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Solférias, Sonhando e Viajar Tours lançam charters para a Tunísia na Páscoa e verão de 2023

Operação charter para a Páscoa e verão de 2023 conta com voos para Djerba e Monastir, desde Lisboa e Porto, que já estão disponíveis para reserva.

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Operação charter para a Páscoa e verão de 2023 conta com voos para Djerba e Monastir, desde Lisboa e Porto, que já estão disponíveis para reserva.

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Os operadores turísticos Solférias, Sonhando e Viajar Tours voltaram a unir-se para lançar novas operações charter para a Tunísia na Páscoa e verão de 2023, que vão contar com voos para Djerba e Monastir.

Num comunicado enviado à imprensa, os operadores turísticos explicam o regresso destas operações conjuntas com o “crescente apelo da Tunísia junto dos viajantes portugueses”, o que justifica também a antecipação no lançamento dos voos e na abertura das reservas.

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A operação para a Tunísia arranca com duas partidas de Lisboa para a ilha de Djerba durante o período festivo da Páscoa, que acontecem a 1 e a 8 de abril de 2023.

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O grosso da operação acontece, no entanto, no verão, que vai contar com um voo de Lisboa e outro do Porto para Djerba, ambos com saída aos sábados, cuja primeira partida decorre a 3 junho 2023 e a última a 9 de setembro de 2023.

A estes voos, junta-se ainda uma ligação extra do Porto para Djerba, com saídas às segundas-feiras, cuja primeira partida está marcada para 17 julho 2023 e a última para 4 setembro 2023.

No caso de Monastir, vai ainda ser disponibilizado um voo desde o Porto às segundas-feiras, com a primeira saída a decorrer a 12 junho 2023 e a última a 4 setembro 2023.

“A Solférias, Sonhando e Viajar Tours, e todos os seus parceiros no destino, mantêm a convicção que a antecipação da oferta vai aumentar ainda mais a capacidade dos agentes de viagem em responder à crescente procura dos viajantes nacionais que preferem reservar as suas férias atempadamente”, concluem os operadores.

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Soltrópico anuncia operação regular para o Egito até abril de 2026

A Soltrópico, operador turístico do Grupo Newtour, anuncia ao mercado o relançamento da sua programação para o Egito até abril do próximo ano, com pacotes exclusivos para as localidades de Hurghada e Sharm El Sheik.

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Para este destino, a Soltrópico contará com uma operação em voo regular até abril de 2026 com diversas opções de voo com uma ou duas escalas, operados por companhias aéreas como Turkish Airlines, Lufthansa, Etihad, Swiss ou Brussels Airlines.

A oferta, com partida a 1 de novembro de 2025, inclui uma estadia de sete noites, no Sharm Holiday Resort, unidade hoteleira de quatro estrelas, em regime de tudo incluído (TI), desde 799 euros por pessoa. Para aqueles que desejam explorar mais do Egito, o operador turístico oferece pacotes combinados: Hurghada + Cairo, Cairo + Hurghada, Sharm El Sheik + Cairo e Cairo + Sharm El Sheik.

Daniel Graça, diretor de Vendas da Soltrópico realça que, “com um profundo know-how sobre este destino, queremos oferecer aos nossos parceiros agentes de viagens uma proposta de valor atrativa e flexível”, para acrescentar que “os pacotes combinados que disponibilizamos permitem aos clientes desfrutar do lazer no Mar Vermelho e explorar a rica herança histórica do Cairo”.

Reforça ainda que “a nossa operação regular até abril de 2026 capacita os agentes a planearem com antecedência, garantindo viagens de alta qualidade, sempre com a confiança que caracteriza a Soltrópico.”

O programa inclui voo de ida e volta para Hurghada/Sharm El Sheik, estadia no hotel em número de noites e regime conforme selecionado, transferes do aeroporto para o hotel e vice-versa, seguro multiviagens, taxas de aeroporto, segurança e combustível.

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Distribuição turística no futuro do setor foi destaque na Universidade Lusófona

No âmbito da unidade curricular de Estágio/Projeto, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Turismo da Universidade Lusófona tiveram a oportunidade de participar num seminário com a presença de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Marco Sequeira, da agência de viagens Alive.

