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Novos expositores reforçam WTM London 2022

Para o evento que se realiza de 7 a 9 de novembro, no ExCeL London, estão já confirmados mais de 3.000 expositores, dos quais 70 são estreias absolutas no evento.

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Novos expositores reforçam WTM London 2022

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A realizar de 7 a 9 de novembro, o World Travel Market London 2022 (WTM) soma novos expositores internacionais, anunciando já mais de 3.000 expositores confirmados dos quais 70 são estreias absolutas no evento.

Entre as estreias contam-se a participação da Associação dos Operadores Turísticos do Uganda e representantes da Organização Internacional do Turismo de Azadi que irão mostrar as diversas ofertas do Irão.

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No “International Hub” do ExCeL London existirá a possibilidade de visitar novos participantes de hotéis, bancos, rent-a-cars ou DMC, com a organização a destacar o regresso da Embratur, Ruanda ou Quirguistão.

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A organização destaca, igualmente, as presenças de destinos mais conhecidos como as Caraíbas, Espanha ou Portugal, bem como os espaços do Reino Unido e da Irlanda a terem mais do dobro da dimensão da edição do WTM de 2021, refletindo, segundo o WTM, “o crescente interesse do Reino Unido e Irlanda em promover ambos os destinos no formato ‘staycation’ e apelando aos turistas inbound”.

Juliette Losardo, WTM London Exhibition Director, destaca as estreias na edição deste ano, admitindo que “a participação de novas entidades, empresas e organismos é essencial para o setor andar para a frente”, revelando que “estão já confirmados expositores de mais de 100 países” no evento do próximo mês.

 

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Ilha Terceira recebe 13.º Congresso da APECATE em abril de 2025

O 13.º Congresso da APECATE vai decorrer nos dias 2 e 3 de abril de 2025, na Ilha Terceira.

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Entre 2 e 5 de abril de 2025, a Ilha Terceira será o palco central das atenções nacionais e internacionais ao acolher dois eventos de destaque que, pela primeira vez, unem forças para promover a natureza, a sustentabilidade, a inovação e o turismo de experiências: o 13.º Congresso da APECATE e o Açores Trail Fest.

O Congresso da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) decorrerá nos dias 2 e 3 de abril, reunindo especialistas, empresas e decisores do setor para debater o futuro da indústria das experiências, de que fazem parte os eventos, a animação turística e o turismo em geral, com um foco especial na sustentabilidade, digitalização e criação de experiências autênticas.

Sob o tema “Inovar o Futuro: O Desafio dos Eventos e Animação Turística”, o 13.º Congresso da APECATE será o ponto de encontro essencial para a partilha de ideias e construção de soluções inovadoras.

O último painel do Congresso da APECATE fará a ponte para o prestigiado Azores Trail Fest 2025, um evento de turismo de natureza e trekking promovido pelo Governo dos Açores que, nos dias 4 e 5 de abril, dará a conhecer este produto de excelência da região dos Açores, aliado a experiências imersivas que transformarão os trilhos e paisagens deslumbrantes da Terceira num palco para os amantes da natureza e da aventura de todo o mundo.

Durante o Congresso da APECATE, o turismo de natureza e aventura será um dos temas em destaque, com um painel dedicado ao impacto de eventos como o Azores Trail Fest no posicionamento de destinos turísticos. Por outro lado, servirá como uma experiência viva e dinâmica que dará uma oportunidade de convívio e networking aos participantes do Congresso da APECATE e de verem em ação conceitos debatidos, como inovação, sustentabilidade e animação turística de qualidade.

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“FITUR Woman” 2025 destacará liderança das mulheres no turismo

A “FITUR Woman”, organizada pela FITUR em conjunto com a Women Leading Tourism (WLT), celebra a sua 5.ª edição focada em impulsionar o orgulho das mulheres em pertencerem ao setor do turismo.

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A Feira Internacional de Turismo, organizada pela IFEMA MADRID, será palco da “FITUR Woman”, espaço que dá visibilidade ao papel das mulheres na indústria do turismo. Organizada pela FITUR e pela Women Leading Tourism (WLT), esta edição assinala o seu 5.ª aniversário com o apoio da Extremadura e sob o conceito “Orgulho de Pertencer”, que explorará o vínculo emocional das pessoas com os destinos turísticos e o seu impacto no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável de países, regiões e comunidades locais.

