Nova Estratégia do Turismo da Madeira pronta para implementação
Após terem sido cumpridas todas as fases e concluído o prazo de consulta pública, o documento da Estratégia do Setor do Turismo da Região Autónoma da Madeira 2022 – 2027, está pronto para começar a ser implementado.
Carolina Morgado
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
Desenvolvido pela ‘Deloitte Business Consulting’, e acompanhado pela Direção Regional do Turismo, segue-se a monitorização, acompanhamento e dinamização das ações previstas, tendo por base o documento final.
A Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027 foi apresentada no final de dezembro último, depois de vários meses de trabalho e de reuniões que juntaram vários players do setor, indica o site oficial do Governo Regional.
O secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, citado no mesmo site, considera importante que tudo tenha sido cumprido no documento, depois do envolvimento do setor na fase anterior à consulta pública. “Foram contributos relevantes, que aconteceram desde a primeira hora, os quais evidenciaram, mais uma vez, que há uma identificação de cada interveniente do setor nesta estratégia que é de todos”, sublinhou.
A estratégia para 2022-2027 tem uma visão em linha com a da anterior (2017-2021), “introduzindo a fusão experiencial entre o Mar, a Montanha e a Cultural e revelando o destino não apenas como um “must visit” europeu, mas sim, global e com uma vasta oferta de experiências diferenciadas”. Visa, acima de tudo, “afirmar a região como um destino turístico para todo o ano, seguro, diferenciado pelo clima ameno, pelo acolhimento aos turistas e visitantes, pela autenticidade e diversidade, pela qualidade das experiências e pelo compromisso com a sustentabilidade económica social e ambiental”.
O documento, que tem um capítulo dedicado ao Porto Santo, agrega um conjunto de seis pilares estratégicos para o desenvolvimento da região nomeadamente: Natureza, Turismo Ativo & Desportivo; Mar & Turismo Náutico; Saúde & Wellness; Património Cultural; Gastronomia & Vinho; Lifestyle, Trendiness & Novas Tendências e Consciousness & Sustainability.
Foram também definidos seis drivers orientadores para a estratégia: reforçar a gestão do destino, melhorando o conhecimento e monitorizando a performance do setor do Turismo; apostar na diversidade, diferenciação e estruturação da oferta turística; investir no aumento da notoriedade do destino Madeira; atrair, qualificar e valorizar os Recursos Humanos do setor do Turismo; fomentar o investimento no setor do Turismo e assegurar a sustentabilidade do destino (ambiental, como económico e social).