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A sessão, de acordo com informação do Departamento de Turismo da Universidade Lusófona, publicada nas redes sociais, centrou-se na apresentação dos dados mais recentes do Estudo APAVT | A Distribuição Turística no Pós-Pandemia 2024, que analisa a evolução do setor da distribuição turística em Portugal no contexto pós-Covid-19. Entre os temas abordados, destacou-se a importância crescente deste segmento na criação de emprego qualificado e o impacto direto na remuneração dos profissionais da atividade turística.

Para além da análise técnica, o seminário proporcionou um espaço de diálogo entre os representantes da indústria e os futuros profissionais do setor, reforçando o papel da academia na preparação de recursos humanos para os desafios reais do mercado.

Este encontro, avança a informação, assinala ainda um reforço estratégico da ligação entre a Universidade Lusófona e a APAVT, com novas formas de colaboração já previstas para o próximo ano letivo, numa clara aposta na aproximação entre ensino superior e o mercado de trabalho do turismo.

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Consolidador.com dá a conhecer os vinhos da classe executiva da TAP

O Consolidador.com organizou, em parceria com a TAP Air Portugal, um evento exclusivo com a participação de 20 agentes de viagens de viagens no restaurante Cobaia, em Lisboa, cujo ponto alto foi uma prova de vinhos da classe executiva da companhia aérea portuguesa.

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No centro do evento esteve a prova de vinhos servidos na classe executiva da TAP, uma iniciativa pensada para proporcionar aos agentes de viagens a oportunidade de conhecerem de perto um dos elementos distintivos do serviço premium a bordo. Ao trazer para terra esta experiência, os agentes puderam vivê-la diretamente, ficando assim mais capacitados para a apresentar e recomendar com maior confiança aos seus clientes.

Karolina Gutierrez, Commercial Director do Consolidador.com, sublinhou a importância da iniciativa, apontando que “acreditamos que eventos como este são fundamentais para fortalecer a ligação entre os agentes de viagens e os nossos parceiros”, para destacar que, do ponto de vista dos agentes de viagens, “ao viverem esta experiência em primeira mão, ficam mais bem preparados para a transmitir aos seus clientes.”

Também a TAP destacou o sucesso da iniciativa, “não só pelo detalhe como no interesse que os agentes de viagens demonstraram no tema”, segundo António Gabriel, Key Account Manager da companhia aérea.

Este evento insere-se na estratégia do Consolidador.com de estreitar relações com os agentes de viagens através de ações distintas e inovadoras, que marcam pela diferença.

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Travel Experts chega a Portugal para dar suporte aos agentes de viagens independentes

A Travel Experts, que chegou a Portugal em janeiro deste ano, oferece soluções para agentes de viagens independentes, destacando-se pelas ferramentas, ampla rede de parceiros e pelo compromisso com a excelência no serviço, para além de permitir aos profissionais do setor operar com total autonomia, mantendo acesso a uma vasta rede de recursos e suporte completo em português.

A Travel Experts, rede internacional dedicada a agentes de viagens independentes, deu a conhecer o seu modelo que permite aos profissionais do setor operar com total autonomia, mantendo acesso a uma vasta rede de recursos e suporte completo. O Publituris falou com o responsável pelo desenvolvimento da empresa no nosso país, Nuno Pereira, que explicou que a Travel Experts oferece aos agentes de viagens a possibilidade de trabalharem de forma independente, permitindo-lhes gerir os seus horários e a sua própria marca, num “modelo ideal para profissionais que procuram ter mais liberdade e mais autonomia, com maior rentabilidade.”

Além dos recursos de que dispõe, destaca-se também o facto de ser membro da Virtuoso, a principal rede global de agências de viagens de luxo, o que permite aos clientes da Travel Experts “acesso privilegiado a experiências exclusivas e benefícios personalizados e diferenciadores”.

Chegou a Portugal em janeiro deste ano, é uma empresa portuguesa com o seu próprio RNAVT, seguros obrigatórios e contributo para o fundo de garantia: “Já dispomos de sistema próprio de reservas, protocolos com alguns operadores a trabalhar em Portugal e iniciamos o processo para sermos membros IATA, bem como contrato firmado com a Amadeus” explicou Nuno Pereira ao Publituris.