Paralelamente, a liderança feminina será o tema central da “FITUR Woman”, que reunirá líderes de destaque dos setores empresarial e governamental para evidenciar como as mulheres e o seu papel na gestão de empresas e organismos públicos podem elevar o orgulho no turismo a um novo nível.

Maribel Rodríguez, presidente da Women Leading Tourism, sublinha que “é tempo de gerir de forma inteligente, com a participação de todos os atores, salvaguardando o sentido de pertença da população residente em áreas turísticas. Devemos evitar a despersonalização; a autenticidade não é apenas um valor diferenciador fundamental para os destinos, mas também uma oportunidade para as regiões que procuram posicionar-se no mercado global de forma sustentável e competitiva. Promover o turismo desta forma não só atrai visitantes, como também gera um orgulho local, preserva o património e assegura o bem-estar das gerações futuras”.

A Extremadura apresenta-se este ano na “FITUR Woman” como um exemplo de integração da liderança feminina no desenvolvimento de um turismo que preserva a identidade local e gera oportunidades. Um destino de referência em termos de sustentabilidade, que promove um setor turístico com um triplo impacto positivo no ambiente: social, ambiental e económico.

O programa da “FITUR Woman” 2025 incluirá diversos painéis chave para explorar o tema do Orgulho de Pertencer sob diferentes perspetivas.

“Destino e Cultura” analisará como os destinos turísticos podem manter a sua autenticidade cultural. Especialistas abordarão o ADN das comunidades locais, estratégias para envolver a população residente e a importância de promover e salvaguardar a identidade cultural dos destinos turísticos.

O painel “Indústria do Turismo” irá explorar empresas turísticas sustentáveis e inclusivas que fomentem um ambiente de trabalho capaz de reter os melhores talentos, oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e promover um local de trabalho onde os colaboradores sintam orgulho em pertencer.

Entre outros eventos e destaques, este espaço contará com debates ministeriais de alto nível, oradores convidados especiais e áreas dedicadas a networking, bem como uma plataforma para partilha de experiências, discussão de desafios e exploração de novas soluções para o futuro do setor turístico.

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BTL assume nova identidade

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa evolui para BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

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A 35.ª edição da maior feira de turismo de Portugal, promovida pela Fundação AIP, assume uma nova identidade: cai a Bolsa de Turismo de Lisboa, surge a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

Em comunicado, a organização da feira refere que a marca “evolui agora para uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o setor com um turismo de melhor qualidade, assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social”.

Além disso, a nova identidade “reforça o posicionamento internacional” da BTL que pretende “aumentar a sua oferta B2B e B2C”.

“A BTL reafirma o seu papel como um dos eventos de referência no panorama europeu, combinando uma oferta diversificada com um nível de qualidade que a diferencia e eleva no sector do turismo. É essa excelência que atrai, ano após ano, profissionais e visitantes de todo o mundo, com a ambição de continuar a promover experiências e oportunidades únicas tanto no mercado nacional como internacional”, afirma Dália Palma, gestora-coordenadora da BTL.

A nova identidade da marca BTL, desenvolvida pela Ivity, pretende traduzir essa visão inovadora e alinhada com as tendências atuais do setor. “A BTL é a marca onde Portugal se encontra com o melhor de Portugal e é onde Portugal se mostra ao mundo, naquela que é a indústria mais identitária do país”, refere Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.

A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, organizada pela Fundação AIP, realiza-se de 12 a 16 de março de 2025, na FIL – Parque das Nações.

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FITUR Know-How&Export promove digitalização do turismo

A 13.ª edição da FITUR Know-How&Export centrar-se-á nos dados, na plataforma de destinos inteligentes e nas soluções tecnológicas para o turismo.

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Os dados, a Intelligent Destination Platform (IDP) e a digitalização do turismo serão os principais pilares da 13.ª edição da FITUR Know-How&Export, organizada pela FITUR e pela SEGITTUR, em colaboração com a ICEX España Exportación e Inversiones, que terá lugar na Feira Internacional de Turismo, de 22 a 26 de janeiro, na IFEMA MADRID.

