Em fevereiro, a procura por viagens aéreas desacelerou ligeiramente, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que aponta um crescimento de apenas 2,6% face a igual mês do ano passado, quando no primeiro mês do ano este crescimento tinha chegado aos 10%, o que se deve ao menor crescimento da procura internacional e à descida da demanda doméstica.
Os dados da IATA, divulgados esta segunda-feira, 31 de março, mostram que a procura internacional, que cresceu 5,6%, também caiu face ao mês anterior, quando tinha registado um aumento de 12,4%, assim como a procura doméstica, que desceu mesmo 1,9%, quando no primeiro mês do ano tinha registado um crescimento de 6,1%.
A desaceleração da procura por viagens aéreas em fevereiro está também relacionada com a menor capacidade disponibilizada, que aumentou apenas 2,0% face a fevereiro de 2024, o que se deve essencialmente à descida da capacidade doméstica, que caiu 1,7% face a fevereiro de 2024, enquanto a capacidade internacional cresceu 4,5%, no segundo mês do ano.
Já o load factor dos voos de fevereiro atingiu os 81,1%, o que indica um crescimento de 0,4 ppt face a mês homólogo do ano passado, ainda que a nível internacional este indicador tenha crescido apenas 0,9 ppt, fixando-se nos 80,2%, enquanto o load factor dos voos domésticos chegou aos 82,6%, ainda que com uma quebra de 0,2 ppt em relação a fevereiro de 2024.
No comunicado que acompanha os números, a IATA atribui a desaceleração dos números essencialmente ao facto de 2024 ter sido um “ano bissexto”, assim como à celebração do ano novo lunar que decorreu em janeiro, enquanto no ano passado esta celebração se tinha assinalado no mês de fevereiro.
Ainda assim, a IATA diz que é preciso perceber se as quedas no tráfego na América do Norte, que viu o tráfego doméstico e internacional a descer em fevereiro, foram pontuais ou se vieram para continuar.
Willie Walsh, diretor-geral da IATA, está também preocupado com os custos das compensações por atrasos ou cancelamentos, dando como exemplo os recentes problemas no Aeroporto de Heathrow, em que um incidente que ditou o corte de energia, levou ao cancelamento de diversos voos, o que significa o pagamento de milhões de euros em compensações aos passageiros afetados.
O responsável lembra, no entanto, que a presidência polaca da União Europeia já propôs alterações ao regulamento europeu, introduzindo reformas que, apesar de positivas, Willie Walsh considera que não serão suficientes e alerta mesmo que, este verão, os problemas vão continuar.
Ásia-Pacifico continua em alta mas América do Norte está em queda
Os dados da IATA permitem também perceber que, ao nível da procura internacional, o mundo vive realidades diferentes, uma vez que, se a região da Ásia-Pacífico continua a crescer, na América do Norte este indicador está em perda e desceu mesmo 1,5% face a fevereiro de 2024.
Na Ásia-Pacífico, o crescimento do tráfego internacional foi de 9.5% em fevereiro, enquanto a capacidade aumentou 8.3% e o load factor subiu para 85.7%, depois de um aumento de 0.9 ppt face a fevereiro de 2024.
Na América Latina, o tráfego internacional aumentou 6.7% e a capacidade subiu 9.9%, enquanto o load factor se fixou nos 81.7%, traduzindo uma descida de 2.5 ppt face a fevereiro de 2024.
Tal como na América Latina, também em África o tráfego internacional apresentou um aumento de 6.7% face a fevereiro do ano passado, enquanto a capacidade subiu 4.0% e o load factor fixou-se nos 75.3%, depois de uma subida de 2.0 ppt face a fevereiro de 2024.
Já na Europa, o tráfego internacional apresentou um crescimento de 5.7%, enquanto a capacidade subiu 4.9% e o load factor situou-se nos 75.5%, depois de um aumento de 0.5 ppt comparativamente ao mesmo mês de 2024.
No Médio Oriente, o tráfego internacional apresentou ainda uma subida de 3.1%, enquanto a capacidade aumentou 1.3% e o load factor situou-se nos 81.9%, depois de crescer 1.4 ppt.
Os piores resultados pertenceram mesmo à América do Norte, que viu o tráfego internacional descer 1.5% face a fevereiro de 2024, enquanto a capacidade desceu 3.2%. Ainda assim, o load factor dos voos na América do Norte foi de 78.9%, subindo 1.3 ppt face a fevereiro do ano passado.