Os primeiros contratos
A Travel Experts faz parte de um grupo internacional que existe na Bélgica desde 2007, na Suécia começou em novembro de 2024, e em Itália em dezembro do ano passado. Na Bélgica já conta com 130 agentes de viagens independentes, na Suécia com 15, e em Itália com dois. Em Portugal, assinou, na BTL, os seus três primeiros contratos, e está “em fase de negociação para mais dois”, disse Nuno Pereira, “o que valida o nosso modelo de proporcionar ao agente de viagens independentes ferramentas avançadas e apoio personalizado para o crescimento do seu negócio”.

A entrada no nosso país deu-se através de uma parceria estratégica com o empresário português Luís Sousa (dono da agência de viagens Mr. Travel), que detém 50% da operação no país, com o restante pertencente à sede belga.

Os agentes de viagens que aderirem a este grupo podem contar com “tudo o que seja sistema de faturação, de reservas, pagamentos, ou de recebimentos dos clientes, ou seja, nós tratamos de todo o back-office”, exemplificou o responsável, para avançar que o modelo “dá para a agência de viagens que já exista, mas é assente no agente de viagens independente”.

 

Um modelo ideal para profissionais que procuram ter mais liberdade e mais autonomia, com maior rentabilidade

 

Para ser travel expert existem três perfis: “o agente de viagens tradicional, experiente, com uma carteira de clientes já estabelecida, mas que procura flexibilidade e uma remuneração mais atraente, que quer avançar no seu próprio negócio, mas não quer ter todo o tipo de investimento que está indexado ao mesmo, com tudo o que isso representa; Pessoas que não têm experiência, mas carteira de clientes, e conseguimos ter soluções para elas; e pessoas especializadas em nichos, não têm experiência, mas têm o produto, depois é montar o produto todo através das nossas ferramentas e assim já estarão habilitados a fazer as suas vendas, que podem criar as suas próprias marcas e focar-se exclusivamente nesse tipo de viagem, ao mesmo tempo que usufruem do suporte e das condições vantajosas oferecidas pela Travel Experts”, esclareceu Nuno Pereira.

Garantias da rede Virtuoso
Realçou que não de trata de concorrência direta às agências de viagens, mas de “mais uma solução, um novo modelo de negócio que chega ao mercado português que não assenta numa porta aberta ao público, mas em produtos para os segmentos médio e médio alto, feitos à medida, ou mesmo para quem só vende pacotes turísticos, pois também temos todas as ferramentas”, dando o exemplo da América do Norte onde a maior parte das agências de viagens hoje trabalha por conta própria.

O facto da Travel Experts ser membro do Virtuoso, uma rede global nas viagens e experiências de luxo, que trabalha com mais de 2.200 das melhores empresas do mundo, incluindo hotéis, companhias de cruzeiros e operadores turísticos, “já abre uma panóplia de soluções diferentes”, disse o responsável. Sendo um consultor de viagens Travel Experts também será um consultor de viagens Virtuoso, podendo aceder a vantagens especiais, experiências únicas e tratamentos VIP com acesso exclusivo.

A Travel Experts garante “margens mais elevadas sem custos fixos, sem investimento inicial, ou seja, a pessoa só necessita de ter um computador ligado à e internet, não precisa de ter um mínimo de reservas num determinado tempo, e se tem vendas tem comissões, se não, não tem comissões, mas também não tem custos”.

Quando de fala em margens mais elevadas, “apesar de Travel Experts Portugal ter protocolos com operadores portugueses, temos também acordos internacionais que são feitos pelo grupo, nomeadamente com alguns bed banks, que nos permite usufruir do mesmo nível de comissão de toda a rede. No nosso país sabemos que não há acesso a estas margens”, destacou Nuno Pereira, para lembrar que essas comissões só conseguem ser alcançadas devido ao volume de faturação do grupo no seu todo.

