Destino Açores reforça promoção e aposta na diversificação de mercados
A Associação de Turismo dos Açores tem vindo, ao longo deste ano, a reforçar a promoção internacional do destino e a apostar na diversificação de mercados, quer através de participação em feiras, quer com a organização de fam trips com operadores turísticos, e press trips.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A promoção externa dos Açores como destino turístico na primeira metade de 2022 concretizou-se, entre outras, através da presença em seis feiras e ações internacionais no Canadá, Espanha, Estados Unidos e França, além da BTL em Portugal.
A região apostou, ainda, numa maior diversificação, face a 2019, dos mercados convidados para a organização de fam trips com operadores turísticos. No primeiro semestre de 2022, a Região Autónoma recebeu profissionais de Espanha, Itália, Países Baixos, Polónia, República Checa e Reino Unido.
Igualmente, a primeira metade de 2022 apresenta um crescimento no número de press trips, de jornalistas e de meios de comunicação que conheceram os Açores.
Entre os diversos países de origem dos meios de comunicação estão a Alemanha, os Estados Unidos, França, Espanha e o Reino Unido – que, de acordo com o INE, se têm afirmado como os principais mercados emissores de turistas estrangeiros nos Açores –, além de mercados em crescimento como os Países Baixos, a República Checa e a Bélgica.
Refira-se que essas ações têm dado resultados visíveis. Últimos dados do INE sobre o turismo regional dão conta de um mês de julho a superar os números de dormidas e hóspedes de 2019.
O mês analisado pelo INE registou um crescimento de 0,2% no número de dormidas na Região Autónoma dos Açores face ao período homólogo de 2019, enquanto se verificou um aumento no número de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento turístico. Em julho de 2019, o número fixou-se nos 99.705 hóspedes, enquanto no mesmo mês de 2022 os alojamentos da região receberam 100.567 visitantes.
Ao comentar estes resultados, Carlos Morais, presidente da Associação de Turismo dos Açore refere que são um reflexo do trabalho que a agência regional tem vindo a desenvolver na promoção da Região como destino turístico junto de mercados internacionais estratégicos. “Além do esforço por uma oferta turística cada vez mais qualificada, acreditamos que é fundamental dar a conhecer na primeira pessoa tudo que se pode descobrir no nosso arquipélago”, afirmou.
Ainda segundo o responsável, “a promoção do destino através de um aumento sustentado e ponderado de press trips, fam trips e participação em feiras internacionais é uma peça importante na nossa estratégia global e contribui ativamente para chegar a mercados que estão identificados por nós como tendo muito potencial”.
Carlos Morais acrescenta que “com uma acessibilidade cada vez melhor – recentemente, demos conta de que na primeira metade de 2022 a região passou a ter o triplo das rotas aéreas –, acreditamos que esta promoção vai continuar a dar frutos e contribuir para colocar os Açores num lugar de destaque para os visitantes estrangeiros”.