo atingido 566 voos nos do último trimestre de 2024”, diz ainda o comunicado.

A companhia aérea cabo-verdiana informou, por outro lado, que além dos quatro aviões, sempre que se mostrar necessário, utiliza um dos Boeing nos voos interilhas a fim de satisfazer toda a procura.

Entretanto, a presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde, Marvela Rodrigues, garantiu, em entrevista à Inforpress, que houve melhorias consideráveis na capacidade de oferta dos voos interilhas, mas reclamou dos cancelamentos que têm constrangido, sobretudo, os que trabalham com operadores internacionais.

“Os visitantes vêm já com um pacote para as ilhas. Quando se cancela o voo é complicado porque temos de fazer todo o pacote e ficam, às vezes, sem complementar o programa escolhido com muita antecedência”, explicou a responsável.

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Grupo Norwegian fecha ano de 2024 com mais de 26 milhões de passageiros

No último mês de 2024, o grupo norueguês transportou 1,8 milhões de passageiros, divididos entre os 1,5 milhões da Norwegian e perto de 300 mil da Widerøe.

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O grupo Norwegian transportou, em dezembro de 2024, 1,8 milhões de passageiros, referindo que a capacidade aumentou em 24% face a igual período do ano passado.

Assim, das companhias pertencentes ao grupo norueguês, a Norwegian transporte perto de 1,5 milhões de passageiros, enquanto a Widerøe ficou perto dos 300 mil.

Já no total do ano 2024, o grupo informa que as duas companhias aéreas transportaram 26,4 milhões de passageiros.

Em comunicado, o grupo informa que a capacidade, neste mês de dezembro, foi de 2.491 milhões de assentos-quilómetros, 24% superior ao mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (medido em PKT) foi de 2.049 milhões de assentos-quilómetro, um aumento de 22% em relação a dezembro de 2023. A ocupação média foi de 82,2%, uma ligeira diminuição de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já a receita unitária foi ligeiramente inferior em comparação com o ano passado, principalmente devido a um aumento de 10% na duração média do transporte operado, tendo a Norwegian operador uma média de 73 aeronaves durante o mês de dezembro.

No caso da Widerøe, a capacidade (AKO) em novembro foi de 152 milhões de lugares-quilómetro, mais 2% do que no mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (PKT) foi de 111 milhões de lugares-quilómetro e a ocupação média de 73,3%, mais 2,6% do que em dezembro do ano passado.

A Widerøe estabeleceu um novo recorde de passageiros transportados em 2024, transportando 3,8 milhões de passageiros.

Na nota de imprensa, Geir Karlsen, CEO de Norwegian, reconhece que o mês de dezembro apresentou “uma série de desafios operacionais para a Norwegian, principalmente devido às condições climatéricas e a problemas operacionais em vários aeroportos na Europa e nos países nórdicos”.

Assim, a regularidade, ou seja, a percentagem de voos regulares operados, foi de 98,8%, um decréscimo de 0,7%, com a pontualidade (percentagem de voos que descolam no prazo de 15 minutos após a hora prevista), a registar um ligeiro aumento de 0,3% para 70,7%.

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United Airlines começa a testar Wi-Fi Starlink a partir de fevereiro

A United Airlines vai começar a testar o serviço de internet da Starlink a partir de fevereiro de 2025, em voos comerciais operados em aviões Embraer E-175.

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A United Airlines vai começar a testar o serviço de internet da Starlink a partir de fevereiro de 2025, em voos comerciais operados em aviões Embraer E-175, avança a imprensa norte-americana.

De acordo com a informação divulgada, o serviço providenciado pela Starlink, empresa de Elon Musk que fornece internet por satélite, foi contratado pela United Airlines no final de 2024, com o objetivo de o instalar em toda a sua frota, composta por cerca de mil aviões.

