Cabo Verde aumenta taxa turística em 25% para 2023
Com o aumento previsto, o Governo de Cabo Verde estima que esta taxa possa gerar receitas de 8,6 milhões de euros ao longo do próximo ano.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
A taxa turística paga pelos turistas na hotelaria de Cabo Verde vai aumentar 25% no próximo ano, chegando aos 2,50 euros por noite, avança a Lusa, que diz que a medida consta da proposta de Orçamento de Estado de Cabo Verde para 2023.
Segundo a proposta a que a Lusa teve acesso e que vai agora ser discutida no parlamento cabo-verdiano, esta taxa deverá subir, em 2023, cerca de 50 cêntimos, o que leva o Governo a estimar que esta taxa possa gerar receitas de 8,6 milhões de euros ao longo do próximo ano.
“A taxa turística vai ser aumentada em 50 cêntimos de euro. A receita resultante desse aumento é consignada ao ‘Programa MAIS’ para financiamento de projetos destinados à erradicação da pobreza extrema”, afirmou Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, quando apresentou as primeiras medidas incluídas na proposta de orçamento.
Recorde-se que a taxa turística foi introduzida na hotelaria cabo-verdiana em 2013 e tinha um valor de dois euros por noite, em estadias até 10 dias, aplicando-se apenas a turistas com mais de 16 anos de idade.
Este ano, até julho, Cabo Verde arrecadou já 3,6 milhões de euros com a taxa turística, valor que equivale a 85,3% do orçamentado pelo Governo para todo o ano de 2022 e que, segundo o Ministério das Finanças, corresponde a “um aumento exponencial ao montante cobrado no mesmo período de 2021”.