Pelo segundo ano consecutivo, será realizado o concurso “The AI for Tourism Awards 2025”, que premiará a melhor solução baseada em Inteligência Artificial (IA) aplicada ao setor. Empresas de todas as verticais do turismo vão concorrer a este prémio, que valoriza aspetos como a inovação tecnológica, a usabilidade, a melhoria da experiência do utilizador, a originalidade e o grau de escalabilidade de cada proposta.

O espaço reunirá 57 empresas tecnológicas distribuídas em 40 stands de exposição, que oferecerão soluções inovadoras para a modernização do setor do turismoo. As propostas vão desde a digitalização dos hotéis até à gestão inteligente dos destinos, posicionando a tecnologia como um fator-chave para o desenvolvimento do turismo.

O programa incluirá atividades e apresentações que refletem o papel estratégico da tecnologia e da sustentabilidade na evolução do setor turístico.

Um dos projetos mais destacados será o Intelligent Destination Platform (IDP) que, com o apoio dos Fundos Europeus Next Generation, permite aos destinos turísticos implementar soluções tecnológicas que melhoram a sua sustentabilidade, personalização e competitividade. Durante a feira, serão apresentados casos de destinos e empresas que já estão a adotar estas ferramentas para oferecer serviços mais eficientes e adaptados às necessidades dos viajantes de hoje.

O papel dos dados para o turismo também será um dos principais tópicos a serem discutidos durante a feira. Este aspeto será apresentado como uma força motriz para a colaboração no setor, tanto de entidades públicas como privadas, com o objetivo de utilizar os dados como uma ferramenta para melhorar a tomada de decisões e a gestão do turismo. Além disso, a sustentabilidade continuará a ser um tema central do programa, centrado nesta edição na transição do setor para um modelo de economia circular e na criação de novas experiências agrícolas.

O SEGITTURLAB contará também com uma área de workshops onde os profissionais do turismo poderão encontrar um vasto leque de oportunidades de formação. A digitalização dos hotéis, o impacto da sustentabilidade nas reservas, a utilização inovadora de visitas virtuais e a implementação de sinalética turística inteligente serão alguns dos temas abordados nesta área.

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FITUR Talent 2025 aborda estratégias para atrair e reter talentos no turismo

A FITUR Talent organiza a sua 6.ª edição com foco na atração e retenção de talentos no setor do turismo.

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A FITUR Talent, secção organizada pela FITUR em colaboração com a empresa de comunicação EDUCACIÓN 3.0, realizará a sua 6.ª edição sob o lema “Como atrair e reter o talento na indústria do turismo. Boas práticas e casos de sucesso”.

No dia 23 de janeiro, no pavilhão 10, o foco estará nas pessoas, no talento, na educação e na formação profissional, procurando oferecer soluções práticas adaptadas às necessidades da indústria do turismo.

A indústria do turismo, responsável por 348 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o mundo, de acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), enfrenta uma concorrência crescente pelo talento devido às exigências de um mercado de trabalho mais especializado e competitivo. Perante esta realidade, a FITUR Talent 2025 procura oferecer soluções práticas adaptadas às necessidades do setor, destacando a importância de políticas inovadoras para atrair e reter os melhores profissionais.

Assim, a FITUR Talent será uma jornada de reflexão em que especialistas em RH, representantes de instituições académicas e líderes da indústria debaterão os desafios e oportunidades na gestão de talentos no setor do turismo e na educação e formação de profissionais ágeis e preparados para interagir com o novo turista digital e para trabalhar com as novas tecnologias que estão a impactar o negócio do turismo (IA, big data, IoT, etc.).

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APECATE esclarece recuperação do IVA no setor

A APECATE vai promover uma sessão de esclarecimento sobre a recuperação de IVA no setor do Turismo, Eventos e Animação Turística.

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A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos – vai organizar no próximo dia 6 de dezembro, entre as 12h00 e as 13h00, uma sessão de esclarecimento online sobre a recuperação do IVA através do Portal das Finanças e do Turismo de Portugal.

A sessão contará com a participação das especialistas Catarina Belim, advogada fiscalista especializada em organização de eventos, e Ana Almeida, contabilista, que irão abordar algumas questões fundamentais sobre o tema, nomeadamente: como utilizar o Portal do Turismo de Portugal para recuperar o IVA, que IVA pode ser recuperado e que informações são necessárias para este processo.