Num primeiro momento, o serviço de internet Wi-Fi da Starlink vai estar disponível apenas em alguns voos, esperando-se que venha a ser alargado a toda a frota da companhia aérea numa fase posterior, ainda que não tenha sido avançada qualquer data.

Entretanto, a United Airlines já explicou que a conexão vai ser gratuita para os membros do programa MileagePlus, o programa de fidelização da transportadora aérea norte-americana.

Recorde-se que a Starlink promete velocidades de conexão que chegam aos 220 Mbps em aviões, o que permite, por exemplo, assistir a filmes ou realizar video-chamadas durante um voo.

Além da United Airlines, a Starlink estabeleceu já parcerias com outras transportadoras aéreas, como a Hawaiian Airlines ou a companhia aérea regional JSX.

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TAP obtém certificação ambiental da IATA

A TAP e a Portugália Airlines conquistaram a certificação ambiental Environmental Assessment (IEnvA), que é atribuída pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo e que confirma “o empenho em adotar práticas responsáveis no setor da aviação”.

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A TAP e a Portugália Airlines conquistaram a certificação ambiental Environmental Assessment (IEnvA), que é atribuída pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo e que confirma “o empenho em adotar práticas responsáveis no setor da aviação”.

De acordo com um comunicado da TAP, esta foi a primeira certificação ambiental atribuída a ambas as companhias aéreas e tem por base a norma ISO 14001, refletindo “a implementação de um sistema de gestão ambiental robusto, projetado para garantir a eficácia da aplicação de boas práticas que minimizem os impactes ambientais, o que implicou a definição de uma Política Ambiental abrangente para ambas as companhias”.

“A certificação IEnvA incidiu, nesta fase, nas atividades com impactes ambientais relevantes associados às operações de voo globais das duas companhias e aos edifícios corporativos em Portugal”, explica a TAP, na informação divulgada.

Segundo Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal, esta certificação “representa um passo importante” na jornada continua de sustentabilidade da TAP, sendo também um reconhecimento do trabalho conjunto das equipas das companhias aéreas e do compromisso das transportadoras com o futuro do planeta.

“Esta certificação representa um passo importante na nossa jornada contínua de sustentabilidade. Estamos empenhados em liderar pelo exemplo, reduzindo os impactes ambientais das nossas operações e promovendo uma aviação mais responsável”, refere o responsável.

Na informação divulgada, a TAP garante que esta certificação representa apenas “um dos vários passos” que a companhia aérea de bandeira nacional tem vindo a dar para “consolidar o seu compromisso com a sustentabilidade”, que já tinha levado, em 2024, à criação de um Comité de Sustentabilidade, que é presidido pelo CEO da transportadora e que funciona como “órgão que supervisiona e orienta as decisões de implementação da estratégia de sustentabilidade”.

No último ano, acrescenta a TAP, também foi dada continuidade ao programa de renovação da frota da companhia aérea, assim como dos seus veículos operacionais e corporativos, que levou inclusive à instalação de um posto de carregamento elétrico nas instalações da transportadora.

Relevante é ainda o projeto Sustainable Cabin, desenvolvido em parceria com a Cateringpor, que levou à implementação de um projeto de reciclagem de resíduos gerados a bordo em voos com chegada a Lisboa, que conta com “a participação ativa dos tripulantes de cabina, que desempenham um papel crucial no sucesso da iniciativa”.

Adicionalmente, a TAP introduziu utensílios reutilizáveis e recicláveis na classe económica dos seus voos de longo curso e, a partir de 2025, vai passar a utilizar SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, numa quantidade em linha com o definido pela União Europeia.

“O nível para este ano é de dois por cento e este combustível alternativo, apesar de mais dispendioso, representa um importante passo rumo a uma aviação com menor impacte ambiental”, diz a TAP, que vai passar a cobrar Sobretaxa SAF nos voos à partida de aeroportos europeus, com exceção dos voos domésticos, cujo valor vai variar entre os dois euros para voos em classe económica na Europa e os 24 euros para classe executiva em voos intercontinentais.

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