Rigoroso processo de seleção
Em Portugal, a Travel Experts “não tem pressa, até porque não temos um número para assumir num determinado período, acreditamos sim que vamos ter um crescimento sustentável, explicando os objetivos e as vantagens da marca, coisas que levam o seu tempo”, sublinhou o responsável pelo desenvolvimento deste conceito no nosso país, que ainda não está muito explorado.

 

O importante é que o nosso membro possa dar todas as respostas aos seus clientes e esteja bem servido, porque o nosso foco é o serviço e não o preço

 

“O mais importante não é o número, mas garantir que temos os profissionais certos, com o perfil adequado para o nosso modelo de negócio”, evidenciou, ressalvando que, por isso “o processo de seleção é muito rigoroso”.

E para chegar aos novos aderentes, a Travel Experts Portugal pretende fazê-lo, seja através do próprio site onde podem encontrar informações, pedir esclarecimentos ou preencher o formulário, das redes sociais, seja do boca-a-boca. “O facto de eu já estar no mercado há um tempo e das minhas funções anteriores em operadores e na distribuição, tenho contactos com muita gente, e há sempre alguém que conhece alguém para quem, se calhar, este modelo pode ser interessante face a outros que existem no mercado”, acentuou Nuno Pereira.

Um travel expert, para além dos benefícios financeiros, tem “um suporte 24 sobre sete, uma grande comunidade de profissionais que se interajudam e trocam informações através de uma ferramenta interna à qual todos têm acesso. Além disso, promovemos todos os travel experts que tenham a sua própria marca, desde que coloque By Travel Expert no fim. Isso pedimos sempre por uma questão de identificação” indicou, para acrescentar que todos têm um email, e acesso a um conjunto de ferramentas eletrónicas, incluindo contas do Microsoft 365, para poderem trabalhar, bem como a lista de todos os fornecedores do grupo, como os DMC, bed banks ou hotéis.

Total liberdade e independência
Por outro lado, o travel expert pode, igualmente, utilizar os escritórios da marca para trabalhar ou ter uma reunião. “Para nós, o importante, é que o nosso membro possa dar todas as respostas aos seus clientes e esteja bem servido, porque o nosso foco é o serviço e não o preço”, garantiu. Independência é outro fator relevante, já que os travel experts podem vender os programas que entenderem ou os nichos com os quais se sinta mais à vontade, seja luas de mel, safaris, turismo de mergulho, turismo equestre, apenas city breaks, ou só viagens de longo curso. Têm total e completa liberdade”, reforçou Nuno Pereira.

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Lusanova DMC vai participar na IMEX Frankfurt 2025

A Lusanova DMC vai marcar presença na IMEX Frankfurt 2025, uma das maiores feiras internacionais dedicadas ao setor MICE, que decorre de 20 a 22 de maio na Alemanha.

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No stand do Turismo de Portugal (pavilhão 8), a Lusanova DMC vai promover a sua oferta especializada no nosso país, com o objetivo de reforçar a visibilidade do destino junto de operadores internacionais e parceiros estratégicos.

Com uma vasta experiência na organização de eventos corporativos, viagens de incentivo e programas à medida, a Lusanova DMC pretende destacar as caraterísticas que fazem de Portugal uma escolha atrativa para o mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) – desde infraestruturas modernas e acessíveis, a uma oferta cultural diversificada, clima ameno e hospitalidade.

“A participação na IMEX é uma oportunidade para mostrarmos ao mundo o que Portugal tem de melhor” afirma Maria José Capitão, diretora de promoção e vendas da Lusanova DMC, para destacar que “queremos inspirar os nossos parceiros internacionais com propostas criativas, autênticas e alinhadas com as exigências dos seus clientes, assentes na larga experiência que temos vindo a construir ao longo dos anos”.

 

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Susana Fonseca é a nova diretora geral da Airmet Portugal

Profunda conhecedora da casa, Susana Fonseca, até então diretora de Operações da Airmet Portugal, vai assumir o cargo de diretora geral do grupo de gestão de agências de viagens, sucedendo a Rui Alberto, que termina estas funções por razões pessoais.

