Reclamações relacionadas com o turismo aumentam 73% face a 2019
De acordo com o Portal da Queixa, os problemas com reembolsos e cancelamentos de viagens estiveram na origem da maior parte das reclamações.
Publituris
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
As reclamações relacionadas com o setor do turismo aumentaram 73% de janeiro a abril face a igual período de 2019, avança o Portal da Queixa, que aponta os problemas com reembolsos e cancelamentos de viagens como a origem da maior parte das reclamações.
Nos primeiros quatro meses do ano, o Portal da Queixa recebeu 1.559 reclamações relacionadas com a categoria Hotéis, Viagens e Turismo, quando em igual período de 2019, o último ano completo antes da pandemia, o total de queixas relacionadas com este setor se ficava pelas 903.
De acordo com um comunicado do Portal da Queixa, os problemas relacionados com reembolsos e cancelamentos representaram 48% das reclamações registadas este ano, com a eDreams, TAP, Ryanair, Booking e Rumbo a figurarem como as “entidades alvo do maior volume de queixas no primeiro quadrimestre de 2022”.
“Num momento em que o setor do Turismo começa a recuperar níveis pré-pandemia, e numa altura em termina a validade de muitos vouchers de reembolso de reservas feitas durante os períodos de confinamento, as reclamações dos consumidores voltam a ganhar expressão”, afirma o Portal da Queixa, num comunicado divulgado esta sexta-feira, 6 de maio.
Além dos problemas com reembolsos e cancelamentos, também os problemas com reservas (alteração de reservas, pagamento de suplementos, atrasos, etc.) motivaram um elevado número de reclamações, representando 28% das queixas relacionadas com este setor, enquanto as dificuldades do consumidor no Apoio ao Cliente originaram ainda 7% das queixas.
Por empresas, foi contra a eDreams que a maior parte das reclamações foi apresentada, com esta empresa a abranger 25% das reclamações contabilizadas, seguindo-se a TAP com 18%, a Ryanair com 7% e a Booking e a Rumbo, ambos com 4% das queixas.
Por subcategorias, o Portal da Queixa diz ainda que 834 reclamações (53%) foram dirigidas às Agências e Sites para Reservas de Viagens, seguindo-se as Companhias Aéreas/Aeroportos, que motivaram 624 reclamações (40%), enquanto as Estadias (clubes de férias, guias e passeios turísticos, hotéis e cadeias hoteleiras, motéis, pousadas e turismo rural e ainda sites de reservas de alojamento) estiveram na origem de 57 reclamações (4%).
“Verificou-se ainda que, nas três principais subcategorias, o reembolso e cancelamento de viagens é o problema que domina entre as reclamações apresentadas, com maior expressão na subcategoria Agências e Sites de Reservas de Viagens (53%); nas Companhias Aéreas/Aeroportos (46%) e nas Estadias foi o motivo para 37% das reclamações registadas”, explica o Portal da Queixa.
Já no que diz respeito ao Índice de Satisfação – que traduz o desempenho das marcas com base na interação (resposta e solução) com os utilizadores que efetuaram reclamações -, o Portal da Queixa diz que “as cinco entidades mais reclamadas (eDreams, TAP, Ryanair, Booking e Rumbo) revelam todas um Índice de Satisfação muito baixo, situado entre os 9 e os 16.2 (em 100), traduzindo Taxas de Resposta e Taxas de Solução de percentagens inferiores a 15%”.