Aeroporto internacional de São Tomé muda de nome
A infraestrutura passa a ser conhecida como “Aeroporto Nuno Xavier”, em homenagem ao antigo presidente da Assembleia Constituinte do país. Em curso estão também algumas intervenções e prevê-se, para breve, a ampliação do aeroporto.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O aeroporto internacional de São Tomé passou esta segunda-feira, 11 de julho, a ser designado por “Aeroporto Nuno Xavier”, numa mudança de nome que pretende homenagear o antigo presidente da Assembleia Constituinte de São Tomé e Príncipe, que proclamou a independência do país a 12 de julho de 1975.
Segundo a Lusa, a alteração do nome da infraestrutura aeroportuária está a ser acompanhada por algumas intervenções, tendo sido já inauguradas novas salas de espera e de embarque, assim como alterado o pavimento da zona frontal e no parque de estacionamento, estando ainda prevista uma ampliação da infraestrutura.
“A obra não está feita de forma completa, os trabalhos vão continuar, como poderão observar ao longo das próximas semanas, vamos continuar a fazer o nosso caminho e para o mundo fica Nuno Xavier o patrono do aeroporto de São Tomé”, disse o ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais, Osvaldo Abreu.
A cerimónia que alterou o nome do aeroporto internacional de São Tomé contou também com a presença do primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, além de vários membros do governo, familiares do homenageado, dirigentes da administração pública e dezenas de populares.
“Ter o nome de Nuno Xavier Daniel Dias intimamente ligado a este momento alto de liberdade do povo de São Tomé e Príncipe é qualquer coisa que me deixa honrado. Nós já fizemos história atribuindo este nome ícone da nossa independência àquilo que nós temos de mais importante em termos de liberdade de sair pelo ar – ‘ter asas’- para sair de São Tomé e Príncipe para desenvolver o país”, congratulou-se, Jorge Bom Jesus.
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe realçou que a renomeação do aeroporto “é um primeiro passo” e que “nenhum país se desenvolve” sem projetos estruturantes, nomeadamente ao nível de infraestruturas aeroportuárias e portuárias, e assegurou que o projeto de ampliação do aeroporto em 580 metros, “continua e está na reta final” e poderá iniciar há qualquer momento.
Nascido a 13 de setembro de 1940, Nuno Xavier Daniel Dias ocupou o cargo de ministro dos Transportes e Equipamento Social no Governo de Transição de São Tomé e Príncipe em 1976, tendo falecido no dia 8 de junho do mesmo ano num acidente de helicóptero em Portugal.