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Com um percurso de 19 anos dedicados à empresa, Susana Fonseca desempenhou funções de crescente responsabilidade, demonstrando sempre uma visão estratégica, um profundo conhecimento do setor e uma dedicação inabalável às agências associadas e à equipa interna, destaca a nota de imprensa da Airmet.

Com esta nomeação, a Airmet Portugal reforça o seu compromisso de proximidade com os seus associados, de inovação e de crescimento sustentável, mantendo o foco num serviço de excelência ao setor das viagens.

Susana Fonseca confirma que “esta é uma casa que conheço por dentro e por fora, que ajudei a construir e a transformar”, para avançar que “o meu compromisso com os nossos associados, parceiros e equipa mantém-se firme: crescer com responsabilidade, inovação e proximidade”.

Por seu lado, Miguel Quintas, Chairman da Airmet acrescenta a profissional “representa o melhor da Airmet: conhecimento, entrega e visão”, sublinhando que, a sua ascensão “é natural, justa e tem vindo a ser preparada há muito tempo”.

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ECTAA exige “proteção urgente” contra a insolvência de companhias aéreas

Após a insolvência da Air Belgium expor novamente agentes de viagens, operadores turísticos e clientes a milhões a perdas, a ECTAA exige “proteção urgente” contra a insolvência de companhias aéreas.

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A Confederação Europeia das Associação de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) renovou o seu apelo à introdução “urgente” de um mecanismo obrigatório de proteção contra a insolvência de companhias aéreas na Europa.

Esta reivindicação vem na sequência da falência da Air Belgium que deixou por reembolsar quase 8 milhões de euros em reclamações de passageiros — dos quais mais de 5 milhões foram vendas realizadas através de intermediários (agências de viagens e operadores turísticos).

Recorde-se que, a 18 de setembro de 2023, a Air Belgium anunciou que iria cessar todos os voos comerciais regulares, passando a concentrar-se nas operações de carga e aluguer de aeronaves. Pouco depois, entrou em processo de reorganização judicial e, incapaz de recuperar, foi declarada insolvente a 30 de abril de 2025. Como resultado, milhares de passageiros provavelmente não receberão qualquer reembolso pelos voos cancelados, ficando os pedidos pendentes integrados no processo de falência.

“A dimensão das perdas evidencia o papel essencial dos intermediários no mercado da aviação comercial. No entanto, revela também de forma preocupante a vulnerabilidade desses intermediários face à insolvência das companhias aéreas. Quando um intermediário vende um bilhete de avião como parte de um pacote turístico e a companhia aérea entra em falência, o organizador do pacote é legalmente obrigado a fornecer uma alternativa ao cliente — muitas vezes sem qualquer possibilidade de recuperar os montantes pagos à companhia falida. Isto impõe um encargo financeiro injusto aos intermediários, que acabam por suportar os prejuízos provocados por estas falências. Cerca de 98% destes intermediários são PME e, em muitos casos, microempresas”, refere a ECTAA em comunicado.

Como os bilhetes de avião têm normalmente de ser pagos antecipadamente, muitas vezes com meses de antecedência, existe um risco estrutural significativo tanto para os intermediários como para os consumidores e contribuintes.

E os números apresentados pela ECTAA falam por si: nos últimos 25 anos, registaram-se cerca de 1.200 casos de falência de transportadoras comerciais de passageiros.

“A falência da Air Belgium é mais um alerta claro de que o sistema atual deixa tanto os consumidores como os intermediários de viagens expostos a riscos inaceitáveis. As companhias aéreas devem ser obrigadas a fornecer garantias financeiras para cobrir as suas responsabilidades em caso de insolvência”, afirma Frank Oostdam, presidente da ECTAA.

Os responsáveis da ECTAA refere que “existe agora uma oportunidade única para resolver este problema de longa data”. Recorde-se que o Conselho da União Europeia está atualmente a discutir a revisão do Regulamento dos Direitos dos Passageiros Aéreos (Regulamento 261/2004), apelando a entidade europeia, da qual a portuguesa APAVT faz parte, aos decisores políticos para que “aproveitem este momento e incluam uma disposição clara que obrigue as companhias aéreas a implementar medidas que garantam o reembolso dos bilhetes quando os voos são cancelados devido à cessação de operações ou falência da transportadora”.