Este tema reveste-se de particular importância dado que levanta muitas questões práticas e operacionais para as empresas do setor. O tema do IVA dos eventos foi, inclusivamente, abordado numa sessão do mais recente Congresso da APECATE, onde se constatou a necessidade de um maior esclarecimento sobre as suas diversas aplicabilidades e os desafios que as empresas enfrentam no dia a dia.

A iniciativa é aberta a todos os interessados e visa promover um espaço de partilha de conhecimentos e soluções sobre as dificuldades práticas na aplicação do IVA nas suas diversas vertentes. A sessão é gratuita para os associados da APECATE e tem o custo de 10€ para os não associados.

Os interessados podem inscrever-se através do link: Formulário de Inscrição

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Brasil é País Parceiro da FITUR em 2025

O acordo, que contribuirá para impulsionar o posicionamento global do país, foi assinado pelo Embaixador do Brasil, Orlando Leite Ribeiro, e pelo vice-presidente Executivo da IFEMA Madrid, Daniel Martínez, na Embaixada do Brasil na Espanha.

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A Feira Internacional de Turismo, anunciou a participação, pela primeira vez, do Brasil como País Parceiro em sua 45.ª edição, que será realizada de 22 a 26 de janeiro de 2025, organizada pela IFEMA MADRID. O acordo foi firmado na Embaixada do Brasil em Madrid pelo Embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, e pelo vice-presidente Executivo da IFEMA Madrid, Daniel Martínez.

Num contexto de crescimento do turismo no Brasil, que, segundo os últimos dados da Embratur, registou um aumento de 13% no número de turistas internacionais até outubro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, a FITUR surge como o cenário estratégico-chave para desenvolver o seu posicionamento global e impulsionar o potencial da sua oferta turística diversificada.

Celso Sabino, ministro do Turismo do Brasil, afirma que “ser o país homenageado na FITUR é uma conquista extraordinária. Fechamos um ano recorde para o turismo brasileiro, e 2025 promete superar as nossas expectativas, tanto em resultados como em visibilidade global. A FITUR será nossa vitrine para destacar o potencial do país, especialmente num ano em que também seremos sede da COP30 e do BRICS.”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, salienta, por sua vez, que o Brasil aproveitará a FITUR para “ressaltar a nossa diversidade e posicionar o Brasil como líder no turismo global”.

Já o Embaixador do Brasil em Espanha frisa que Brasil e Espanha são “países aliados que mantêm uma cooperação tradicional e multifacetada. No setor turístico, temos trabalhado para fortalecer os nossos laços com o objetivo de combinar o potencial brasileiro com a experiência espanhola. Além de ser um importante emissor de turistas, Espanha deve ser considerada um parceiro estratégico, uma fonte chave de investimentos para o setor turístico nacional e um país com vasta experiência nesta área”.

O vice-presidente Executivo da IFEMA Madrid destacou, por sua vez, que “esta aliança fortalece os laços entre a Espanha e o Brasil, abrindo novas oportunidades de colaboração para a promoção da riqueza turística do Brasil, com uma feira como a FITUR, posicionada como o encontro imprescindível para o mercado global de turismo, que encerrou a sua última edição com 250.000 visitantes e a participação de 152 países e 96 representações oficiais.”

Como País Parceiro, o Brasil não só amplia a sua presença no turismo global, como também reforça o sucesso da sua estratégia promocional em mercados-chave, como o espanhol. A sua participação será destacada na comunicação visual da feira e em campanhas publicitárias distribuídas por Madrid, apresentando uma agenda focada na geração de negócios e na sustentabilidade.

O setor turístico terá a oportunidade de participar em iniciativas como o lançamento de uma campanha publicitária dirigida à Europa, uma plataforma de formação contínua sobre o Brasil e novos acordos estratégicos com organizações internacionais.

Além disso, o Brasil exporá, também, a sua diversidade turística, reunindo destinos de todas as suas regiões, companhias aéreas, operadores e cadeias hoteleiras comprometidas com a inovação e a excelência. A seleção de co-expositores será focada em promover destinos qualificados e variados, consolidando o país como um destino de referência mundial, com o objetivo de diversificar a oferta turística, aumentar a duração da estadia dos visitantes e maximizar o gasto dos turistas internacionais.

