Açores destino convidado pela UE no âmbito do Tourism Transition Pathway
Os Açores foi um dos destinos convidados pela Comissão Europeia para apresentar, como exemplo de referência, no evento “Together for EU Tourism stakeholders meeting”, o trabalho realizado e os compromissos assumidos no âmbito do Tourism Transition Pathway.

Publituris
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou “a importância da participação dos Açores a convite da Comissão Europeia”, recordando que, na região, “o compromisso com a sustentabilidade é um compromisso de todos – do Governo, das empresas e das famílias – e deve estar profundamente interiorizado como um ato de cidadania”.
Conforme refere o site oficial do Governo Regional, os Açores integraram um lote restrito de seis entidades de turismo da União Europeia, selecionadas de entre 112 organizações incluídas na lista de participação no evento, para apresentar publicamente os seus compromissos individuais e coletivos, tendo em vista o sucesso da transição do turismo até 2030.
O envolvimento ativo e empenhado da Região em várias áreas do Tourism Transition Pathway foi exposto aos participantes, demonstrando a dinâmica de liderança dos Açores na prossecução de um verdadeiro turismo sustentável e o respetivo efeito no âmbito da certificação dos Açores como “Destino Sustentável”.
O Tourism Transition Pathway, criado pela Comissão Europeia, determina 27 áreas de atuação, com várias medidas concretas a serem implementadas pelos órgãos de gestão e desenvolvimento turístico, a fim de alcançar a transição ecológica e digital e acelerar a recuperação do setor do turismo no pós-pandemia de Covid-19.