“Os intermediários de viagens são a espinha dorsal do ecossistema do turismo, assegurando escolha e serviço ao consumidor. Mas sem proteção adequada, são obrigados a suportar as consequências financeiras da má gestão das companhias aéreas. O momento para agir é agora,” conclui Oostdam.

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Soltour programa Eslovénia com voos diretos do Porto entre 30 de junho e 1 de setembro

O operador turístico Soltour disponibiliza este verão uma operação charter com voos diretos do Porto para Liubliana, a capital da Eslovénia. A programação, a decorrer de 30 de junho e 1 de setembro, sugere dois circuitos – “Maravilhosa Eslovénia” e “Joias da Eslovénia e da Croácia” – com voo, alojamento, transferes e excursões incluídos.

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A Soltour reforça este verão a sua programação com uma operação especial com voos diretos do Porto para a Eslovénia, um dos segredos verdes mais bem guardados da Europa. Os voos charter partem a 30 de junho e 1 de setembro.

A oferta inclui dois circuitos de oito dias – que combinam cultura, paisagens e conforto –, bem como voos, alojamento, transferes e excursões. A primeira proposta, “Eslovénia Maravilhosa” (desde 2.026€ por pessoa), percorre alguns dos locais mais emblemáticos do país, como o Lago Bled, os Alpes Julianos, a capital Liubliana e a costa eslovena, numa fusão harmoniosa entre natureza e história. A segunda opção, “Joias da Eslovénia e da Croácia” (desde 2.113€ por pessoa), estende-se até ao sul da Croácia, com paragens em Trogir, Split, Zadar e Zagreb, revelando fortalezas medievais, cidades classificadas como Património da Humanidade e paisagens costeiras do Mar Adriático de cortar a respiração.

Para os viajantes que preferem uma experiência mais livre, o operador turístico disponibiliza também a possibilidade de reservar apenas voo e estadia durante sete noites, com diferentes atividades opcionais, sem necessidade de aderir a um circuito fechado.

“Queremos que as agências de viagens possam oferecer aos seus clientes produtos diferenciadores, cómodos e sustentáveis”, afirma Luís Santos, Diretor da Soltour em Portugal, para avançar que “voar diretamente do Porto para um destino como a Eslovénia permite isso mesmo: proporcionar experiências memoráveis, sem complicações logísticas e apostando num turismo mais consciente e responsável”.

 

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Através do paladar: Icárion incentiva agentes de viagens a vender a África do Sul

No âmbito da sua iniciativa “Viaje com o Paladar”, a Icárion deu a conhecer a África do Sul através dos sabores, em ações que decorreram quarta e quinta-feira, com agentes de viagens em Lisboa e no Porto. Juntamente com a agência de comunicação que representa o turismo daquele destino africano em Portugal, e da Embaixada da África do Sul no nosso país, o operador turístico do Grupo W2M pretendeu mostrar uma nova perspectiva do destino que faz parte da sua programação e incentivar a sua venda por parte das agências de viagens.

Lembrar mais da África do Sul, um imenso país um pouco esquecido pelos portugueses depois da pandemia, foi o mote de mais uma edição da iniciativa “Viaje com o Paladar”, promovido pela Icárion, na quarta-feira, em Lisboa, no restaurante Zambeze, e quinta-feira, no Porto, no restaurante Douahou, e que juntou diversos agentes de viagens.

Alexandra Mendonça, que representa a África do Sul no nosso país, e Cristina Rodrigues, da Embaixada da África do Sul em Portugal, levaram os participantes a “viajar” pelo destino que se destaca por “paisagens impressionantes, costas com sol, magníficos safaris, atividades ao ar livre, gastronomia e vinhos, gente única devido à mistura de culturas, dinamismo urbano e património cultural”.

O país, que possui três capitais (Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein), é famoso pela sua diversidade cultural, linguística e religiosa, 12 idiomas oficiais, 12 locais considerados património mundial, 19 parques naturais e mais de 40 zonas marinhas protegidas, foi avançado.

