Beja promove vinhos e enoturismo com nova edição da Vinipax
Este ano, a Vinipax decorre entre 30 de setembro e 2 de outubro, integrada no certame Patrimónios do Sul, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Inês de Matos
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
A Câmara Municipal de Beja vai voltar a promover a Vinipax, certame dedicado à atividade vitivinícola na região e que, segundo Paulo Arsénio, presidente da autarquia, é também uma oportunidade para dar a conhecer a oferta de enoturismo no concelho e atrair um maior fluxo de turistas a esta cidade do Baixo Alentejo.
“Dos sete engarrafadores de vinhos que temos no concelho, cinco têm enoturismos. Portanto, acreditamos que temos uma mais-valia para que, através do enoturismo, consigamos trazer mais pessoas ao nosso território, seja durante a Vinipax, seja ao longo de todo o ano”, disse Paulo Arsénio ao Publituris, à margem da apresentação da iniciativa, que decorreu esta terça-feira, 6 de setembro, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Segundo o autarca de Beja, a Vinipax, que este ano decorre entre 30 de setembro e 2 de outubro, integrada no certame Patrimónios do Sul, “é a melhor oportunidade que existe em Beja para mostrar quer os enoturismos, quer os vinhos, quer as atividades que lhes estão associadas”.
Nesta edição, a feira de vinhos de Beja vai contar com a participação de “30 produtores em nome individual, mais cinco municípios e dois agrupamentos produtores”, num total de 60 produtores que vão dar a conhecer o melhor dos vinhos do Baixo Alentejo.
Além destes participantes, o município convidou também para marcar presença no certame os vinhos da Moldávia, assim como a região espanhola de Almendralejo e a Cidade do Vinho 2022, título que é detido atualmente por Pinhel.
A Vinipax está integrada na Patrimónios do Sul, um certame que, segundo Paulo Arsénio, “engloba vários patrimónios que advêm do território e que pretende criar atratividade no território” e que vai decorrer nas mesmas datas, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
Na edição deste ano, a primeira depois de dois anos de pandemia, a Vinipax vai partilhar o pavilhão com a iniciativa gastronómica Sul à Mesa, o que, segundo o autarca, pretende “casar os vinhos com a gastronomia”, dando aos visitantes mais um motivo para conhecer a cidade e o seu património gastronómico e vitivinícola.
Este ano, a Câmara Municipal de Beja reforçou a aposta na Vinipax e, além de outdoors nas autoestradas, promoveu também a iniciativa na capital, sendo que esta quinta-feira, 8 de setembro, decorre também a apresentação da feira de vinhos de Beja na própria cidade, com uma iniciativa a decorrer no Castelo de Beja e na qual vão estar representados alguns dos produtores que vão participar no certame.
“Esta ação aqui em Lisboa nunca tinha sido feita e é também uma forma de nos darmos a conhecer e de convidar à visita a Beja, seja para conhecer os nossos vinhos ou os que, não sendo nossos, irão estar em Beja, ou ainda os nossos enoturismos”, acrescentou Paulo Arsénio.
Apesar de estar otimista quanto à afluência de público na Vinipax, o presidente da Câmara Municipal de Beja prefere, por enquanto, não arriscar um número, até porque a Vinipax tem um horário mais reduzido que a Patrimónios do Sul.
“Não arriscaria nenhum número porque a Vinipax acaba por ter um horário particular na feira, é um certame muito específico”, explicou, afirmando, contudo, que “os primeiros sinais antes da feira são muito animadores e positivos”.