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78% das viagens de negócios sofreram perturbações em 2024

O “Travel Disruption Report” da TravelPerk mostra que 43% dos viajantes de negócios sofreram atrasos superiores a uma hora. O número mais elevado de cancelamento de voos foi registado nos EUA, enquanto os europeus afirmam que são as greves nos transportes que mais impactam.

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As interrupções de viagens continuam a afetar significativamente as empresas e os respetivos funcionários em todo o mundo, com 78% dos viajantes de negócios a serem, de alguma forma, afetados durante as viagens de trabalho em 2024.

Os resultados do “Travel Disruption Report” da TravelPerk mostram que, embora as taxas gerais de perturbação permaneçam semelhantes às de 2023, as causas variam significativamente por região, com cancelamentos e greves a afetar particularmente os mercados europeus.

As conclusões baseiam-se numa pesquisa global encomendada pela TravelPerk no Reino Unido, EUA, Alemanha e Espanha, que inquiriu 4.000 viajantes de negócios, bem como em dados de aviação global de terceiros analisados pela TravelPerk.

O estudo de 2024 revela que mais de um em cada quatro (27%) viajantes de negócios enfrentou cancelamentos durante 2024 quando viajou em trabalho, enquanto mais de um quinto (21%) sofreu interrupções devido a eventos climáticos e greves nos transportes.

O impacto significativo das perturbações nas viagens afeta as empresas e os trabalhadores. Dos inquiridos, 41% perderam ou chegaram atrasados a uma reunião presencial com um cliente devido a perturbações nas viagens e 40% incorreram em custos adicionais, como o pagamento de um hotel e taxas de remarcação. Para compensar o tempo perdido, mais de um terço (36%) dos viajantes de negócios tiveram de trabalhar horas extra para recuperar o trabalho perdido e 85% afirmaram que a sua produtividade no trabalho foi afetada por estas perturbações. Talvez para combater estas perturbações, cada vez mais viajantes (23%) estão a prolongar as suas viagens para pernoitar, em vez de regressar no mesmo dia.

Os dados regionais da plataforma mundial em gestão de viagens de negócios, mostram disparidades notáveis na forma como os diferentes mercados são afetados. Os viajantes de negócios britânicos e alemães enfrentaram o maior impacto das greves dos transportes (27% e 29%, respetivamente), em comparação com apenas 9% nos EUA. Entretanto, os viajantes norte-americanos registaram o maior número de cancelamentos durante o período analisado (139.777 voos foram cancelados de março a setembro de 2024) e a taxa mais elevada de perturbações relacionadas com o clima, 30%, significativamente acima da média global de 21%.

E não são apenas as condições meteorológicas e as greves que estão a afetar as viagens. Em julho deste ano, o setor das viagens a nível mundial sofreu um abalo devido a uma falha informática causada por um Crowdstrike. Em julho, apenas 57% dos voos foram efetuados sem atrasos.

Embora os EUA tenham o maior volume de cancelamentos, a análise dos dados de voos de terceiros revela que a China lidera agora em termos de taxas de cancelamento, com quase 5%, seguida do Canadá (3%) e dos EUA (3%). Isto representa uma mudança em relação a 2023, quando a Indonésia liderou a lista com 13%.

Tomasz Wrzaszcz, Travel Intelligence Specialist da TravelPerk, revela que, embora ada região enfrente desafios únicos, o resultado final para os viajantes de negócios é o mesmo: “mais tempo passado em aeroportos, estações de comboio ou terminais de autocarros e menos horas de trabalho produtivo ou de tempo em casa”.

Por isso, Kamil Jagodzinski, vice-presidente de Customer Care da TravelPerk, admite que nos tempos que correm, “viajar pode ser imprevisível”, reconhecendo que “a qualquer momento, os viajantes têm de lidar com alterações meteorológicas, impactos geopolíticos ou falhas técnicas”.

Com 85% das pessoas a afirmar que as interrupções afetaram a sua produtividade, a oportunidade perdida pelas empresas pode ser “significativa”, concluindo Yasmine Bratt, Chief Revenue Officer da TravelPerk, que “as empresas que permitem que os seus empregados sejam mais flexíveis, chegando na noite anterior ou utilizando o meio de transporte mais eficiente, podem mitigar mais eficazmente o impacto das perturbações, tanto nos seus colaboradores como nos resultados”.