Sem diferença horária com Portugal, o destino é ideal para todo o ano, os portugueses não necessitam de visto, apenas passaporte com prazo de validade até 30 dias antes do regresso e duas páginas livres, não há necessidade de qualquer vacina, embora se aconselhe a profilaxia da malária, principalmente a quem visita o Parque Nacional Kruger, a maior área protegida de fauna selvagem da África do Sul, cobrindo cerca de 20.000km2, que faz fronteira com Moçambique, países onde existe paludismo, e que serve como uma das grandes portas de entrada para o parque, realçaram as suas responsáveis.

Não existindo atualmente voos diretos de Portugal, tanto a representante do turismo como da Embaixada indicaram que a angolana TAAG é a melhor opção para se chegar à África do Sul, nos voos via Luanda, que são à noite, seguindo no dia seguinte à tarde à Cidade do Cabo ou Joanesburgo, para realçar que o nível de vida é mais baixo do que em Portugal, uma vez que o euro é mais forte do que a moeda local, e aconselhar que 10 dias é o ideal para visitar aquele país.

Por sua vez, Isabel Almeida, Product Supervisor da Icárion, fez uma breve apresentação da oferta do operador turístico para a África do Sul, composta por circuitos regulares e circuitos privados, que incluem sempre as cidades do Cabo e Joanesburgo e safaris, e dão a possibilidade de extensões às Cataratas Victória (Zâmbia e Zimbabué), Delta do Okavango, Moçambique, Seicheles, Maurícia ou Maldivas.

Após todas estas informações, que daremos em pormenor na próxima edição do Publituris, os agentes de viagens puseram a mão na massa, juntando sabores exóticos africanos, para alguns, pouco conhecidos, mas com a ajuda dos chefs, o produto final foi interesse, e por isso, saboreado à mesa por todos.

O evento “Viaje com o Paladar” faz parte de uma série de atividades programadas pela Icárion dando oportunidade aos agentes de viagens de ajudar na confeção de pratos típicos de cada destino e saboreá-los mais tarde à mesa.

 

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DOC DMC e Destination China propõem extensão a Hong Kong e Guilin após Congresso da APAVT em Macau

A DOC DMC Macau & Hong Kong, em parceria com a Destination China, ambas representadas por Paula Machado em Portugal, promovem um exclusivo itinerário de seis dias, em tudo incluído para dois dos destinos mais icónicos da China repletos de cultura, história e tradição – Hong Kong e Guilin, após o 50º Congresso da APAVT em Macau. Esta viagem decorrerá de 5 a 10 de dezembro de 2025.

A proposta passa por explorar a vibrante energia de Hong Kong, com os seus mercados animados, templos históricos e impressionantes arranha-céus, seguindo-se depois para Guilin, onde para além das tradições ancestrais, os participantes poderão observar as suas montanhas cársticas, formações calcárias que emergem do solo e criam um cenário verdadeiramente inesquecível, ao longo do Rio Li.

Para a realização desta pós-tour exige-se o mínimo de 16 participantes, que podem inscrever-se até 30 de junho.

A organização lembra que, em dezembro, as temperaturas nas cidades do norte da China, como Xangai e Pequim, podem ser bastante frias. Em contraste, Hong Kong e Guilin oferecem um clima ameno e atrativo, ideal para explorar as suas belezas naturais e culturais.

O programa da viagem destaca que, no primeiro dia, haverá visita ao Victoria Peak e passeio de Sampan em Repulse Bay e Abergeen. Já no sábado, e ainda em Hong Kong estão agendadas visitas ao Templo Wong Tai Sin, Nan Lian Gardem e mercados locais., enquanto no domingo, 7 de dezembro, propõem-se visitas ao Templo Man Ho, Hollywood Road, Tai Kwun e o tradicional almoço Dim Sum.

A partida para Guilin faz-se na segunda-feira para visita à Reed Flute Cave e East-West Line, e show de pesca com cormorão. Haverá, no dia seguinte um ruzeiro no Rio Li até Yangshuo, visita à West Street e passeio de bicicleta nas áreas rurais. Antes do regresso a Hong Kong de comboio, está programada uma viagem de teleférico no Monte Yao.

 

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