Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027
Évora vai contar com uma verba de 29 milhões de euros para concretização do projeto que valeu a escolha da capital alentejana, que vai partilhar o título com Liepaja, na Letónia, que também foi selecionada para Capital Europeia da Cultura em 2027.

Publituris
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
A cidade de Évora vai ser a Capital Europeia da Cultura em 2027, revelou esta quarta-feira, 8 de dezembro, Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, durante uma conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
De acordo com o governante, Évora vai contar com uma verba de 29 milhões de euros para concretização do projeto que valeu a escolha da capital alentejana, que vai partilhar o título com a cidade de Liepaja, na Letónia, que também foi selecionada para Capital Europeia da Cultura em 2027.
Além de anunciar a escolha de Évora, Pedro Adão e Silva revelou também que Braga, Aveiro e Ponta Delgada, que estavam na corrida a Capital Europeia da Cultura juntamente com Évora, vão ser capitais portuguesas da cultura.
“Respondendo a um apelo que me foi feito pelo conjunto dos quatro autarcas e das candidaturas que chegaram a esta fase, criaremos a figura da capital portuguesa da cultura, que nas suas três primeiras edições, em 2024, 2025 e 2026, será das três cidades que não foram hoje escolhidas”, explicou o ministro da Cultura, revelando que estas cidades vão receber uma verba de dois milhões de euros para apoiar o programa, que se repete por três anos.
Em 2028, acrescentou o governante, será lançado um “concurso aberto”, ao qual se vão poder candidatar as cidades nacionais que queiram ostentar o título de capital portuguesa da cultura.
Além do ministro da Cultura, estiveram presentes na conferência de imprensa desta quarta-feira a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e a presidente do júri que escolheu a cidade vencedora, Beatriz Garcia.