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Exponor acolhe Feira dedicada ao AL nos dias 12 e 13 de abril de 2025

Nos dias 12 e 13 de abril de 2025, a SITuris – feira dedicada ao Alojamento Local será realizada na Exponor, uma oportunidade para conferir as últimas novidades do setor e conectar-se com os principais players do mercado, com vista a aumentar a rentabilidade deste negócio.

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A SITuris tem como objetivo inspirar o mundo do AL a oferecer experiências excecionais aos seus clientes, tornando assim, este mercado cada dia mais importante e imprescindível no Turismo. A sua nossa missão é proporcionar, apresentar produtos e/ou serviços e criar conexões presenciais, que possam ajudar a criar ainda melhores resultados e obter informações importantes para o sucesso do setor do turismo.

A promoção dos Alojamentos Turísticos nacionais e internacionais e a vasta oferta de produtos e serviços para os viajantes serão o fio condutor da feira. Para tal, estarão presentes diversas empresas ligadas ao setor, que terão como objetivo divulgar os seus serviços de apoio ao AL e ao Turismo em Portugal, assim como, diversas entidades no âmbito do Turismo e de áreas afetas ao mesmo.

A Feira será acompanhada de diversas palestras acerca de variados assuntos relacionados com a mesma, onde estarão presentes oradores de renome. Existirá também um espaço disponível para reuniões.

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Turismo Gastronómico mostra que é motor de diversificação económica e inclusão

O Oriente Médio sediou o Fórum Mundial sobre Turismo Gastronómico pela primeira vez, com o Bahrein a receber formuladores de políticas, especialistas do setor e chefs de renome para se concentrarem na sustentabilidade e no empoderamento da comunidade.

A 9ª edição do Fórum Mundial de Turismo da ONU sobre Turismo Gastronómico foi realizada sob o tema “Turismo Gastronómico: Um Motor de Diversificação Económica e Inclusão”, e juntou, no Bahrein, 500 delegados de 50 países.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, destacou o potencial transformador do turismo gastronómico no seu discurso de abertura, tendo realçado que “o turismo gastronómico é uma ferramenta poderosa para a diversificação económica e o empoderamento da comunidade, especialmente em regiões como o Oriente Médio, onde as tradições culinárias são uma força única”.

O dirigente salientou ainda que “ao promover políticas que promovam a inclusão e a sustentabilidade, podemos desbloquear todo o seu potencial.”

Um painel sobre “Posicionamento da Gastronomia Árabe no Mundo” explorou como a culinária árabe pode servir como uma ferramenta de diplomacia cultural. Representantes da Jordânia, Kuwait e Catar compartilharam estratégias para alavancar as tradições culinárias árabes para fortalecer as conexões culturais e elevar o reconhecimento global da rica herança da região. Outro painel de discussão sobre identidade culinária explorou como a gastronomia pode moldar as perceções globais e fortalecer a marca do destino.

A sustentabilidade também esteve no centro das discussões no fórum, com sessões e masterclasses abordando redução de desperdício de alimentos, economia circular e fornecimento local. As discussões destacaram como a adoção de práticas sustentáveis ​​no turismo gastronómico não apenas reduz o impacto ambiental, mas também impulsiona o crescimento inclusivo e aumenta a resiliência do destino.

A inovação foi outro foco principal, com o Meta a apresentar tendências futuras em turismo gastronómico e promover uma masterclass sobre como as redes sociais e a tecnologia estão a remodelar o setor.

O Final Pitch Challenge do 4º Concurso de Startups de Turismo Gastronómico da ONU destacou o potencial criativo de empreendedores inspiradores. As startups apresentaram ideias transformadoras para moldar políticas, melhorar práticas e envolver comunidades através de iniciativas sustentáveis ​​e escaláveis.

Num anúncio especial, o Basque Culinary Center, coorganizadora do fórum mundial, em colaboração com a ONU Turismo, lançou três bolsas para o seu Curso Online em Design de Experiência em Turismo Gastronómico, com início em março de 2025. Essas bolsas visam aumentar o acesso a formação especializada para profissionais do setor de turismo gastronómico. As inscrições estão abertas até 19 de dezembro de 2024.

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