Voos do Reino Unido para Portugal, Espanha e Itália poderão sofrer atrasos no verão
A implementação de um novo sistema de controlo de tráfego aéreo por parte das autoridades francesas poderá levar a atrasos nos voos do Reino Unido para Portugal.

Victor Jorge
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
De acordo com informação avançada pelo SchengenVisaInfo.com, os voos provenientes do Reino Unido e com destino a Portugal, Espanha e Itália poderão enfrentar, neste verão, alguns atrasos, devido a um novo sistema de controlo de tráfego aéreo que as autoridades francesas irão lançar no próximo mês de abril.
Enquanto o sistema está a ser montado, os aviões que utilizam o espaço aéreo francês terão que ser redirecionados para evitar quaisquer confusões, informa o SchengenVisaInfo.com.
“Tendo em conta que os voos do Reino Unido para Portugal, Espanha e algumas partes de Itália utilizam atualmente o espaço aéreo francês, significa que a nova alteração irá causar atrasos”, admitem as autoridades francesas citadas pelo SchengenVisaInfo.com.
Comentando a situação, o diretor de operações da Deutsche Flugsicherung, empresa responsável pelo controlo de tráfego aéreo da Alemanha, admitiu que atrasos nos voos e desvios de um espaço aéreo para outro serão “inevitáveis”. No entanto, salienta que estão a trabalhar para “reduzir ao mínimo os atrasos”, encontrando-se a trabalhar com os parceiros europeus.
Além disso, os céus da Alemanha também devem ficar lotados neste verão, com especialistas a alertar para o número crescente de aviões que sobrevoarão a Alemanha nos próximos meses. “Os céus europeus já estão ocupados e enfrentam interrupções devido à proibição que a UE e a Rússia impuseram uma à outra”, advertem os especialistas.
A Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, revelou no seu último relatório que o reencaminhamento dos voos está a perturbar o tráfego numa vasta área da UE.
Devido à situação atual, a Eurocontrol informo que a Lituânia perdeu cerca de 200 sobrevoos por dia entre meados de fevereiro e meados de março, com mais de metade dessa redução de sobrevoos a ocorrer porque “os fluxos de e para a Rússia pararam”.
Além disso, a Polónia e a Letónia também têm registado menos sobrevoos pelo mesmo motivo.
“Os voos entre a Turquia e a Rússia continuam, mas reduzidos em cerca de 30%. No entanto, a Lituânia ganhou cerca de 18 voos por dia com esse fluxo, para evitar a Bielorrússia. Este aumento limitado é mais do que compensado por reduções nos sobrevoos de e para a Ásia, também porque a Bielorrússia está fechada”, conclui a Eurocontrol.